domingo, 16 de maio de 2010

Futebol Uruguayo

Fui convidado pelo nosso amigo Cristiano a participar do blog. E com um ano de atraso, posto o meu texto, prometo que vou tentar ser mais constante em minhas redações.

Resolvi iniciar minha participação, trazendo relatos de minha experiência com o futebol uruguaio. Em principio, a paixão dos uruguaios pelo futebol, se confunde com a nossa. Mas a organização e o que conduz os jogadores e torcida aqui são bem distintas das nossas; equilíbrio, respeito e paixão estão inseridos no cotidiano futebolístico dessa nação.

O campeonato uruguaio concentra boa parte de sua torcida em apenas duas equipes e um clássico: Peñarol e Nacional. E onde está o equilíbrio? O campeonato uruguaio apresenta boas equipes e que disputam de igual para igual com essas duas, pode-se destacar aqui: Danúbio, River Plate, Cerro e Racing esses dois últimos disputaram esse ano com Nacional a Copa Libertadores de América. Diferentemente do Brasil, todas as equipes almejam reais possibilidades de alcançar o título de campeão.

E por falar nisso, o campeonato é dividido em 3: Torneio Apertura, Torneio Clausura e os jogos da final, que depende da posição das equipes na Tabla Anual. A decisão ocorre entre as duas equipes que somarem maior pontuação nos dois campeonatos (geralmente os vencedores dos respectivos torneios decidem, “pero” isso não é regra absoluta), desses dois o primeiro colocado na tabla tem a vantagem de “matar” o campeonato em uma partida, devendo a outra equipe ganhar duas. Essa tabla também decide quem vai disputar a Libertadores e sul-americana. Classificados para Libertadores estão Peñarol e Nacional, sendo que o Liverpool irá disputar partida pré-libertadores, vagas para sul-americana ficaram com River Plate e Defensor, e os rebaixados Cerrito, Cerro Largo e Atenas.

Esse ano o campeonato uruguaio será decidido entre os dois maiores (que já tem vagas garantidas na Libertadores), com o Peñarol tendo a vantagem de liquidar em uma partida, que será realizada no próximo dia 12 de maio (creio que vou assistir essa partida). Depois de 6 anos, a equipe Carbonero vai decidir o uruguaio, dizem os “manyas” que depois que cheguei aqui e passei a freqüentar o centenário para assistir as partidas do Peñarol ele logrou ser campeão do Clausura invicto e com apenas um empate diante do Nacional, por isso: Vamos Arriba Peñarol!!!

Em outro texto, trato do respeito e da paixão uruguaia pelo futebol!!!

3 comentários:

  1. Grande Marcelo: estou preparando um texto sobre a vinculação além futebol dos "castelanos" com seus times... Argentinos e Uruguaios se decidem a torcer por seus times por uma série de razões comuns aos brasileiros, mas, existem coisas fora isso que os vinculam ainda mais as suas equipes. Acho isso bonito e apaixonante. Continue, grande Marcelo, sendo nosso "enviado internacional" aí pelas "bandas orientais".

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcelo, aqui é o Alberto que por problemas internéticos assina como Pelota Geral. Cara valeu mesmo a postagem sobre o lindo e copero futebol charrua, tão negligenciado pela Prensa brasileira.
    O futebol urugayo remonta o ínicio do futebol, quando o que valia era amor a camisa e não dinheiro.
    Eu acompanho este certame com o maior gosto pois sou um Manya inveterado.Tive o prazer de ver pelo youtube videos do jogo do título contra o Bolso.
    Força sempre!

    ResponderExcluir
  3. Fala Alberto...

    Cristiano já tinha me contado de sua paixão carbonera. Aqui simpatizo e sempre vou aos jogos do Peñarol, time que me cativou pela raça, torcida e em especial alguns jogadores, como Gaston Ramirez, Pacheco, Arevalo Rios...
    Como disse, existe uma enorme distinção entre o futebol brasileiro e o uruguayo, aqui vale a máxima "amor a camisa"...

    ResponderExcluir