quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dose pesada contra os elefantes brancos da Copa: a volta definitiva dos regionais!!!


Olá a todos!!!

Observando e analisando este momento que estamos a um pouco menos de 500 dias da Copa do Mundo, vejo que a solução para uma boa utilização destas novas arenas modernizantes, principalmente as candidatas a elefante branco - Cuiabá, Manaus, Brasília, e um pouco, Natal - é a efetivação das copas e campeonatos regionais!!! Listando-os, lembro a todos que competições são essas: o melhor,o nosso Nordestão; voltar a Copa Sul, Copa Norte e a Copa Centro-Oeste; e, como minha sugestão, em uma nova “roupagem”, a inédita Copa Rio-São Paulo-Minas-Espírito Santo.

Já escrevi várias vezes que os regionais seriam a salvaguarda do futebol nacional. O futebol brasileiro não se resume a primeira divisão nacional e nem aos abastados clubes do G12!!!

O pessoal aqui do Nordeste e do Norte são brilhantes: inauguração em Fortaleza do Castelão com mais de 30 mil; REPA em Belém com mais de 40 mil; o Santa levando bons públicos no Nordestão; o Sampaio Correa sendo o 5º em público em 2012; as perspectivas de grandes públicos aqui na Bahia são exemplos disso.

Bons jogos e competições garantiriam o funcionamento destas novas praças esportivas. Como exemplo, as duas arenas do Centro-Oeste do Brasil, a de Cuiabá e de Brasília. Sustentar estes equipamentos com os sofríveis campeonatos estaduais é temerário. Porém, uma nova Copa Centro-Oeste com jogos entre Mixto, Goiás, Vila Nova, Atlético de Goiás, Gama, Brasiliense, Comercial, Operário, dariam outra visibilidade ao futebol desta região.

Outro argumento: já que estas arenas foram feitas com o dinheiro público em massa e em quase 100% do seu montante de investimento, deveria se garantir por lei cargas consideráveis de ingresso a preços populares. Elitizar o novo futebol brasileiro é um crime que veríamos os resultados e prejuízos no longo prazo. Como exemplo, a Fonte Nova pode e deve ter lugares e bilhetes com preços mais caros: mais luxo e comodidade mais dinheiro. Mas, ao menos 40% do estádio deveria ter uma carga de ingressos a preços mais populares. O futebol no Brasil foi construído pelo povo, portanto, não deve-se tirar o povo do futebol!!!

FAÇAM ARENAS E TRATEM O NOSSO POVO BEM QUE OS "ELEFANTES BRANCOS" SERÃO EXTINTOS!!! OU PELO MENOS TERÃO AS CORES DESTE POVO!!! AO MENOS ACREDITO EM ELEFANTES COLORIDOS COM AS CORES DA ALEGRIA DO POVO DO NORTE E DO NORDESTE DO BRASIL!!!

Um abraço a todos!!!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Fim de semana de jogos importantes!!!

Olá a todos!!!

Muitos jogos importantes neste fim de semana do futebol nacional e internacional. Claro que a importância de um jogo é dada por fatores diversos, as vezes o fator afetivo faz o torcedor achar um Ypiranga e Galícia mais importante que um BaVi, mas comentarei sobre os jogos dos nossos times no NORDESTÃO, competição que mais chama atenção do meio futebolístico baiano nesse ainda início de 2013, apesar de não esquecermos do nosso tradicional campeonato baiano.

Hoje a tarde o Feirense deve encarar parada duríssima contra o tradicionalíssimo Santa Cruz no Arruda. Acredito numa vitória da velha cobra coral pernambucana, até porque na última quarta tomou um “sapeca” de 3 a 0 do rubro negro de Campina Grande, o Campinense. Como já explanei antes, ao Feirense já é um “título” a sua participação no novo NORDESTÃO. Pré-temporada de luxo para a segunda fase do Baianão.

Amanhã no Barradão, o Vitória encaminha sua classificação antecipada contra o ASA. Componente do trio de ferro favorito ao título do NORDESTÃO, composto ainda por Bahia e o forte Sport do Recife, o Leão da Barra e do Barradão deverá manter os seus 100% de aproveitamento contra o time de Arapiraca. Em tempo: esta é a minha exclusiva, particular, racional, criteriosa, respeitosa e democrática opinião. VIVA A DEMOCRACIA E A PLURALIDADADE DE IDÉIAS!!!

Também amanhã, mas um pouco mais tarde, as 18:30 horas, o Bahia encara outra grande e tradicional força do nordeste, o Ceará Sporting. Jogo especial e perigoso. Especial, pois faz parte da inauguração de uma das modernas arenas das Copas das Confederações e do Mundo. Perigoso, pois uma derrota pode deixar o time pressionado para os últimos jogos. Por isso tudo, um empate não é um mal resultado em Fortaleza. Claro que a vitória, possível sim, é melhor.

Em breve alinharei outros assuntos aqui na crônica. Escrita ou falada. Muitos assuntos: novo estatuto do Bahia, situação da FBF, Copa do Brasil 2013, desenrolar de Bahia e Vitória no NORDESTÃO, etc. e tal.

Mas por enquanto é isso aqui.

Um abraço a todos e de novo: VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!! E porque não: VIVA A LIBERDADE DE EMOÇÃO, mas, com MODERAÇÃO!!!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Que Felipão e seus comandados devolva a alegria do povo brasileiro pela Seleção brasileira!




    E começa a primeira página do trabalho de Felipão na seleção brasileira. Com uma boa convocação já fico com esperança de uma seleção melhor do que a que encerrou o ano de 2012.

Com alguns retornos merecidos como o do ótimo volante Hernanes e do experiente Julio Cesar.

Um crime não convocar o arqueiro Cássio do Corinthians!

Dante, vem jogando muito bem na Alemanha. Mas vejo zagueiros aqui no futebol brasileiro jogadores melhores.

Vejo com bons olhos a convocação do ótimo zagueiro Leandro Castán, que pode muito bem fazer o lado esquerdo. Técnico, passa bem e no jogo aéreo é soberano.

Trouxe Adriano do Barcelona que joga nas duas laterais...

 Paulinho, Arouca e Hernanes bons jogadores que podem muito bem fazer aquela proteção da defesa. Não acho que Ramires deveria fazer parte do grupo no momento. Vejo jogadores com mais qualidade para a posição.

Ronaldinho Gaúcho craque! Oscar é uma boa alternativas de meio campo. E também contando o Hulk que é aquele jogador que vem com ela dominada e está longe de ser um Atacante.

Káka? Não joga a quanto tempo?

Muito injusta a não convocação do garoto Bernard do Atlético MG que vinha muito bem.

Enfim, Felipão, muito copeiro e sabe disputar muito bem competições de "tiro curto" ou seja, o famoso "mata-mata", Inicia muito bem o trabalho.

Neymar e Fred, vamos ver como essa dupla vai se comportar. Que Fred faça na seleção o que ele vinha fazendo no Fluminense durante esses anos. E Neymar basta dar a camisa 11 e colocar pra jogar.

Como já bate na porta a Copa das Confederações, vejo uma boa equipe pra iniciar o complicado trabalho ou não de disputar uma Copa do Mundo em seu respectivo país.

Penso assim, Futebol é complicado de se fazer. Mais quando o espetáculo está pronto fica tudo certo e vence o melhor.




                                                                                POR: DIEGO OLIVEIRA!





















sábado, 19 de janeiro de 2013

COPA DO NORDESTE: NOSSA LIBERTADORES!!!



OLÁ A TODOS:

É com satisfação que vejo retornar a partir de hoje, com mais garbo, gabarito e organização, a atraente, motivante e rentável Copa do Nordeste. Esta competição que já teve também o nome oficial de Campeonato do Nordeste, mas, ficou mesmo popularmente e carinhosamente conhecida como NORDESTÃO, foi sem sombra de dúvida o melhor dos regionais (re)criados a partir do início da década de ao final da década de 90 do século passado, superando em muito em motivação, público e organização até mesmo o “pomposo” RIO-SÃO PAULO.

Abrindo um breve parêntese, campeonatos regionais que na minha visão, seriam a salvação mais racional ao conjunto do futebol nacional. O campeonato nacional de pontos corridos foi interessante em alguns aspectos, mas, na desigual distribuição de renda do futebol brasileiro vai matar o futebol dos eixos futebolísticos fora do mainstream do nosso principal esporte. Como já disse algumas vezes: o Brasil não é Inglaterra, Espanha, Itália ou Alemanha. Nem mesmo é igual a Argentina e Uruguai!!! Os regionais se encaixariam no modelo do nosso futebol à semelhança da organização da NBA, a Liga de Basquete Americana. Mas aí, são outros quinhentos...

Livremente sendo redundante, voltando à volta do NORDESTÃO, digo que no geral fiquei muito esperançoso e gratificado. Até porque o seu retorno é uma vitória após a sua abrupta interrupção (para atender interesses mesquinhos, políticos e econômicos...) após o certame de 2012. Tivemos mais dois “Nordestões” depois daí, mas, tanto as edições de 2003 quanto a de 2010 foram enfraquecidas e desmotivantes, pois algumas de nossas principais equipes utilizaram-se de times mistos e reservas,  e no caso específico de algumas, abdicaram 100% de suas participações. Enfim: é um recomeço, um retorno!!! Fico, repetindo, retorno esperançoso!!! E um outro sentimento que tenho é de ansiedade. Esta pela expectativa da melhora.

A melhora para mim estaria em vários aspectos. Citarei rapidamente os que entendo serem mais básicos e que dariam mais sucesso ao nosso querido NORDESTÃO. Vamos lá:

1) Os times do Piauí e do Maranhão deveriam ser integrados a competição. Lembrando as nossas aulas de geografia do antigo ginásio, hoje ensino fundamental: Piauí e Maranhão são do Norte por acaso ou são da região nordeste? 

2) O número de equipes deveria ser de 32 times, mantendo o critério de qualificação técnica, porém, classificando os 3 melhores de cada estado pelo campeonato estadual. Dessa forma daríamos mais motivação aos estaduais, garantindo as melhores equipes a cada competição e o equilíbrio entre os estados. Assim teríamos 27 dos 32 times da competição. 

3) As outras 5 vagas deveriam ser dadas obedecendo o ranqueamento das equipes da região nas séries dos campeonatos nacionais do ano anterior. Partindo da série A, vindo a série B, C e até a D, estariam qualificados pelo desempenho nacional os 5 melhores times, independentes das suas colocações nos seus respectivos campeonatos estaduais. Usando como exemplo este ano de 2012, teríamos a qualificação por esta forma do Bahia, do Náutico, do Sport, do Vitória e do América de Natal. Vejam que assim o Náutico, o único representante pernambucano na primeira divisão, teria participação no NORDESTÃO 2012.

4) Com o novo regulamento da Copa do Brasil, que na minha análise ficou mais justo e conveniente, não só o NORDESTÃO, mas, os demais regionais (Copa Norte, Copa Sul, Copa Centro-Oeste, uma nova Copa do Sudeste, ampliando o RIO-SÃO PAULO), deveriam ser as fases pré-classificatórias à fase de oitavas de final da Copa do Brasil. Simples: os campeões e os vices de cada regional desse, no caso 10 equipes, somariam-se aos  6 times pré-classificados pela Libertadores. Atrativo é que não faltaria.

5) Finalizando, em tempo  e justificando o título, a fórmula de nosso NORDESTÃO passaria a ser a mesma da Libertadores: 8 grupos de 4 equipes, depois oitavas, quartas, semifinais e finais.

Enfim, hoje dei uma fugidinha da proposta original do bate-papo, em ser mais rápido e dinâmico. Porém, o merecimento da ocasião pedia.

QUE FELICIDADE A VOLTA DO NORDESTÃO!!! VAI COMEÇAR A NOSSA COMPETIÇÃO “CABRA DA PESTE”!!!

Um abraço a todos!!!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

82 Anos de um dos maiores do futebol brasileiro. Maior do Norte-Nordeste e um dos gigantes do Brasil.






Time de raça e tradição...

Incrível como os 82 anos do Esporte Clube Bahia passou desapercebido no cenário nacional. Por muitas vezes campeão em seu estado e sem contar ás glórias maiores de 1958 e 1988...

Ainda não é centenário não, é verdade.

Mas o clube é glorioso, apaixonante e e de várias conquistas que não me vem a mente as que passaram. Mas em cada coração tricolor está registrado essa data.

Que venha essa Copa do nordeste o Baianinho e as competições a nível nacional.  E os Que mandam no clube, fiquem cada vez mais atentos e não façam como temporadas passadas. Aonde o começo do ano foi complicado, porém, triunfante. Já o nacional foi desesperador. Enfim... Fica a critério de sua diretoria.

E Também fica o meu recado "a os apaixonados sem mente":

Futebol é complicado de se fazer. Porém assistir, torcer, clamar, roubar, interferir, isso é muito fácil.

O complicado é ter paciência e esperar uma boa equipe. Que é o que ganha jogos e campeonatos.


                                                                                      POR: DIEGO OLIVEIRA!