domingo, 27 de fevereiro de 2011

Nosso pobre futebolzinho baiano de cada dia...

Olá a todos!!!!
.
O futebol baiano se apequena a cada dia. Estas eliminações vexatórias como a última do Vitória para o tradicional Botafogo da Paraíba na Copa do Brasil são sintomas de um mal maior que é a perda de qualidade, visibilidade e prestígio do futebol do estado.
.
Eu disse que a campanha do Vitória na Copa do Brasil ano passado foi pontual e esporádica. Sofri críticas e contestações - as quais não me incomodo desde que sejam respeitosas e democráticas - pelas minhas simples opiniões. Tive minha tese comprovada quando o rubro-negro, muito influenciado pelo "sucesso efêmero" da competição eliminatória nacional, fato que o prejudicou no seu desempenho no campeonato brasileiro, amargou o rebaixamento para a série B.
.
Os dirigentes da Bahia não entendem que seríamos mais fortes com o fortalecimento global do nosso futebol e não vivendo de picuinhas e rivalidades amadoras, esta última, de uma forma sadia, sendo mantida pelos torcedores.
.
Em linhas gerais vejo a possibilidade de redenção do futebol baiano passando por quatro ações sendo colocadas a curto, médio ou a longo prazo, não necessariamente na ordem e nos prazos apresentados. Listarei estas:
.
1º) A FBF promover um campeonato estadual mais curto e dinâmico;
.
2º) A Bahia – principalmente Bahia, Vitória e FBF – , junto com Pernambuco e Ceará, influenciar para a revitalização com força do Campeonato do Nordeste;
.
3º) Fortalecer os clubes do estado para participarem das diversas séries do futebol nacional, inicialmente, série B e C;
.
4º) Bahia e Vitória se fortalecerem continuamente nas competições nacionais – Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil – disputando-as como atores principais e buscando títulos e qualificações para as competições sul-americanas.
.
Alguns podem estar pensando que sou utópico ou visionário, ou de uma forma mais simples, “maluco”. Para estes só escrevo aqui um argumento, para mim incontestável. Será que os cariocas e paulistas, notoriamente o epicentro do futebol nacional, respeitam os gaúchos e os mineiros em termos de futebol por simpatia e boa vontade??? Tenho certeza que não. O futebol gaúcho e mineiro são respeitados pela grandeza dos seus times tradicionais – Porto Alegre é a única cidade do Brasil que tem dois times campeões mundiais – e a força em geral do seu futebol: Minas Gerais agora tem o América na 1ª divisão; o Juventude por muito tempo esteve representando o Rio Grande do Sul na série A.
.
Sendo assim, continuarei visionário, utópico e maluco. A “sanidade” e a “infalibilidade” deixo para os “perfeitos” e “infalíveis”. Existem eles???

Nenhum comentário:

Postar um comentário