sábado, 19 de julho de 2014

Brilhante opinião do jogador Paulo André, mentor e líder do movimento de vanguarda dos jogadores de futebol, o famoso Bom Senso Futebol Clube, em texto publicado em seu perfil oficial no facebook no dia 14 de julho de 2014. https://www.facebook.com/pauloandreoficial?fref=ts

Leiam e opinem. Eu mesmo, assino embaixo os argumentos do politizado jogador!!!

"Desabafo:

Não dá para acordar em plena segunda feira e ler em todos os sites que o Marin e o Marco Polo querem um treinador que represente a “reformulação”. Qual é? Só eu que fico indignado? Sempre o mesmo papinho. Querem enganar quem? Eu também quero uma reformulação. A começar por eles. E outra, será que dá pra me explicar por que esses senhores (na lista abaixo) estão no poder das federações ...estaduais há 20, 30, 40 anos?

José Gama Xaud, 40 anos no poder da Federação de Roraima;
Carlos Orione, 33 anos no poder da Federação de Mato Grosso;
Delfim P. Peixoto Filho, 29 anos no poder da Federação de SC;
Antonio Aquino, 26 anos no poder da Federação do Acre;
Francisco C. Oliveira, 25 anos no poder da Federação do MS;
Rosilene A. Gomes, 25 anos no poder da Federação da Paraíba;
Heitor da Costa Jr., 25 anos no poder da Federação de Rondonia;
Antonio C. Nunes da Silva, 24 anos no poder da federação do Pará;
José C. de Souza, 24 anos no poder da Federação do Sergipe;
Dissica V. Tomaz, mais de 20 anos no poder da Federação do Amazonas;
Leonar Quintalha, 19 anos no poder da Federação do Tocantins.

Esses são onze dos 47 caras que comandam o futebol nacional (27 presidentes das Federações e os 20 presidentes dos clubes da Série A). São eles que escolhem o presidente da CBF e que definem os regulamentos das competições da entidade. Só eles, mais ninguém. E alguém acha que um novo treinador vai conseguir reformular alguma coisa?

Parem com isso!

Que cada um assuma a sua parcela de culpa (jogadores, comissão, eu, você, todos temos um pouco. Mas a desses caras é gigante, só não é maior do que a cara de pau). Esses presidentes (da Confederação e das Federações), que jamais deram as caras nas derrotas, que jamais foram vaiados nos estádios e que jamais deixaram de receber seus vencimentos no final do mês (porque a Confederação e as Federações pagam em dia), são os maiores responsáveis pelo caos em que se encontra o futebol brasileiro.

Olhem para seus umbigos e tenham vergonha do que construíram! Clubes grandes endividados, clubes pequenos sem calendário, estádios vazios, atletas sem salários, etc... E a solução é o novo treinador? #Cansei.

Há pelo menos duas décadas, simplesmente para permanecerem no poder, esses senhores tem sido coniventes com tudo de ruim que a CBF representa para o nosso país. Medrosos, nada fizeram para mudar. Saibam que para se fazer a reformulação que agora descobriram ser necessária é preciso coragem, visão, paixão, conhecimento, planejamento, fugir do óbvio. Mas a prioridade (no discurso) dada a mudança da comissão técnica mostra que nada mudará, a não ser o tal do treinador.

Aproveito o desabafo para agradecer a cada um dos presidentes citados acima. Desculpe-me destacá-los em meio a tantos outros mas os senhores dedicaram suas vidas prestando serviços ao futebol nacional. Não teríamos chegado aonde chegamos sem vocês. Tenham certeza de que nenhum de nós, brasileiros, se esquecerá do que os senhores, por falta de visão e por falta de amor ao esporte, nos fizeram sentir no dia 8 de julho de 2014.

Peço, se houver um pingo de consciência e dignidade nesse mundo paralelo em que vivem, que os senhores convoquem uma assembleia geral, democratizem o estatuto da CBF e, em seguida, reformulem..., reformulem a vida de vocês bem longe do futebol.

“E você, torcedor brasileiro, que tem perguntado como ajudar, como participar da construção do nosso próprio legado da Copa, vá ao estádio nesta quarta feira – quando recomeça o Brasileirão – e leve um cartaz ou uma faixa pedindo: DEMOCRACIA NA CBF, JÁ!” (Bom Senso F.C)

Um abraço do extremo oriente,
P.A"

sábado, 12 de julho de 2014

FALAR MAIS O QUE NESSA HORA...

OLÁ A TODOS!!!
 

Após o maior revês do futebol brasileiro, que, dificilmente deverá ser superado, a não ser, na minha modestíssima opinião, por uma eliminação precoce em eliminatória sul-americana para uma outra Copa do Mundo, o que falar a mais do que têm-se dito com propriedade por alguns, por perversidade por outros e por oportunismo cínico por tantos?
 

Penso que o momento é mais de se ouvir e analisar as coisas do que ficar por aí tentando encobrir o vexame ou se tentar desesperadamente buscar modelos que ao contrário irão piorar a situação do nosso futebol.
 

Particularmente penso que adotar e copiar o modelo alemão não é a  resposta necessária para o renascimento do futebol brasileiro. Cada povo tem sua característica e cultura no esporte. Frase antiga da história e da diplomacia dizia que “o que é bom para os Estados Unidos não é bom para o Brasil” e vice-versa. Refletir sobre outros modelos e antropofagicamente, como no pensamento “Oswaldiano”, e  adaptá-los ao nosso imenso cabedal cultural e histórico do vencedor futebol brasileiro, tudo bem. Pensar em comprar um “software pirata made in Germany, Spain ou Netherlands”, nunca!!! E mesmo não me venham com cópia barata a imagem e semelhança da Argentina!!!
 

Porém, apesar de ansiar pela prudência e planejamento meticuloso, entendo que os mandatários do futebol nacional pensem em estratégias de curto, médio e longo prazo afim de revitalizar esse ainda forte futebol mundial, que se mostra agora enfraquecido por um momento desastroso e lamentável.
 
Para não me omitir de alguns “pitacos” e posicionamentos, adiantarei o que penso na linha do curto, médio e longo prazo da recuperação do nosso futebol. Vejamos:
 

Curto Prazo:
Definição de uma comissão técnica, com técnico e auxiliar técnico, com o primeiro a frente da Seleção principal e o segundo comandando a Seleção Olímpica. Junto a estes, a formação de um conselho técnico da seleção brasileira, formada por estes dois, um coordenador técnico e mais alguns técnicos e ex-jogadores de peso e vulto para as tomadas de decisões e caminhos estratégicos da seleção nacional.
 
Médio Prazo:
Entendimento da seleção e do futebol nacional como um valor cultural da nação brasileira e deliberação ou determinação da exigência da seleção, ao menos, jogar no país 4 vezes ao ano em amistosos, propiciando assim uma aproximação da nossa equipe com as diversas regiões do país e seus diversos públicos, com a colocação de ingressos a preços mais populares.
 
Longo Prazo:
Espalhar pelas regiões do Brasil diversos centros de treinamento oficiais da seleção e estimular o desenvolvimento do futebol nos diversos rincões do nosso país, entendendo que não basta apenas investir nos grandes centros e esquecer do restante do país. Recriaria uma competição, que poderia ser de 2 em 2 anos ou até mesmo de 4 em 4 anos, sendo sub-23, o CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES, sendo apenas com jogadores nascidos em seus estados. Seria uma forma até mesmo de dar utilização as novas arenas e propiciar a criação de outras em outros estados dando oportunidade de revelação de novos jogadores.
 
Termino aqui pois, como até mesmo propus na linha do texto, este momento é melhor ouvir do que falar. Mas, adianto que nos diversos Panoramas das inúmeras semanas que virão irei buscar levantar outras questões e aprofundar estas e outras para podermos entender melhor os caminhos do nosso futebol. Porém, finalizo dizendo: do jeito que está novos vexames virão. Menores, iguais ou maiores.
 
 
Um abraço a todos!!!

sábado, 14 de junho de 2014

A COPA É UMA FESTA!!!

OLÁ A TODOS!!!

Eu entendo o descontentamento de muitos com o descaso, as injustiças sociais e a desfaçatez dos nossos administradores e políticos. Evidente que isso não é generalizante, porém, os efeitos destas questões negativas são altamente nocivos ao nosso bem estar coletivo. Todavia imputar a um evento maravilhoso como a Copa do Mundo a culpa de todos nossos males é no mínimo uma análise de amplitude baixa.

Mas vou falar aqui agora do futebol, da festa do esporte. Quem é freqüentador de estádios, quem ama e curte o futebol e tiver oportunidade de assistir um jogo de Copa in loco sabe o que estou falando!!! Parafraseando uma peça publicitária famosa  eu digo que curtir isso tudo “não tem preço”!!!

Uma verdadeira “Invasão Estrangeira” está sendo perpetrada no Brasil. Uma invasão bem-vinda. Presenciar também o espanto e a surpresa dos “gringos” com a alegria e a hospitalidade brasileira, e em especial o calor humano baiano, é espetacular.  Esses alemães mesmo jamais vão esquecer estes dias em Cabrália, dias de sonho na Bahia. Ontem percebi na emoção do ao vivo  o encantamento de holandeses, espanhóis, australianos, peruanos, chineses, tailandeses, mexicanos, irlandeses, alemães, ingleses e Cia. Verdadeira  aula de geografia em plena rua!!!

Sobre a bola rolando não vou falar muito agora, pois se disser algo não passará de variações sobre o mesmo tema do que muitos estão falando de monte: pênalti ou não, impedimentos mal impedidos, chocolate holandês em pleno São João, expectativa sobre alemães e portugueses, ansiedade quanto ao jogo do Brasil terça... deixa rolar mais a bola!!!

O que é bom mesmo é que a FESTA ESTÁ ROLANDO!!! Devemos todos aproveitar esse momento único nas nossas vidas e na história de nossa pátria amada Brasil!!! E RUMO AO HEXA!!! Como dizia Zagallo em 1994, digo: “Só faltam 6 jogos para o HEXA!!!”. E RESPEITEM O VERDE-AMARELO!!!

UM ABRAÇO A TODOS!!!

sábado, 7 de junho de 2014

Uma breve crônica do futebol da Bahia.

OLÁ A TODOS!!!
 
Eu conheço dois irmãos: ILUDIDO e DESLUMBRADO!!! Apesar de serem irmãos, que um depende do outro, que no fundo no fundo eles não vivem um sem o outro, vivem a brigar.
 
ILUDIDO ano passado teve um sucesso inesperado, e naquele de "Ano Novo, Vida Nova", pensou que as coisas seriam como no ano que passou... Pior: pensou que assim seriam as coisas apenas porque ele, ILUDIDO, queria... esqueceu de combinar com muita "gente": a vida, as coisas, o destino, os outros e etc e tal...
 
DESLUMBRADO começou o ano meio que desacreditado. Viu as coisas melhorarem, e passou a ter uns "sucezinhos" a mais que seu irmão, ILUDIDO. Somado a isso, quando "brigava" com Iludido, na maioria das vezes vencia a parada. Bateu por aqui em uns "primos pobres" baianos, e também, não levou desaforo de dois primos "mais ou menos" de Minas. Começou um curso "FEDERAL", tirando umas notinhas boas. Pronto: já achou que poderia passar no vestibular!!!
 
Agora, os dois irmãos, ILUDIDO e DESLUMBRADO, estão por aí, chutando lata, numa de horror. ILUDIDO ultimamente está tão mal que é visto pelas ZONAS da vida... é o caminho do fundo do poço. DESLUMBRADO, por amor ao irmão que vive a brigar, pensa em ir para esta mesma ZONA para "visitá-lo". Porém, teme-se que goste de lá e como tem um problema com essa "droga" chamada rebaixamento, pode ser que fique perdido por lá.
 
Coitado desse "pai" destes dois aí: "Seu" Futebol da Bahia. Detalhe que esqueci: os dois são filhos de mães diferentes. Um é filho de "dona" Rubrolina, o ILUDIDO, e o outro é filho de "dona" Tricolina, o tal do DESLUMBRADO. Aff!!!
 
Depois da Copa vamos ver o que será destes dois rapazes...
 
UM ABRAÇO A TODOS!!!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

FUTEBOL BAIANO E NOSSA SINA: FAZER CONTAS!



OLÁ A TODOS!!!

Quando iniciou o BRASILEIRÃO 2014 não especulei muito sobre o destino dos nossos clubes, Bahia e Vitória. Procurei, como sempre faço, projetar objetivos possíveis aos dois. Em geral, ficar na “primeira página” da tabela de classificação já será um achado para nossos representantes. Se ficarem os dois então, mais ainda.

O problema é que num campeonato como o Campeonato Brasileiro você tem que determinar metas razoáveis e buscar cumpri-las passo a passo. Em alguns Panoramas atrás eu disse no ar que fazer nestas primeiras 9 rodadas do certame, a etapa antes da Copa, uma pontuação acima de 50% seria importante para dar tranquilidade  ao trabalho do “pós-Copa”. Vislumbro que infelizmente nossos baianos não cumprirão esta marca. O Vitória já é certo não cumprirá, e o Bahia, dificilmente conseguirá.

Vamos ao Vitória primeiro. Caso o rubro-negro baiano derrote o seu similar pernambucano amanhã em Feira, faria 10 pontos em 27 possíveis e viraria o recesso com um aproveitamento de 37%. Números percentuais que no geral do campeonato condiciona a quem os ostenta luta contra o rebaixamento.

O caso do Bahia é o seguinte: para fazer mais de 50% o time de Marquinhos Santos teria que se esmerar e ganhar duas difíceis partidas, domingo em Chapecó contra o Chapecoense e quarta-feira, em Recife, num clássico complexo contra o Sport. Isso feito, o time faria 14 pontos e atingiria aproximadamente 58%. Um empate apenas nesses dois jogos já determina rendimento abaixo dos 50%.

Não vou nem calcular o desempenho dos nossos times caso amarguemos 3 derrotas nesses últimos jogos antes da Copa. Ai, seria DEUS NOS ACUDA após a competição mundial e dias nada “alvissareiros” que virão.

Portanto, para tricolores e rubro-negros, só nos restam torcer!!!

UM ABRAÇO A TODOS!!!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

ACORDA NORDESTE!!! (MAIS UMA VEZ...)



ACORDA NORDESTE!!! (MAIS UMA VEZ...)

OLÁ A TODOS!!!

Vou logo direto ao assunto: ACORDA NORDESTE DA BOLA!!! A ofensiva do capital midiático sulista é forte e pesada. Mas, antes que isso pareça um chororô de subalterno, digo que nossos dirigentes, que penso, medíocres e vinculados, são os mais responsáveis pela nossa situação.

Lendo e ouvindo por ai vi que ao contrário de se rediscutir a divisão do bolo do patrocínio e direitos de TV, o que se espera para os próximos anos é aumentar ainda mais o fosso, a distância dos endinheirados do sul contra os “migalhistas” do nordeste. Como competir em razão deste disparate de desigualdade?  E pior: sem falar nos outros favorecimentos do apito, dos tribunais e das armações da corja sulista.

O que fazer? Eu penso que ao contrário de chorar, chorar, chorar e chorar, caberia aos clubes do norte/nordeste fortalecer-se na Liga, não essa sendo usada pra bajular a CBF e dar holofote aos seus pares. Nesta linha de autonomia, reforçar o CAMPEONATO DO NORDESTE, ampliando a participação de clubes (para mim, fazer com 32 clubes) e fazer do mesmo a nossa “LIBERTADORES”. Temos público, estádios e o melhor, torcidas apaixonadas pelo futebol e pelos nossos clubes.

Aos facínoras e calhordas do sul, mostraríamos nossa força! Aliás, abrindo um parêntese no âmago da questão, seria interessante que as sedes nordestinas da copa – Salvador, Recife, Fortaleza e Natal – deem um “show de bola”, qualidade e receptividade na copa do mundo. Sinto cheiro de vexame no pedaço de Brasil que eles dizem ser mais desenvolvido, a exemplo de Curitiba e São Paulo.

Por esse momento é o brado que faço. ACORDA NORDESTE! Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, Náutico, Ceará, Fortaleza, ABC, América e cia se unam fora de campo e “quebrem o pau” dentro dele. Só assim teremos um futebol nordestino forte e fortalecido contra as investidas legítimas e ilegítimas dos poderosos do futebol nacional.

UM ABRAÇO A TODOS!!!

sábado, 17 de maio de 2014

EU NÃO TENHO PALAVRA...



OLÁ A TODOS!!!


De primeira vou logo explicando o teor do título desta crônica. No assunto que irei tratar, antecipo que sou realmente “sem palavra”, pois já tinha escrito e dito que não trataria mais desse assunto, ao menos aqui no Panorama da Semana. Estou falando do preconceito sulista a nós nordestinos em geral, e baianos, em particular.

Mais um episódio do crônico preconceito destilado esta semana. Um tal apresentador (sic?) num programa matinal de TV nitidamente, por não acreditar e por ser desinformado, desdenhou da notícia do interesse concreto e oficial do Bahia ao jogador Romagnoli do San Lorenzo da Argentina. Risos e ironias feitas pelo dito cujo na própria inserção o correspondente direto da Argentina confirmou não só o fato, como a repercussão deste em Buenos Aires. Para mim, nesse episódio, fim de papo.

Mas, o que transcende a tudo isso é o secular preconceito as “coisas ao norte do nosso país” por alguns destes “profissionais dos microfones”. Ao menos este camarada de agora não desferiu linguajar chulo ao falar do Bahia, como fez o elemento mal preparado de Minas que desrespeito uma instituição nobre e importante do país, como o Esporte Clube Vitória. Em tempo: parabéns Vitória!!!

Sempre argumento que não seria o futebol o ambiente diferente onde o preconceito ao norte/nordeste não se manifestaria no Brasil. Ele se manifesta na política, na cultura, na economia, em todas as áreas. Saliente-se isto parte de pessoas com “QI” baixo, pouca inteligência mesmo, e no caso de alguns profissionais de imprensa, despreparo para exercer a apresentação de um programa de cunho nacional e não regional.

Porém é importante citar que – e aqui corroboro da missiva do amigo Leandro Santiago – cidadãos nordestinos, por exemplo, que escolhem torcer para equipes de fora da sua região, invasores da sua cultura esportiva, legitimam sem querer este tipo de comportamento imbecil que se perpetua.

Finalizo sugerindo ao Bahia e sua direção a, contrário ao desejo de alguns de processar, xingar e atacar o dito personagem das ironias, convidá-lo para um grande jogo do nosso futebol (um outro BAVI por exemplo...), para o elemento perceber na prática o que é o nosso futebol. A sua empresa, como “reciclagem” do profissional e de outros que corroboram das ideias dele, a cobrirem o Campeonato do Nordeste 2015. Eles veriam o que é o futebol na sua essência e presenciariam jogos emocionantes com estádios vibrantes e torcidas genuínas.

No mais, finalizo mais uma vez, prometendo não citar mais este assunto – até que seja necessário! – dizendo que o futebol baiano e nordestino deveriam se impor em campo contra estes centralistas da bola e assim dar a verdadeira resposta que eles merecem. Em 2014, Bahia, Sport e Vitória pode fazer muito bem isso: Muito obrigado, eu sou representante da cultura futebolística genuína do Brasil e sou nordestino!!!

Um abraço a todos e uma pergunta final: como é o nome do cara mesmo? Eu não sei... mas, a história do Bahia, do Vitória, do Sport, do Santa Cruz, do Ceará, entre outros, estas sim, eu sei!!!