sábado, 22 de novembro de 2014

O SOBE E DESCE DO BRASILEIRÃO (CAPÍTULO 1): O MAIS DO MESMO, O TEMPO DAS VIRADAS DE MESA.

OLÁ A TODOS!!!

Acompanho futebol a muito tempo. Perdi a conta de quando começou. O campeonato brasileiro eu sei: com clareza de fatos e acontecimentos, desde o Brasileirão de 1980, principalmente as finais clássicas entre Flamengo e Atlético Mineiro. Daí em diante acompanhei todos.

Foi a partir do campeonato de 1988 que se começou estabelecer o acesso e o decesso no campeonato nacional, o famoso sobe e desce nacional. Vimos a partir daí que em razão da cartolagem e da pilantragem esportiva nacional nem sempre tivemos sobe/desce: uns anos subiam, outros não caiam, em outros nem um nem outro e outras armações.

Mas, com base na história vejam como se deu através dos diversos campeonatos,  a contar do primordial citado anteriormente – 1988 –, como se desenha esta história de acesso e decesso: sempre sobra para os times médios do futebol nacional. Seria natural este movimento pelo poder econômico, nível técnico e outras justificativas. Em parte é verdade. Mas, no quesito do equilíbrio de forças a cartolagem mafiosa dos eixos mais fortes quase sempre intervém de forma desonesta no processo.
Resultado prático: existe praticamente um “clube do vai e vem” na disputa da elite nacional. E neste clube estão os maiores clubes do norte e do nordeste e os medianos do “eixão”.

Vejamos, em seguida, os dados históricos que pesquisei, ano a ano. Nos parênteses estão indicados o número de times que participou do campeonato.

1988(24): Rebaixados (Bangu/RJ, Santa Cruz/PE, Criciúma/SC e América/RJ); Subiram (Inter de Limeira/SP e Náutico/PE).

1989(22): Rebaixados (Atlético/PR, Sport/PE, Guarani/SP e Coritiba/PR); Subiram (Bragantino/SP e São José/SP).

1990(20): Rebaixados (São José/SP e Inter de Limeira/SP); Subiram (Sport/PE e Atlético/PR).

1991(20): Rebaixados (Grêmio/RS e Vitória/BA); Subiram (Paysandu/PA e Guarani/SP).

1992*(20): Rebaixados (Paysandu/PA e Náutico/PE); Subiram (Paraná/PR, Vitória/BA, Grêmio/RS, Criciúma/SC, Santa Cruz/PE, América/MG, Fortaleza/CE, Ceará/CE, Remo/PA, Desportiva/ES, União São João/SP e Coritiba/PR).
*Obs.: Neste campeonato  CBF cancelou o rebaixamento e ampliou-se o acesso de 2 para 12 times para o campeonato de 1993.

1993**(32): Rebaixados (Goiás/GO, Santa Cruz/PE, América/MG, Fortaleza/CE, Ceará/CE, Atlético/PR, Coritiba/PR e Desportiva/ES); NÃO HOUVE ACESSO!
**Obs.: Como não houve disputa para o acesso a 1994 a CBF determinou só o rebaixamento de 8 times de um grupo secundário de 16 times.

1994(24): Rebaixados (Remo/PA e Náutico/PE); Subiram (Juventude/RS e Goiás/GO).

1995(24): Rebaixados (Paysandu/PA e União São João/SP); Subiram (Atlético/PR e Coritiba/PR).

1996***(24): Rebaixados (Fluminense/RJ e Bragantino/SP) e Subiram (União São João/SP e América/RN).
***Obs.: A CBF cancelou o rebaixamento para 1997.

1997(26): Rebaixados (Fluminense/RJ, Bahia/BA,  União São João/SP e Criciúma/SC); Subiram (América/MG e Ponte Preta/SP).

1998(24): Rebaixados (Goiás/GO, América/RN, América/MG e Bragantino/SP); Subiram (Gama/DF e Botafogo/SP).

1999****(22): Rebaixados (Gama/DF, Botafogo/SP, Juventude/RS e Paraná/PR); Subiram (Goiás/GO e Santa Cruz/PE).
****Obs.: Para o campeonato de 2000 a CBF reorganizou o campeonato, sem divisões, chamando-a de Copa João Havelange, cancelando os rebaixamentos.

2000(116): NÃO HOUVE ACESSO E DECESSO PARA 2001.

2001(28): Rebaixados (Santa Cruz/PE, América/MG, Botafogo/SP e Sport/PE) e Subiram (Paysandu/PA e Figueirense/SC).

2002(26): Rebaixados (Portuguesa/SP, Palmeiras/SP, Botafogo/RJ e Gama/DF); Subiram (Criciúma/SC e Fortaleza/CE).

Em breve colocarei o “2º capítulo”, fazendo um corte temporal a partir da instauração da fórmula dos pontos corridos, de 2003 em diante.

Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário