sábado, 28 de abril de 2012

Definições no Baianão 2012

Olá a todos!!!
Os surpreendentes resultados na largada das semifinais do Campeonato Baiano nos jogos do interior na semana passada – vitórias de 1 a 0 de Conquista e Feirense sobre, na ordem, Bahia e Vitória – deram motivação e algum grau de incerteza para os jogos deste fim de semana.
Hoje a tarde no Barradão o Vitória tem que vencer o Feirense para ser finalista do certame. Qualquer vitória coloca o rubro-negro em mais uma final do nosso campeonato estadual. Empate faz o time de Feira, radicado em Senhor do Bonfim, estrear nas finais do Campeonato Baiano.
Amanhã é a vez do Bahia. O mesmo dito anteriormente serve para esta peleja: o grande, no caso, o Bahia, precisa vencer; o “menor”, o Conquista prossegue apenas com um empate.
Acredito – ainda! – em um BAVI decisivo. Mas, como sempre pondero aqui no “Panorama”, o futebol é professor de várias lições. Seja no patamar e nível que for. Quem acompanhou as quartas de finais do Paulistão e as semis da Liga dos Campeões sabe do que estou falando.
Camisa pode ganhar jogo, mas, não ganha campeonato. Time grande e tradicional tem que impor favoritismo no campo. Se Bahia e Vitória entrarem com a postura de que ganharão a qualquer tempo, da forma que quiserem, se complicam. Times de massa quando não convencem ficam na desvantagem em razão da pressão da torcida. Para os nossos dois franco-atiradores do interior, Feirense e Conquista, tudo é lucro. Vamos aguardar a bola rolar. Amanhã lá pelas seis, seis e meia da tarde já teremos todo o cenário da decisão.
Um abraço a todos!!!
P.S.: O empate do Bahia com a Lusa apresentou dois aspectos antagônicos, positivo e negativo. O positivo: empate fora na Copa do Brasil não pode ser desprezado. O negativo: pela circunstância do jogo, o Bahia poderia trazer um resultado melhor. Este é o meu argumento quando digo que time grande tem que se impor... NO CAMPO!!!

sábado, 21 de abril de 2012

Dias de Luta!!!

Olá a todos!!!
Para quem gosta de Rock e é fã do grupo IRA! digo que não vou cantar a música/sucesso com este título do famoso grupo paulista. Até porque, diga-se de passagem, eu tenho senso crítico e de ridículo... Vou falar mesmo é de futebol!!!
De amanhã em diante os nossos dois grandes clubes – Bahia e Vitória – entrarão “naqueles dias”: os dias de luta, dias de decisões!!! Este período compreende, ao menos, até o dia 13 de maio.
Primeiramente digo isso porque entendo que ambos deverão passar pelos seus valorosos adversários nas semifinais do Baianão. Vejam: não estou dizendo que o Bahia já eliminou o Vitória da Conquista e o Vitória já abateu o Feirense. Porém, acredito em um BAVI na final. Isto acontecendo, teremos no dia 13 de maio o clássico decisivo do Baianão em Pituaçú, sem favoritos.
Agregado a estas “lutas domésticas”, ambos enfrentarão as oitavas de finais da Copa do Brasil. O futebol da Bahia atinge novamente o seu clássico patamar na tradição da competição. Fugiu a tendência apenas o Vitória de 2010 que ficou com o vice-campeonato contra o Santos.
Agora em 2012, o rubro-negro pega na fase dos “dezesseis melhores” o forte e difícil Botafogo. Jogo sem prognóstico. O fator mando de campo e o gol qualificado vão pesar na decisão da vaga, fechada no Rio no dia 09 de maio. O Vitória tem que fazer o resultado em Salvador no dia 02 de maio.
O Bahia pega a cabisbaixa Portuguesa. A Lusa lamenta a queda a segundona enrustida paulista, a chamada série A2. Isso não quer dizer que o tricolor vai achar moleza. O Bahia já vai enfrentar o representante paulista na próxima quarta, 25 de abril, no Canindé. Joga fora primeiro, decide em Pituaçú no dia 10 de maio. O mesmo raciocínio do equilíbrio que tenho para a disputa do rubro-negro, indico ao tricolor. Vislumbro que para o Bahia, jogar a primeira fora foi um pêndulo a favor. Porém, tem que fazer o resultado.
É isso!!! Vamos esperar os próximos “Dias de Luta” e ver no que vai dar. Pois no futebol:
“Quando se sabe ouvir
Não precisam muitas palavras,
Muito tempo eu levei
Prá entender que nada sei
Que nada sei!...”

Ou seja, no futebol não existe gato mestre, não existe adivinho. Cada dia a gente aprende uma lição. Vamos esperar o dia 13 de maio!!!

Um abraço a todos!!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

BAIANÃO: UFA!!! AGORA É SÓ DECISÃO!!!

Olá a todos!!!


Começou no já muito passado 18 de janeiro e arrastou-se por todo esse tempo o nosso tradicional e mal tratado Campeonato Baiano. Uma infinidade de jogos (21 rodadas e 126 jogos...) e decisão, decisão mesmo só agora nestas últimas cinco rodadas: a última da fase de classificação e as 4 últimas dos confrontos direto, semifinais e finais.


Enfim, chegamos na “hora da verdade”. Nesta última rodada, temos algumas “mini-decisões”. Porém, importantes aos destinos do campeonato e dos clubes. Vejamos quais são:


1º) Jogam Vitória e Feirense, o primeiro de uma série de 3 jogos entre os clubes. Este jogo de domingo define quem entra na vantagem na semifinal. Empate, e o Vitória fica com a vantagem no desempate no mata-mata.


2º) Luta dura pela última vaga na semi. Bahia de Feira, Vitória da Conquista e Atlético lutam pela última vaga. Só o campeão baiano 2011, o time de Feira, depende de seus esforços: uma vitória em casa com o fraco Juazeiro, leva a vaga. Empatando, Conquista e Atlético não podem vencer; perdendo, Conquista tem que perder para o Camaçari e o Atlético, no máximo, empatar com o Bahia. No papel, tudo indica que o Bahia de Feira leva. Mas, papel não joga...


3º) Briga de foice no escuro entre Fluminense, Serrano, Juazeiro e Camaçari. Na pior, em teoria, o Camaçari. Não depende só dele: tem que vencer o Conquista em casa e torcer para tropeços dos rivais, principalmente empates do Serrano e do Flu. Serrano pega em casa o “falecido” Itabuna. Ganhou, fica na primeirona. Fluminense, que acordou tarde, pega o neutro Juazeirense fora precisando da vitória para não depender de ninguém. Porém, minha pule para cair, é o abaixo da crítica Juazeiro. Joga uma decisão de “polos invertidos” em Feira com o Bahia de lá: busca um empate para ficar na primeira divisão do baiano, enquanto seu adversário busca a classificação. Resumindo, eu aposto que o acompanhante do Itabuna no cadafalso serão Camaçari ou Juazeiro.


Informando que jogam “amistosos oficiais” no domingo, o Bahia, classificado em 1º lugar e garantindo todas as futuras vantagens (vira campeão com 4 empates na fase decisiva); Juazeirense, no meio da tabela; e o Itabuna, na sua gangorra no pé de cacau, volta a segundona.


Pois sim! Vamos esperar a bola rolar. Agora só tem decisão e emoção!!!


Um abraço a todos!!!