sexta-feira, 30 de maio de 2014

FUTEBOL BAIANO E NOSSA SINA: FAZER CONTAS!



OLÁ A TODOS!!!

Quando iniciou o BRASILEIRÃO 2014 não especulei muito sobre o destino dos nossos clubes, Bahia e Vitória. Procurei, como sempre faço, projetar objetivos possíveis aos dois. Em geral, ficar na “primeira página” da tabela de classificação já será um achado para nossos representantes. Se ficarem os dois então, mais ainda.

O problema é que num campeonato como o Campeonato Brasileiro você tem que determinar metas razoáveis e buscar cumpri-las passo a passo. Em alguns Panoramas atrás eu disse no ar que fazer nestas primeiras 9 rodadas do certame, a etapa antes da Copa, uma pontuação acima de 50% seria importante para dar tranquilidade  ao trabalho do “pós-Copa”. Vislumbro que infelizmente nossos baianos não cumprirão esta marca. O Vitória já é certo não cumprirá, e o Bahia, dificilmente conseguirá.

Vamos ao Vitória primeiro. Caso o rubro-negro baiano derrote o seu similar pernambucano amanhã em Feira, faria 10 pontos em 27 possíveis e viraria o recesso com um aproveitamento de 37%. Números percentuais que no geral do campeonato condiciona a quem os ostenta luta contra o rebaixamento.

O caso do Bahia é o seguinte: para fazer mais de 50% o time de Marquinhos Santos teria que se esmerar e ganhar duas difíceis partidas, domingo em Chapecó contra o Chapecoense e quarta-feira, em Recife, num clássico complexo contra o Sport. Isso feito, o time faria 14 pontos e atingiria aproximadamente 58%. Um empate apenas nesses dois jogos já determina rendimento abaixo dos 50%.

Não vou nem calcular o desempenho dos nossos times caso amarguemos 3 derrotas nesses últimos jogos antes da Copa. Ai, seria DEUS NOS ACUDA após a competição mundial e dias nada “alvissareiros” que virão.

Portanto, para tricolores e rubro-negros, só nos restam torcer!!!

UM ABRAÇO A TODOS!!!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

ACORDA NORDESTE!!! (MAIS UMA VEZ...)



ACORDA NORDESTE!!! (MAIS UMA VEZ...)

OLÁ A TODOS!!!

Vou logo direto ao assunto: ACORDA NORDESTE DA BOLA!!! A ofensiva do capital midiático sulista é forte e pesada. Mas, antes que isso pareça um chororô de subalterno, digo que nossos dirigentes, que penso, medíocres e vinculados, são os mais responsáveis pela nossa situação.

Lendo e ouvindo por ai vi que ao contrário de se rediscutir a divisão do bolo do patrocínio e direitos de TV, o que se espera para os próximos anos é aumentar ainda mais o fosso, a distância dos endinheirados do sul contra os “migalhistas” do nordeste. Como competir em razão deste disparate de desigualdade?  E pior: sem falar nos outros favorecimentos do apito, dos tribunais e das armações da corja sulista.

O que fazer? Eu penso que ao contrário de chorar, chorar, chorar e chorar, caberia aos clubes do norte/nordeste fortalecer-se na Liga, não essa sendo usada pra bajular a CBF e dar holofote aos seus pares. Nesta linha de autonomia, reforçar o CAMPEONATO DO NORDESTE, ampliando a participação de clubes (para mim, fazer com 32 clubes) e fazer do mesmo a nossa “LIBERTADORES”. Temos público, estádios e o melhor, torcidas apaixonadas pelo futebol e pelos nossos clubes.

Aos facínoras e calhordas do sul, mostraríamos nossa força! Aliás, abrindo um parêntese no âmago da questão, seria interessante que as sedes nordestinas da copa – Salvador, Recife, Fortaleza e Natal – deem um “show de bola”, qualidade e receptividade na copa do mundo. Sinto cheiro de vexame no pedaço de Brasil que eles dizem ser mais desenvolvido, a exemplo de Curitiba e São Paulo.

Por esse momento é o brado que faço. ACORDA NORDESTE! Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, Náutico, Ceará, Fortaleza, ABC, América e cia se unam fora de campo e “quebrem o pau” dentro dele. Só assim teremos um futebol nordestino forte e fortalecido contra as investidas legítimas e ilegítimas dos poderosos do futebol nacional.

UM ABRAÇO A TODOS!!!

sábado, 17 de maio de 2014

EU NÃO TENHO PALAVRA...



OLÁ A TODOS!!!


De primeira vou logo explicando o teor do título desta crônica. No assunto que irei tratar, antecipo que sou realmente “sem palavra”, pois já tinha escrito e dito que não trataria mais desse assunto, ao menos aqui no Panorama da Semana. Estou falando do preconceito sulista a nós nordestinos em geral, e baianos, em particular.

Mais um episódio do crônico preconceito destilado esta semana. Um tal apresentador (sic?) num programa matinal de TV nitidamente, por não acreditar e por ser desinformado, desdenhou da notícia do interesse concreto e oficial do Bahia ao jogador Romagnoli do San Lorenzo da Argentina. Risos e ironias feitas pelo dito cujo na própria inserção o correspondente direto da Argentina confirmou não só o fato, como a repercussão deste em Buenos Aires. Para mim, nesse episódio, fim de papo.

Mas, o que transcende a tudo isso é o secular preconceito as “coisas ao norte do nosso país” por alguns destes “profissionais dos microfones”. Ao menos este camarada de agora não desferiu linguajar chulo ao falar do Bahia, como fez o elemento mal preparado de Minas que desrespeito uma instituição nobre e importante do país, como o Esporte Clube Vitória. Em tempo: parabéns Vitória!!!

Sempre argumento que não seria o futebol o ambiente diferente onde o preconceito ao norte/nordeste não se manifestaria no Brasil. Ele se manifesta na política, na cultura, na economia, em todas as áreas. Saliente-se isto parte de pessoas com “QI” baixo, pouca inteligência mesmo, e no caso de alguns profissionais de imprensa, despreparo para exercer a apresentação de um programa de cunho nacional e não regional.

Porém é importante citar que – e aqui corroboro da missiva do amigo Leandro Santiago – cidadãos nordestinos, por exemplo, que escolhem torcer para equipes de fora da sua região, invasores da sua cultura esportiva, legitimam sem querer este tipo de comportamento imbecil que se perpetua.

Finalizo sugerindo ao Bahia e sua direção a, contrário ao desejo de alguns de processar, xingar e atacar o dito personagem das ironias, convidá-lo para um grande jogo do nosso futebol (um outro BAVI por exemplo...), para o elemento perceber na prática o que é o nosso futebol. A sua empresa, como “reciclagem” do profissional e de outros que corroboram das ideias dele, a cobrirem o Campeonato do Nordeste 2015. Eles veriam o que é o futebol na sua essência e presenciariam jogos emocionantes com estádios vibrantes e torcidas genuínas.

No mais, finalizo mais uma vez, prometendo não citar mais este assunto – até que seja necessário! – dizendo que o futebol baiano e nordestino deveriam se impor em campo contra estes centralistas da bola e assim dar a verdadeira resposta que eles merecem. Em 2014, Bahia, Sport e Vitória pode fazer muito bem isso: Muito obrigado, eu sou representante da cultura futebolística genuína do Brasil e sou nordestino!!!

Um abraço a todos e uma pergunta final: como é o nome do cara mesmo? Eu não sei... mas, a história do Bahia, do Vitória, do Sport, do Santa Cruz, do Ceará, entre outros, estas sim, eu sei!!!

domingo, 11 de maio de 2014

OS “INJUSTIÇADOS”!!!



OLÁ A TODOS!!!

Mais uma copa – e essa é especial pois é em nossa casa! –, mais uma convocação e as mesmas polêmicas: “esse ficou de fora”; “tal jogador não era pra estar na lista”; “fulano, beltrano, siclano foram injustiçados!”... Eu não entendo desta forma. Vejo que Felipão teve critério, e quando se usa critério, temos que fazer escolhas. As escolhas foram feitas. Um bom sintoma é que neste ano tivemos poucas polêmicas.

Vejo que alguns jogadores pagaram o preço de alguma fracassos, expectativas não correspondidas, queda de desempenho e azares em função de lesões. Cito neste grupo, por exemplo, Kaká, Ganso, Robinho, Lucas, Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato e cia. Assim é o futebol: se vacilar, a fila anda!

Nesta linha irei “escalar” uma fictícia seleção dos injustiçados, dos barrados no baile. Vejamos a minha lista:
1 – Diego Cavalieri

2 – Rafinha

3 – Miranda

4 – Dedê

6 – Felipe Luís

5 – Fernando

8 – Lucas Leiva

7 – Lucas

10 – Kaká

11 – Robinho

9 – Luís Fabiano.

Imagino que muitos discordaram dos meus “barrados” escolhidos: “faltou esse, aquele, aquele outro!”. Por exemplo, quais são seus jogadores Tenho a certeza que cada um de nós dos 200 milhões de técnicos terão sua seleção particular.

Mas será com os chamados por Felipão que iremos assombrar e “comer com farinha” a “gringalhada” que virá pra cá!!!

E AVANTE BRASIL!!!

sábado, 3 de maio de 2014

DIVERSOS PANORAMAS DE UMA SEMANA SÓ...



OLÁ A TODOS!!!

Essa semana não darei enfoque a um tema só. Em muito porque não senti um fato que tivesse merecimento de um enfoque mais particular. Portanto, tratarei como sugeri no título: jogarei ao ar os diversos “panoramas menores” da semana! E passarei a bola da conversa para os meu companheiros de bancada.

Bahia passa de fase na Copa do Brasil: Obrigação! Simples 1º degrau superado. O jogo não foi fácil, muito pelos desfalques certos e pelas opções de descanso do treinador. Eu sempre argumento aqui que qualquer equipe sofre com falta de continuidade dos seus jogadores do conjunto titular, até equipes com elencos mais estrelados mundo afora. Imagine o Bahia que tem um elenco na sua medida, na “conta”. Mas, competição de mata-mata como a Copa do Brasil o que vale é o objetivo de prosseguir. Agora, o 2º degrau é mais complicado um pouco. O América Mineiro é time de Série B, já frequentou a Série A a pouco tempo... tem que ficar ligado!

Times brasileiros diminuindo na Libertadores: Pensam muitos que as coisas no futebol são eternas. Outros dizem que o futebol brasileiro “está decadente”, considerando esta condição de que só o Cruzeiro disputará as quartas da Libertadores representando o país. Para mim, NORMAL!!! Nos últimos 10 anos sempre teve pelo menos um brasileiro entre os 4 semifinalistas, 6 títulos vieram pra cá e a 4 anos só dá Brasil... avisa a galera da “pressão” que os outros países também disputam a “LA COPA”...

Fim de semana baiano no Brasileirão: Vitória encara Fluminense no Maraca, hoje; Bahia pega o Botafogo amanhã na Fonte Nova. Confronto RIO-BAHIA!!! Sem querer fazer média, dou minha indicação: para mim, será difícil o rubro-negro trazer ponto do Rio hoje e amanhã o tricolor terá um jogo difícil aqui em Salvador, apesar de ter a ligeira vantagem de jogar em casa, com a sua torcida. Mas, o futebol é imprevisível, as vezes.

Expectativa na convocação do Felipão: quarta-feira próxima, 7 de maio, o Felipão irá homologar os 23 da Copa que começará a um pouco mais de um mês aqui na nossa terra. Para mim o carismático treinador já tem os 21 certos. Dois ele já tem certo 80%. Mas sempre falta aqueles 20% para garantir a certeza... confirmaremos isso na semana que vem.

UM ABRAÇO A TODOS E ATÉ A PRÓXIMA!!!