quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A falta de planejamento e investimento do/no futebol da Bahia.

Olá a todos!!!
.
Fico triste em perceber como não existe um plano de desenvolvimento do nosso futebol baiano. Os dirigentes daqui não entendem que o futebol local só se fortalecerá com Bahia e Vitória fortes, mas, também, os outros times tendo possibilidade de serem grandes. Ao menos no patamar estadual.
.
Saliento isto tendo por base a participação dos nossos clubes na série D, o Camaçari e o Fluminense, e o apoio(?) dado pela federação. A FBF deveria apoiar mais os clubes desde a primeira fase. Infelizmente o Camaçari teve uma pífia participação. Mas, o Fluminense segue.
.
Ainda há tempo. A FBF deveria mobilizar-se para que o nosso estado tenha um time na série C em 2011. E porque não, galgar um posto na série B de 2012. E nada melhor se este time for o Flu de Feira. Tradição, torcida e cidade o tricolor do sertão tem.
.
O touro tem que passar agora por três fases. Não é fácil o processo. O mínimo que a FBF deve fazer é apoiar seu filiado na empreitada. Investir mesmo. Ou ao menos viabilizar investimentos.
.
A Bahia precisa pensar maior em termos de futebol. Aliás, a Bahia precisa pensar maior em uma gama enorme de coisas.
.
Um abraço a todos!!!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os Melhores do Século

Olá a todos!!! Saludos!!!

Amanhã acontecerá uma partida, que pretende premiar as duas equipes do século: Real Madri (Europa) e Peñarol (América do Sul). Além de comemorar os 50 anos da primeira final intercontinental disputada por essas duas equipes. Estou ansioso para ver como se comporta o Peñarol, diante de uma equipe muito mais qualificada que o atual rival da equipe carbonera.

A base da equipe é praticamente a mesma que foi campeã uruguaya. Estou seguro que sentirá falta de Gastón Ramirez e Urretaviscaya, dois excelentes jogadores, mas a principal falta será do treinador,que antes de tudo era um "manya" de carteirinha.

O Real Madrid é uma excelente equipe e todos nós conhecemos, mas creio que valerá (apesar de ser uma partida amistosa) a raça uruguaya, evidente em Arevalos Rios, Aguirregaray e Recoba, além da habilidade do atacante Toni Pacheco!!!

Assim...amanhã estarei de amarelo e preto...como bom carbonero!!!kkkkkkk

Vamos Arriba Peñarol!!!

domingo, 22 de agosto de 2010

O esporte ensina

O bloguista reconhece ser mais presente a todos os leitores e companheiros do blog. Aproveito a oportunidade do por quê eu gosto tanto do futebol. Entre alegrias, decepções e muitas emoções (he,he,) existe algo que me atraí a este esporte tão rico de vida en sua essência.
Este semana em jogo da Liga Europa algo me chamou a atenção e me fez prosseguir em minha fissura futebolística. Na Rússia houve o encontro entre o lanterna do russão o Sibir Novossibirsk e o líder do holandês o tão renomado PSV Eindhoven. Até aí nada de mais, pois a imprensa internacional esperava uma surra do aplicada pelo time dos Países Baixos, só que a história foi a seguinte 1x0 para o Sibir com gol do heroí Degtyarev no último minuto de jogo.
O PSV ainda é favorito, porém o pequeno grande Sibir nos transmite uma preciosa lição.
É isto que ainda me atraí ao esporte, a lição de que somos capazes de vencer, mesmo frente a grandes dificuldades, e isto na vida de um modo geral.
Você pode vencer também!
ALberto Lima

domingo, 8 de agosto de 2010

As Estrelas do Universo Futebolístico Brasileiro!!!

Olá a todos!!!
.
Quero sugerir aqui uma proposição a poderosa Confederação Brasileira de Futebol (CBF): oficializar um critério para que os clubes ostentem estrelas ao seu distintivo.
.
Na Itália, por exemplo, os clubes ganham o direito de acrescentar estrelas ao emblema a cada dez títulos do campeonato nacional da primeira divisão, o “Calcio”. Por isso só Juventus, Milan e Internazionale detêm tal privilégio. E olhe que o campeonato da “velha bota” é disputado desde o século XIX.
.
Aqui, se ganha uma copinha aqui, um torneiozinho ali, e os clubes “estrelizam” suas camisas. Do jeito que a coisa vai, em breve, na camisa de alguns clubes não poderemos distinguir nada em seu manto tradicional.
.
É aqui que proponho uma regra simples para a CBF. Considerar a natureza específica de nosso país, sua diversidade futebolística e histórica. O critério seria basicamente esse:
1 – Atribuir uma estrela dourada apenas sobre os emblemas/escudos dos clubes que obtiverem alguns títulos:
a) Campeonato Estadual;
b) Campeonato Regionais oficiais (Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas, Nordestão, Norte-Nordeste, etc.);
c) Campeonato Nacional oficial (Brasileiro da 1ª divisão, Copa do Brasil, Taça Brasil e Copa dos Campeões);
d) Copa Libertadores da América;
e) Campeonato Mundial.
2 – Atribuir uma estrela prateada para alguns títulos de relevância secundária aos similares na mesma faixa. Porém, caso o clube ganhe o de maior destaque, esta estrela trocaria para a cor dourada e não seria acrescentada outra. Vejamos:
a) Campeonatos Nacionais secundários (Brasileiro série B, C ou D, Taça de Prata);
b) Outros Campeonatos Sul-americanos (Copa Sul-americana, Supercopa, Conmenbol, Mercosul, Recopa, etc.);
.
Essa minha proposta visa organizar uma demanda aleatória e determinar uma escala de relevância dos nossos clubes. Por exemplo, teríamos certeza de alguns clubes cinco estrelas do Brasil: Santos, São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio.
.
O que acham? Enviarei tal proposta a CBF.