quarta-feira, 12 de maio de 2010

E a convocação da seleção...

Olá a todos!!!
.
Mais uma copa do mundo, mais uma convocação de seleção, mais polêmica. Tudo normal!!! A partir do tempo que acompanho copas (tô nessa desde a de 1982) sempre foi assim. Diferente só a quantidade de técnicos que no Brasil, obviamente, sempre aumenta: já foram 90, 120, 180, agora 200 milhões em ação!!!
.
Cada um tem seu time, seus jogadores. Façam um pequeno experimento: junte-se a dois ou três colegas e mande cada um, junto com você mesmo, a escalar e/ou convocar a seleção brasileira. Cada folha de papel irá sair um amontoado de jogadores diferentes. Olhe que não estou discutindo nem o esquema tático. Fatalmente aparecerão "revolucionários" esquemas: 2 - 2 - 6, 3 - 2 - 5, 1 - 1 - 8 ou o maxi-hiper-mega ofensivo 0 - 0 - 10!!!
.
Eu mesmo tenho minhas preferências. Lembrem: faço parte dos 200 milhões, com muito orgulho. Da convocação de Dunga trocaria numa boa Julio Baptista e Felipe Melo por Ronaldinho Gaúcho e Ganso ou Diego da Juventus de Turim. Ponderaria sobre a inclusão de Roberto Carlos no lugar do Michel Bastos. O goleiro do Grêmio, o Victor, mereceria a terceira camisa no lugar do Dóni, mas, salvo uma contusão do Júlio César (bate três vezes na madeira!!!) que para mim será o melhor goleiro da copa, será junto com Gomes dois privilegiados espectadores da copa.
.
Porém, coerência e injustiça ninguém pode atribuir a Dunga. Agora, três "ismos" sim: conservadorismo, pragmatismo e ortodoxismo sim. Conservador porque manteve os seus critérios e filosofia; pragmático em justificar que outros jogadores não entrariam pelo fato de não serem testados (aí sobraram Ganso e Neymar), e ortodoxo por se fechar nesses príncipios. Creio eu que Dunga nunca ouviu aquela famosa letra de Raul Seixas: "Prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...".
.
Ao mesmo tempo que o descrito acima pode soar negativo, isto pode ser altamente positivo. Se os jogadores entenderem que a mensagem do técnico foi a de fechar o grupo, dedicação e aplicação, somadas a forte equipe brasileira (favorita sempre...) podem nos habilitar a trazer o hexa. Aliás, o Brasil chega entre os oito. Daí, depende das nuances da copa.
.
Torço para que nos treinos jogadores mais leves e habilidosos se sobressaiam. Kléberson, Ramires, Daniel Alves e Elano são minhas apostas, considerando que alguns deles não são titulares assegurados. Felipe Melo tem que se dar por satisfeito em estar no grupo. Mesmo assim quero que ele arrebente na copa. Jogue muito!!! Atenção: arrebente no sentido de jogar bem e não de arrebentar os adversários...
.
No mais, finalizo que sempre serei Brasil. Com esse ou com aquele, estou firme com a minha paixão incondicional.
.
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário