domingo, 5 de setembro de 2010

O difícil equilíbrio entre a sanidade e a paixão.

Olá a todos!!!
.
Dei esse título a meu texto para explicar o meu sentimento sobre o momento e a campanha do Bahia neste 1º turno da série B. Se ao fim do certame acontecer o mesmo de agora, maravilha, estaremos na série A 2011. Uma confirmação do 4º lugar que ostentamos hoje confirmará isso.
.
Acredito na subida do tricolor, porém, vamos esgotar mais um pouco nosso arsenal de sofrimento, apreensão, ansiedade e tudo mais que a nossa grande paixão de três cores nos coloca a prova a todo o tempo.
.
Buscando agora o lado racional do processo indico que a campanha na primeira fase do Bahia foi satisfatória. Não boa, muito menos ótima, mas, longe de ser catastrófica. O time fez 31 pontos. Desempenho relativo geral de (54,4 %). Interessante quando todos os especialistas, matemáticos e estatísticos definem que só quem detiver rendimento acima dos 50% postulará condição de classificação. Ruim, quando este percentual se distancia dos 60% (margem de segurança) de certeza na classificação. Dizem muitos, especulando e/ou analisando os outros campeonatos brasileiros de pontos corridos, que com 64 pontos é garantia de acesso. Isto significa um rendimento de pelo menos 56%.
.
Basicamente o que o time precisa fazer no segundo turno é somar 33 pontos (31 + 33 = 64). Teremos 9 jogos em casa (27 pontos) e 10 jogos fora (30 pontos). Vencer todas em casa (difícil) e fazer mais 6 pontos fora, então, esta é a meta!!! E para cada ponto perdido em casa, aumentar a obrigação de buscá-los fora. O Bahia tem que aumentar o seu nível de rendimento, se quer subir para divisão de elite no ano que vem. Repetir os desempenhos dentro de casa (63,3%) e o de fora dos seus domínios (44,4%) não irá garantir o sucesso no fim do campeonato.
.
Vejam o quadro abaixo:

.
Vejam pelos números apontados e os dados do quadro que formatei que, de certa forma, o rendimento fora de casa, poderia ser melhor, mas, é razoável. Quase a metade dos pontos disputados. Esse pode ser melhorado e garantir, no segundo turno, esta metade dos pontos, ou seja, 15 pontos. O nosso problema é o nosso rendimento em casa. Não se pode perder tantos pontos como perdemos em Pituaçu no primeiro turno: 11 pontos. Se ganhássemos 6 destes 11 pontos, estaríamos hoje na primeira posição. Não se pode vacilar!!! Um bom desempenho em casa tem que ser acima de 75%. Legal que seja 100%, mas sabe-se, que a disputa é renhida. Teremos nove jogos em casa: 21 pontos se garante com sete vitórias. Isso é impossível para o Bahia? Quem é que mete medo na gente aqui? Pelo menos, não deveria...

.
Portanto, finalizando por agora esta análise, entendo a apreensão e a insatisfação de todos nós torcedores (eu, por algumas horas me inclui nessa raiva geral na última sexta-feira...), mas, devemos apoiar nosso time. E este time, jogadores e técnico, têm que entender que o Bahia é GRANDE!!! E aqui dentro tem que atropelar os adversários. E se o time for para cima dos oponentes em casa, a torcida faz o resto!!! E personalidade fora de casa!!! Ela - a torcida - joga com o time e espreme os adversários. SEJA GRANDE BAHIA!!! Claro, sei que a minha nação é grande, mas, tem que confirmar isso na prática.
.
Vivo assim com meu time: razão e paixão, dilema eterno chamado ESPORTE CLUBE BAHIA.
.
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário