terça-feira, 26 de agosto de 2014

TEMPORADA NOVA, PROBLEMAS ANTIGOS...

OLÁ A TODOS!!!

Rodada vai, rodada vem do BRASILEIRÃO e os times baianos regulares frequentadores da chamada zona de rebaixamento. Por si só isso já é ruim, mas, torna-se preocupante mais ainda pelo fato que os nossos times fazem parte de um grupo dos que não conseguem sair de vez e se afastar da "zona maldita". SINAL VERMELHO!!!

Flamengo, Figueirense e Chapecoense, por exemplo, já foram "moradores" deste condomínio fatídico. Hoje, por enquanto, distanciam-se desta faixa. Outros entram e saem: Palmeiras e Botafogo são estes. Alguns, parecem encaminhar-se para entrarem nesta "seita religiosa", a seita dos "ADORADORES DE ZONA", que momentaneamente Bahia e Vitória se encontram: Coritiba e Criciúma.

Não sou tão fatalista como meus amigos Gilmar e Paulo Henrique que já vislumbram uma segundona em 2015, mas, tenho que reconhecer o fato de se as coisas andarem como estão, tanto tecnicamente como nas contas matemáticas débeis, será difícil termos dois baianos na série A do ano que vem: num cenário triste teríamos pelo menos um, e o pior cenário, sombrio, os dois caindo em dezembro.

Para saírem deste diapasão triste, o que devem fazer as equipes? Numa resposta simples e direta, no esporte e no futebol em particular, devem GANHAR!!! Não podem mais nem se dar o luxo de "não perder", pois empate na situação dos dois agora em diante é problema. 

Uma outra coisa que devem efetivar é tomarem atitude e passar fazer valer o chamado "mando de campo", ou seja, passarem a ganhar seus jogo em casa.

As direções dos clubes também precisam entender que nesse momento só com o apoio dos seus torcedores irão sair dessa enrascada. Ingressos a preços populares e promoções diversas já!!!

Senão terão que vender ingressos mais baratos ano que vem... na SÉRIE B!

UM ABRAÇO A TODOS!!!

sábado, 9 de agosto de 2014

VAMOS LÁ, CONTINUAR DE BEM COM A VIDA!!!

Olá a todos!!!

Já disse “ene” vezes aqui que o nosso futebol, o futebol da Bahia, é mesmo de “segunda categoria” dentro do país, é periférico e sem horizontes. O que vimos esta semana é mais uma prova viva disso tudo.

Vivemos a nos contentar em sermos meros coadjuvantes das competições “extra-estado”, pois até mesmo o antes quase certo “caneco” do Nordestão pelo menos nos dois últimos anos não chegamos nem perto de disputá-lo.
Copa do Brasil nem se fala. Com sua nova roupagem não conseguimos ultrapassar a sua fase pré-classificatória e longe ficamos da gorda e motivante Oitavas de Finais.

Campeonato Brasileiro, é sem comentários. Nossa sina é disputar a “A2” não oficial. Se tudo der “certo”, a gente consegue permanecer na Série A 2015, pois este é nosso patamar. Não vou tratar dos nossos combalidos times na Série D pois estes nada recebem da endinheirada FBF que os abandona no fosso do futebol brasileiro.

Portanto, temos que nos mirar nesses objetivos: participar e coadjuvar nas competições fora do estado, pois o que nos resta é campeonato baiano mesmo.

Um dia as coisas mudam...


Um abraço a todos!!!

sábado, 19 de julho de 2014

Brilhante opinião do jogador Paulo André, mentor e líder do movimento de vanguarda dos jogadores de futebol, o famoso Bom Senso Futebol Clube, em texto publicado em seu perfil oficial no facebook no dia 14 de julho de 2014. https://www.facebook.com/pauloandreoficial?fref=ts

Leiam e opinem. Eu mesmo, assino embaixo os argumentos do politizado jogador!!!

"Desabafo:

Não dá para acordar em plena segunda feira e ler em todos os sites que o Marin e o Marco Polo querem um treinador que represente a “reformulação”. Qual é? Só eu que fico indignado? Sempre o mesmo papinho. Querem enganar quem? Eu também quero uma reformulação. A começar por eles. E outra, será que dá pra me explicar por que esses senhores (na lista abaixo) estão no poder das federações ...estaduais há 20, 30, 40 anos?

José Gama Xaud, 40 anos no poder da Federação de Roraima;
Carlos Orione, 33 anos no poder da Federação de Mato Grosso;
Delfim P. Peixoto Filho, 29 anos no poder da Federação de SC;
Antonio Aquino, 26 anos no poder da Federação do Acre;
Francisco C. Oliveira, 25 anos no poder da Federação do MS;
Rosilene A. Gomes, 25 anos no poder da Federação da Paraíba;
Heitor da Costa Jr., 25 anos no poder da Federação de Rondonia;
Antonio C. Nunes da Silva, 24 anos no poder da federação do Pará;
José C. de Souza, 24 anos no poder da Federação do Sergipe;
Dissica V. Tomaz, mais de 20 anos no poder da Federação do Amazonas;
Leonar Quintalha, 19 anos no poder da Federação do Tocantins.

Esses são onze dos 47 caras que comandam o futebol nacional (27 presidentes das Federações e os 20 presidentes dos clubes da Série A). São eles que escolhem o presidente da CBF e que definem os regulamentos das competições da entidade. Só eles, mais ninguém. E alguém acha que um novo treinador vai conseguir reformular alguma coisa?

Parem com isso!

Que cada um assuma a sua parcela de culpa (jogadores, comissão, eu, você, todos temos um pouco. Mas a desses caras é gigante, só não é maior do que a cara de pau). Esses presidentes (da Confederação e das Federações), que jamais deram as caras nas derrotas, que jamais foram vaiados nos estádios e que jamais deixaram de receber seus vencimentos no final do mês (porque a Confederação e as Federações pagam em dia), são os maiores responsáveis pelo caos em que se encontra o futebol brasileiro.

Olhem para seus umbigos e tenham vergonha do que construíram! Clubes grandes endividados, clubes pequenos sem calendário, estádios vazios, atletas sem salários, etc... E a solução é o novo treinador? #Cansei.

Há pelo menos duas décadas, simplesmente para permanecerem no poder, esses senhores tem sido coniventes com tudo de ruim que a CBF representa para o nosso país. Medrosos, nada fizeram para mudar. Saibam que para se fazer a reformulação que agora descobriram ser necessária é preciso coragem, visão, paixão, conhecimento, planejamento, fugir do óbvio. Mas a prioridade (no discurso) dada a mudança da comissão técnica mostra que nada mudará, a não ser o tal do treinador.

Aproveito o desabafo para agradecer a cada um dos presidentes citados acima. Desculpe-me destacá-los em meio a tantos outros mas os senhores dedicaram suas vidas prestando serviços ao futebol nacional. Não teríamos chegado aonde chegamos sem vocês. Tenham certeza de que nenhum de nós, brasileiros, se esquecerá do que os senhores, por falta de visão e por falta de amor ao esporte, nos fizeram sentir no dia 8 de julho de 2014.

Peço, se houver um pingo de consciência e dignidade nesse mundo paralelo em que vivem, que os senhores convoquem uma assembleia geral, democratizem o estatuto da CBF e, em seguida, reformulem..., reformulem a vida de vocês bem longe do futebol.

“E você, torcedor brasileiro, que tem perguntado como ajudar, como participar da construção do nosso próprio legado da Copa, vá ao estádio nesta quarta feira – quando recomeça o Brasileirão – e leve um cartaz ou uma faixa pedindo: DEMOCRACIA NA CBF, JÁ!” (Bom Senso F.C)

Um abraço do extremo oriente,
P.A"

sábado, 12 de julho de 2014

FALAR MAIS O QUE NESSA HORA...

OLÁ A TODOS!!!
 

Após o maior revês do futebol brasileiro, que, dificilmente deverá ser superado, a não ser, na minha modestíssima opinião, por uma eliminação precoce em eliminatória sul-americana para uma outra Copa do Mundo, o que falar a mais do que têm-se dito com propriedade por alguns, por perversidade por outros e por oportunismo cínico por tantos?
 

Penso que o momento é mais de se ouvir e analisar as coisas do que ficar por aí tentando encobrir o vexame ou se tentar desesperadamente buscar modelos que ao contrário irão piorar a situação do nosso futebol.
 

Particularmente penso que adotar e copiar o modelo alemão não é a  resposta necessária para o renascimento do futebol brasileiro. Cada povo tem sua característica e cultura no esporte. Frase antiga da história e da diplomacia dizia que “o que é bom para os Estados Unidos não é bom para o Brasil” e vice-versa. Refletir sobre outros modelos e antropofagicamente, como no pensamento “Oswaldiano”, e  adaptá-los ao nosso imenso cabedal cultural e histórico do vencedor futebol brasileiro, tudo bem. Pensar em comprar um “software pirata made in Germany, Spain ou Netherlands”, nunca!!! E mesmo não me venham com cópia barata a imagem e semelhança da Argentina!!!
 

Porém, apesar de ansiar pela prudência e planejamento meticuloso, entendo que os mandatários do futebol nacional pensem em estratégias de curto, médio e longo prazo afim de revitalizar esse ainda forte futebol mundial, que se mostra agora enfraquecido por um momento desastroso e lamentável.
 
Para não me omitir de alguns “pitacos” e posicionamentos, adiantarei o que penso na linha do curto, médio e longo prazo da recuperação do nosso futebol. Vejamos:
 

Curto Prazo:
Definição de uma comissão técnica, com técnico e auxiliar técnico, com o primeiro a frente da Seleção principal e o segundo comandando a Seleção Olímpica. Junto a estes, a formação de um conselho técnico da seleção brasileira, formada por estes dois, um coordenador técnico e mais alguns técnicos e ex-jogadores de peso e vulto para as tomadas de decisões e caminhos estratégicos da seleção nacional.
 
Médio Prazo:
Entendimento da seleção e do futebol nacional como um valor cultural da nação brasileira e deliberação ou determinação da exigência da seleção, ao menos, jogar no país 4 vezes ao ano em amistosos, propiciando assim uma aproximação da nossa equipe com as diversas regiões do país e seus diversos públicos, com a colocação de ingressos a preços mais populares.
 
Longo Prazo:
Espalhar pelas regiões do Brasil diversos centros de treinamento oficiais da seleção e estimular o desenvolvimento do futebol nos diversos rincões do nosso país, entendendo que não basta apenas investir nos grandes centros e esquecer do restante do país. Recriaria uma competição, que poderia ser de 2 em 2 anos ou até mesmo de 4 em 4 anos, sendo sub-23, o CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES, sendo apenas com jogadores nascidos em seus estados. Seria uma forma até mesmo de dar utilização as novas arenas e propiciar a criação de outras em outros estados dando oportunidade de revelação de novos jogadores.
 
Termino aqui pois, como até mesmo propus na linha do texto, este momento é melhor ouvir do que falar. Mas, adianto que nos diversos Panoramas das inúmeras semanas que virão irei buscar levantar outras questões e aprofundar estas e outras para podermos entender melhor os caminhos do nosso futebol. Porém, finalizo dizendo: do jeito que está novos vexames virão. Menores, iguais ou maiores.
 
 
Um abraço a todos!!!

sábado, 14 de junho de 2014

A COPA É UMA FESTA!!!

OLÁ A TODOS!!!

Eu entendo o descontentamento de muitos com o descaso, as injustiças sociais e a desfaçatez dos nossos administradores e políticos. Evidente que isso não é generalizante, porém, os efeitos destas questões negativas são altamente nocivos ao nosso bem estar coletivo. Todavia imputar a um evento maravilhoso como a Copa do Mundo a culpa de todos nossos males é no mínimo uma análise de amplitude baixa.

Mas vou falar aqui agora do futebol, da festa do esporte. Quem é freqüentador de estádios, quem ama e curte o futebol e tiver oportunidade de assistir um jogo de Copa in loco sabe o que estou falando!!! Parafraseando uma peça publicitária famosa  eu digo que curtir isso tudo “não tem preço”!!!

Uma verdadeira “Invasão Estrangeira” está sendo perpetrada no Brasil. Uma invasão bem-vinda. Presenciar também o espanto e a surpresa dos “gringos” com a alegria e a hospitalidade brasileira, e em especial o calor humano baiano, é espetacular.  Esses alemães mesmo jamais vão esquecer estes dias em Cabrália, dias de sonho na Bahia. Ontem percebi na emoção do ao vivo  o encantamento de holandeses, espanhóis, australianos, peruanos, chineses, tailandeses, mexicanos, irlandeses, alemães, ingleses e Cia. Verdadeira  aula de geografia em plena rua!!!

Sobre a bola rolando não vou falar muito agora, pois se disser algo não passará de variações sobre o mesmo tema do que muitos estão falando de monte: pênalti ou não, impedimentos mal impedidos, chocolate holandês em pleno São João, expectativa sobre alemães e portugueses, ansiedade quanto ao jogo do Brasil terça... deixa rolar mais a bola!!!

O que é bom mesmo é que a FESTA ESTÁ ROLANDO!!! Devemos todos aproveitar esse momento único nas nossas vidas e na história de nossa pátria amada Brasil!!! E RUMO AO HEXA!!! Como dizia Zagallo em 1994, digo: “Só faltam 6 jogos para o HEXA!!!”. E RESPEITEM O VERDE-AMARELO!!!

UM ABRAÇO A TODOS!!!

sábado, 7 de junho de 2014

Uma breve crônica do futebol da Bahia.

OLÁ A TODOS!!!
 
Eu conheço dois irmãos: ILUDIDO e DESLUMBRADO!!! Apesar de serem irmãos, que um depende do outro, que no fundo no fundo eles não vivem um sem o outro, vivem a brigar.
 
ILUDIDO ano passado teve um sucesso inesperado, e naquele de "Ano Novo, Vida Nova", pensou que as coisas seriam como no ano que passou... Pior: pensou que assim seriam as coisas apenas porque ele, ILUDIDO, queria... esqueceu de combinar com muita "gente": a vida, as coisas, o destino, os outros e etc e tal...
 
DESLUMBRADO começou o ano meio que desacreditado. Viu as coisas melhorarem, e passou a ter uns "sucezinhos" a mais que seu irmão, ILUDIDO. Somado a isso, quando "brigava" com Iludido, na maioria das vezes vencia a parada. Bateu por aqui em uns "primos pobres" baianos, e também, não levou desaforo de dois primos "mais ou menos" de Minas. Começou um curso "FEDERAL", tirando umas notinhas boas. Pronto: já achou que poderia passar no vestibular!!!
 
Agora, os dois irmãos, ILUDIDO e DESLUMBRADO, estão por aí, chutando lata, numa de horror. ILUDIDO ultimamente está tão mal que é visto pelas ZONAS da vida... é o caminho do fundo do poço. DESLUMBRADO, por amor ao irmão que vive a brigar, pensa em ir para esta mesma ZONA para "visitá-lo". Porém, teme-se que goste de lá e como tem um problema com essa "droga" chamada rebaixamento, pode ser que fique perdido por lá.
 
Coitado desse "pai" destes dois aí: "Seu" Futebol da Bahia. Detalhe que esqueci: os dois são filhos de mães diferentes. Um é filho de "dona" Rubrolina, o ILUDIDO, e o outro é filho de "dona" Tricolina, o tal do DESLUMBRADO. Aff!!!
 
Depois da Copa vamos ver o que será destes dois rapazes...
 
UM ABRAÇO A TODOS!!!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

FUTEBOL BAIANO E NOSSA SINA: FAZER CONTAS!



OLÁ A TODOS!!!

Quando iniciou o BRASILEIRÃO 2014 não especulei muito sobre o destino dos nossos clubes, Bahia e Vitória. Procurei, como sempre faço, projetar objetivos possíveis aos dois. Em geral, ficar na “primeira página” da tabela de classificação já será um achado para nossos representantes. Se ficarem os dois então, mais ainda.

O problema é que num campeonato como o Campeonato Brasileiro você tem que determinar metas razoáveis e buscar cumpri-las passo a passo. Em alguns Panoramas atrás eu disse no ar que fazer nestas primeiras 9 rodadas do certame, a etapa antes da Copa, uma pontuação acima de 50% seria importante para dar tranquilidade  ao trabalho do “pós-Copa”. Vislumbro que infelizmente nossos baianos não cumprirão esta marca. O Vitória já é certo não cumprirá, e o Bahia, dificilmente conseguirá.

Vamos ao Vitória primeiro. Caso o rubro-negro baiano derrote o seu similar pernambucano amanhã em Feira, faria 10 pontos em 27 possíveis e viraria o recesso com um aproveitamento de 37%. Números percentuais que no geral do campeonato condiciona a quem os ostenta luta contra o rebaixamento.

O caso do Bahia é o seguinte: para fazer mais de 50% o time de Marquinhos Santos teria que se esmerar e ganhar duas difíceis partidas, domingo em Chapecó contra o Chapecoense e quarta-feira, em Recife, num clássico complexo contra o Sport. Isso feito, o time faria 14 pontos e atingiria aproximadamente 58%. Um empate apenas nesses dois jogos já determina rendimento abaixo dos 50%.

Não vou nem calcular o desempenho dos nossos times caso amarguemos 3 derrotas nesses últimos jogos antes da Copa. Ai, seria DEUS NOS ACUDA após a competição mundial e dias nada “alvissareiros” que virão.

Portanto, para tricolores e rubro-negros, só nos restam torcer!!!

UM ABRAÇO A TODOS!!!