Passa-se mais um mundial de clubes da FIFA e começam as polêmicas e as intermináveis teses de que "este mundial não representa a qualidade do futebol mundial", ou de "que deveriam participar uma boa parte dos grandes da europa", entre outras possibilidades. Não concordo! Sou a favor da Copa do Mundo de Clubes sim. Penso que um ajuste no formato, por exemplo, aumentando para oito clubes, sendo os 6 campeões continentais + os dois finalistas do ano anterior (no caso, em 2012 teríamos de volta Barcelona e Santos), qualificaria mais o torneio.
Respeito as opiniões contrárias e os argumentos sobre o poder da FIFA e o uso político de algumas competições, mas, pensar um campeonato mundial de clubes com apenas clubes da Europa e da América do Sul é ser elitista, é privilegiar o capital acima de tudo. Futebol é só capital? Com este pensamento, a Copa do Mundo talvez nem tivesse sido criada e como foi pensada por muito tempo só seria disputada na Europa... o que aconteceria com o desenvolvimento do próprio futebol sul-americano? Será que o futebol na África, na Ásia, na Oceânia não tem o direito a se desenvolverem? O terceiro mundo da bola tem que repetir a história e ser apenas a periferia do futebol, eterno fornecedor de mão-de-obra para os “patrões” da velha Europa, aliás, que está indo pra bancarrota...
Finalizando, sugiro a alguns a leitura imperdível do livro “Futebol: de Sol a Sombra”, de Eduardo Galeano. Futebol é negócio, sei disso, mas, transcende e transpira muito mais que isso!!!
Um abraço a todos!!!
P.S.: Em breve trarei minha opinião sobre a decisão do mundial de clubes de 2011.