sábado, 27 de setembro de 2014

A MATEMÁTICA DA VEZ DE NOSSOS TIMES

OLÁ A TODOS!!!

Praticamente já se foram 2/3 do Brasileirão e o que os números indicam é o que basicamente acontece a todo ano, a todo campeonato brasileiro desde quando foi instituído acesso e decesso: os times da Bahia envolvidos na luta contra o famigerado rebaixamento.

Razões mil para isso já escrevi e debati aqui. Não irei retorná-las agora. De forma objetiva e matemática buscarei demonstrar indicadores matemáticos que evidenciam a situação de nossos times e o tamanho do problema de cada um deles.

Segundo o histórico do campeonato brasileiro de pontos corridos e sendo a maioria dos certames assim disputados terem sido por 20 clubes, o número histórico para se safar do abismo da segundona é o de 46 pontos. Os matemáticos experientes no assunto marcam e cravam que com 47 pontos não tem conta que ainda assuste os abafados quanto ao objetivo da mera permanência na chamada elite. Infelizmente, esse é o lugar comum dos nossos clubes.

Mas, seguindo aqui na proposta da discussão, e estabelecendo a meta dos 47 pontos como a garantia não do paraíso e sim do novo purgatório em 2015 (será?), exporei alguma análises a questão.

1. Sendo o patamar os 47 pontos, restam ao Bahia fazer mais 21 pontos, já que ostenta 26. Na mesma linha, ao Vitória faltam 23, por já possuir 24 pontos.

2. Temos ainda 14 rodadas, ou seja, 42 pontos em jogo para todos.

3. Observando os números anteriores, o rendimento mínimo do Bahia deverá ser de 50% (21 pontos) e o do Vitória obrigatoriamente deverá ser melhor: praticamente 55%.

4. Quanto ao fato anterior, isso denota um problema aos nossos times. Caso mantenham seu rendimento estatístico até então, infelizmente veremos os dois na Série B 2015: o Bahia fez 35% dos pontos e o Vitória 33%. Ou seja: ou melhoram substancialmente ou já era!!!

5. Eu particularmente vejo que times que apresentam campanhas irregulares – um pouco melhor, igual ou pior aos nossos – são os nossos opositores. Para mim times que possuem saldo negativo demonstram campanhas pouco confiáveis e fazem parte deste “clube”. Talvez, um caso a parte é o do Sport do Recife, por agora já possuir 35 pontos. Assim sendo, aos números de hoje, de Flamengo pra baixo tá todo mundo na disputa fatídica.

6. Um dos problemas de nossos times são campanhas abaixo do esperado dentro de casa. Tanto um como o outro só possuem 4 vitórias em casa, por exemplo, em 24 rodadas. É pouco. Ilustre-se que uma das quatro do Vitória foi o triunfo em um dos clássicos locais.

7. Das últimas 14 rodadas do certame, tanto Bahia como o Vitória terão 7 jogos em casa e outros 7 fora. Sem qualificar ou ponderar os jogos agora, isso faremos no período, é uma grande oportunidade de adiantar o serviço garantir o máximo de pontos possíveis em casa, e daí, tentar a sorte fora dos nossos redutos.

Outras análises matemáticas poderiam ser feitas aqui. As deixarei para outra ocasião. Até porque um bom curso de matemática possui vários semestres, unidades ou períodos. Outras aulas virão depois, de acordo as circunstâncias novas. Espero que daqui a algumas semanas o panorama seja melhor. E os números também.

Um abraço a todos!!!