quarta-feira, 16 de março de 2011

Messi é craque: fato! Se vai virar lenda...

Messi é craque a muito tempo. Isto ninguém que observa o futebol tem dúvida disso (ou ao menos não deveria ter). Acompanho "la pulga" desde o campeonato mundial de Juniores de 2005, no qual a Argentina foi campeã, depois de bater o Brasil na semifinal por 2 a 1. No Barcelona é notório que ele “é o cara” no timaço da Catalunha. Jogadoraço!!!
.
Porém, tenho um pensamento bem particular em relação ao processo de um bom jogador de futebol passar ao patamar de craque e deste, ao patamar de lenda do futebol. Aliás, neste patamar juntando-se a Pelé - o maior -, Garrincha, Maradona – o maior do período midiático -, Zico, Platini, Zidane, Romário, Ronaldo, etc. e tal.
.
A minha teoria é de que o jogador tem que ter uma performance regular ao decorrer de uma longa carreira, pelo menos, uns dez anos. Neste período jogar em grandes clubes; disputar competições importantes, ganhando algumas; participar da seleção nacional do seu país e, muito importante, disputar com destaque a(s) Copa(s) do Mundo. Se a vencer, é o carimbo geral.
.
Por esta teoria, por exemplo, não enquadro como lenda o liberiano Weah (grande jogador) e o galês Rian Giggs, do Manchester United. Os dois são “prejudicados” pela pouca expressão das suas seleções. No oposto do critério jogadores como Neto, Marcelinho Carioca, Edmundo, só para citar os brasileiros, não foram lendas da bola, apesar de ótimos jogadores. Cracaço de bola foi e é ainda o grande Rivaldo: títulos em vários clubes, campeão mundial com a Seleção e premiado Bola de Ouro uma vez. Contra Rivaldo “só pesa” a mesquinharia da imprensa nacional e o fato do mesmo não fazer o velho “merchand”.
.
Voltando a Messi, caso este ganhe uma Copa do Mundo entra no grupo das lendas da bola. Porém que ganhe a Copa da Rússia ou a do Qatar, respectivamente, 2018 e 2022: Argentina ganhar a Copa aqui dentro, sem comentários. Como gosto muito dele uma medalhinha de prata no Maracanã para ele caia bem...
.
Afinal, prata, Rio da Prata, La Plata, Argentun, Argentina, são coisas que combinam,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário