sábado, 9 de novembro de 2013

Semana de Decisão!!!

Olá a todos!!!
 
De hoje, dia 09 de novembro de 2013 até o pós feriado da Proclamação da República, o domingo 17 de novembro o Campeonato Brasileiro deste ano terá sua semana mais decisiva, valendo isso para praticamente todos os clubes, seja quem luta por título (aí, critérios de análise a parte, Cruzeiro campeão...), por vagas na Libertadores, por posicionamento em Sul-Americana ou por fuga de rebaixamento.
 
A semana é especificamente decisiva porque na reta de chegada que faltam 6 jogos para cada time, todos irão realizar neste intervalo de tempo 3 destas decisões. Ou seja, ao final do próximo domingo os objetivos já podem ser alcançados ou encaminhados, como também as aflições, precauções e as não esperadas decepções já estarão destinadas a cada um dos participantes. Como o espectro é grande e também como por praxe aqui é dar mais ênfase aos nossos clubes, falarei só de Bahia e Vitória.
 
O Bahia, em situação muito mais delicada e complexa, encara hoje na Fonte o Galo mineiro, equipe peculiar na competição. O Galo não almeja mais nada no campeonato que de diferente ao alvinegro histórico de Minas só seria diferente com título ou rebaixamento. Depois do Galo, sai quinta com o Peixe santista na Vila Belmiro e pega o Timbú pernambucano abatido e rebaixado. São 9 pontos em jogo que farão uma diferença fundamental ao tricolor baiano nessa disputa. No mínimo, 6 pontos são essenciais nesse “mini-torneio” de uma semana que o time baiano disputa para escapar de vez da segundona. Menos que isso, por tanto falar em animais mascotes dos grandes adversários do Bahia, eu digo: “o bicho pega”.
 
O Vitória segue com seu objetivo claro de lutar pela vaga na Libertadores. O rubro-negro está a 5 pontos do G4, com 4 pontos do Goiás que é o 5º lugar do momento e atrás do Galo, 6º lugar, mas por já estar na Libertadores 2014 é neutro na briga. Um adicional ao Leão é torcer pro Furacão na Copa do Brasil, pois abriria uma vaga na Libertadores caso o time paranaense vença esta competição. Isolando ao Brasileirão, ao Vitória cabe nesta “semana de fogo” fazer o máximo de pontos possíveis (porque não os 9 pontos?) contra a Macaca campineira fora amanhã e a Raposa mineira virtual campeã brasileira e contra o Peixe aqui em Salvador. Jogos difíceis, sabemos, todos eles. Mas, se a meta é grande tem que pensar e agir grande. Feito isso, ou ao menos, 7 pontos, projeto que o time iria diminuir a distância deste que pode ser o G4, G5 ou G6 dos sonhos. Detalhe para não esquecer: secar um dos brasileiros na Sul-Americana é necessários, Ponte ou São Paulo, pois um destes vencendo a competição, tira uma vaga de postulantes a Libertadores.
 
Portanto, por estas e outras nuances, esta semana é "A SEMANA" de nossos clubes. Nesta, os mesmos irão selar seus destinos na competição nacional mais importante do país. Vamos viver, torcer, vibrar, sofrer e esperar pra ver no que vai dar. Dia 18 iremos ver os resultados.
 
Um abraço a todos!!!

sábado, 2 de novembro de 2013

Brasil x Espanha: O caso Hasta la Vista Diego Costa!!!

Olá a todos!!!
 
Virou novela nestes últimos dias a questão do jogador Diego Costa do Atlético de Madrid em decidir-se pela Espanha após ser convocado pelo Felipão para a nossa Seleção de futebol. São várias análises e pontos de vista. Respeito todas, apesar de ouvir algumas desprovidas de elementos de fundamentação. Irei simplificar, partindo de dois pontos: um pró Diego e sua escolha e outro contra tal conduta.
 
A favor de Diego Costa pesa ele ser um jogador integrado ao mundo espanhol de longas datas e que não teve ou teria poucas chances de disputar a copa pela Seleção Brasileira. Talvez o que mais vale mesmo é a escolha do cidadão Diego. Que se lixe o resto!!! Parece até que o “Brasil de lá de baixo”, ou seja, o centralista, preconceituoso e elitista Brasil do Rio-São Paulo-Minas-Rio Grande, se preocupa com o futebol do “Brasil de cá de cima”, Brasil de onde saiu Diego Costa, sergipano de nascimento e assim como muitos outros jovens jogadores – e cidadãos – brasileiros buscam sucesso nos diversos campos do mundo. A CBF e o Felipão pisaram na bola, na minha opinião, quando não fizeram um simples telefonema e perguntaram ao próprio jogador sua opinião e sentimento antes de fazer sua convocação. Foram tirar uma de valente e se deram mal.
 
O que argumento em contrário não é nada contra o jogador, aliás, digo e espero que seja feliz, pois aqui temos o “Walter BB” no mesmo ou melhor nível que ele. O que discuto é que a FIFA tem e deve regular firmemente tal conduta, esta postura de assédio dos grandes centros do futebol a jogadores de centros econômicos mais pobres. Senão daqui a pouco veremos seleções com todos os seus jogadores naturalizados de locais distantes ao seu país, retirando a mística dos campeonatos e torneios de seleções. No FUTSAL já ocorre isso. Imaginem vocês se Neymar, por exemplo, não tivesse disputado uma competição oficial da FIFA pela Seleção Brasileira... estaria livre para ser “convocado” – ou contratado? – por qualquer seleção de outro país.
 
Vejo que desta novela a CBF e o Felipão perderam a grande chance de ficarem calados e realmente encaparem um processo importante no futebol nacional de regulação de um fenômeno que transforma o mundo do futebol.
 
Um abraço a todos!!!

sábado, 21 de setembro de 2013

Futebol, números, tendências, aflições e aspirações baianas.

Olá a todos:
O “Panorama da Semana” de hoje é direcionado a uma análise de números consolidados e exatos. Porém quando números entram no universo do futebol, mesmo levando muito em consideração a exatidão dos próprios, temos sempre que relativizá-los. A este aspecto prático trazido pela condição dos valores, temos que acrescentar quando falamos de “bola” das emoções, tradições e tendências históricas.
Passa ano muda ano a “sina” baiana é essa: aflição, sofrimento, momentos tênues de euforia, mas, via de regra, a nossa manutenção num patamar mediano na luta da competição maior do futebol nacional.
Resumidamente o que vejo nos números apresentados até então de nossos dois baianos no nacional é que deveremos nos safar da temida e tão presente em nossos corações e mentes, Segundona. Deveremos nos safar desde que associado às tendências estatísticas de então e sua permanência, os aspectos psicológicos e subjetivos do futebol nos favoreçam.
No transcorrer do programa de hoje levantarei dados e perspectivas mais analíticas, mas, para resumir a parada em palavras mais simples digo que o que Bahia e Vitória têm que fazer – e rápido! – é “cravar” logo seus 45 pontos na tabela. Do jeito que está a briga do campeonato hoje, em que a distância em pontos do 6º colocado (Vitória), ao 14º lugar (São Paulo), se dão por 3 pontos, projeto que deveremos ter o “porteiro da zona” até mesmo com menos que estes 45 pontos. Mas, todo cuidado é pouco.
Uma outra coisa, a partir de tendências históricas do Campeonato Nacional, disputado desde 1959, e levando em consideração principalmente o início da famosa Era dos Pontos Corridos: nossa realidade é a segunda página da tabela. Se fizermos direitinho o feijão com arroz nosso de cada dia, o pedaço de cima da página B. Caso o “bicho esteja pegando”, a nossa sina é girar próximo a zona do inferno!!! CRENDEUSPAI!!!
Infelizmente essa é nossa realidade atual. Trato e interpreto isso a partir de dados e critérios práticos. Sei que esta é a nossa “real”, mas, a nossa história e potencial nos daria maiores aspirações. Torço por isso. Porém deveremos melhorar nossos números para induzir também melhores aspirações e diminuir aflições e sofrimentos de nossos torcedores.
Um abraço a todos!!!

sábado, 17 de agosto de 2013

Do 1º de janeiro de 1931 ao dia 31 de agosto de 2013.

Olá a todos:

Qual data é a mais importante na história do Esporte Clube Bahia? Seria a data da sua fundação, o histórico 1º de janeiro de 1931? Para muitos antigos e saudosos, talvez, a inusitada data de 29 de março de 1960, dia do 1º título nacional do clube? Ou o épico 19 de fevereiro de 1989, o dia que o Gigante da Beira Rio silenciou-se? Pois é, para cada torcedor do Bahia, em cada sentimento existe uma data, uma vitória, até mesmo uma derrota, um jogo, um título marcante. Mas aqui agora chamo atenção para duas datas: a de hoje, quando já esta altura deve estar ocorrendo um evento histórico não só ao Bahia, ao futebol brasileiro, mas pertinente a todo regime democrático e, possivelmente, o dia 31 de agosto, data das eleições diretas do clube, pós reforma estatutária e de pensamento.

Agora realiza-se a assembleia geral que define rumos importantes ao clube. Basicamente, esta dará reforma ao estatuto do clube. Na prática, define-se um novo processo transparente e democrático a vida do clube, anseio antigo da sua imensa torcida. Desta assembleia deverá marcar a confirmação da possibilidade do torcedor, sendo sócio, escolher o mandatário do clube e oxigenar seu conselho deliberativo.

O 31 de agosto será o grande dia, caso as eleições sejam para esta data marcada. Se for no 1º de setembro, 02, 03... 7 de setembro!!! Que seja: ficará marcada esta data como o Dia da Independência Tricolor!!! Um corte nas oligarquias perversas e nefastamente duradouras ao progresso do clube. O gigante brasileiro acordou em junho. O gigante tricolor baiano vai acordar com certeza, seja qual for o desfecho deste processo histórico, após este agosto de 2013.

Uma coisa eu sei: depois deste acontecimento, o Bahia não será mais o mesmo. Se melhor, que eu acredito, ou pior, que também é possível, não sei. E acrescento: não só o Bahia vai mudar. Outras estruturas de clubes no Brasil, nossas entidades esportivas, em especial FBF e CBF, uma nova forma de ver e interceder nos processos esportivos vai nascer a partir do exemplo do Bahia. Não tenho nenhuma dúvida. A questão é a velocidade: velocidade 1, 2 ou... 5.

É por essas e outras que emocionado escrevo e digo a todos: cada dia tenho mais orgulho de ser torcedor do Bahia!!! Bahia minha vida, Bahia meu orgulho, Bahia meu amor!!!

Um abraço a todos!!!

P.S.: Desculpe a todos, mas hoje, fugi um pouco da minha linha. A emoção me autorizou hoje. Só hoje... ou teremos outras datas???

sábado, 3 de agosto de 2013

BAHIA e VITÓRIA APÓS 10 JOGOS DO BRASILEIRÃO!!!

Olá a todos!!!
Depois de finalizadas as 10 primeiras rodadas do BRASILEIRÃO, um pouco mais da metade do turno e mais de 1/4 do campeonato inteiro podemos fazer uma breve análise dos nossos times na Série A nacional.
No geral, e considerando as expectativas, as situações na pontuação e colocações dos dois no campeonato a avaliação é excelente. Bahia e Vitória figurando na primeira página, no G10 do campeonato brasileiro, é um resultado, provisório, é claro, mas, alentador e motivante. As indicações do início do campeonato não sugeriam esta condição, muito menos ainda do Bahia. Registre-se que a única fala dissonante desta situação prognosticada foi do nosso companheiro Gilmar Marcelino, que em seus momentos de “visão além do alcance” profetizou ao fim do certame nacional tricolores e rubros negros baianos entre os dez primeiros.
O Bahia está mais do que excelente a campanha: visto o que se previa, esta, ao momento é excepcional. Considerando os fatores políticos e administrativos que vive o clube, amplia-se ainda a relevância. O time na 3ª colocação, com 19 pontos, mais vitórias (5) do que empates (4) e mais estes que derrotas (2), o que demonstra numericamente o equilíbrio da equipe no campeonato, e demonstrando um futebol qualificado, é de deixar otimista qualquer tricolor. Ressalve-se que o tricolor baiano tem um jogo a mais na campanha. Porém isto foi compensado pelo resultado positivo neste jogo, contra o São Paulo fora de casa.
O Vitória também faz uma boa campanha. Em 10 rodadas, 4 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Um aproveitamento de 50%, por obter 15 pontos em 30 possíveis. Poderia estar melhor, claro, até mesmo porque se esperava muito mais do rubro negro do que do seu tradicional rival. Este é o preço do futebol polarizado, a comparação direta e imediatista, desprovida de análise. O fato do Vitória estar na 6ª colocação, atrás do Bahia, no momento, não quer dizer que a sua campanha é ruim. Uma vitória obrigatória amanhã contra o vice-lanterna da competição, a Lusa paulista, pode fazer o Leão da Barra subir uma posição na tabela, ou na pior das hipóteses, manter-se na sua posição mais do que positiva. Como eternizou um personagem de novela global: “muita calma nessa hora...”.
No geral da competição ainda vejo as peças se arrumando, não só para os nossos times, como para todos os demais. Quem chegar ao final do primeiro turno com mais de 30 pontos, e quanto mais melhor, imagino como candidato real ao título. Na degola, o patamar de respiro é 40% dos pontos. Quem tiver abaixo disto, vai sofrer. Penso também que ao retomar a Copa do Brasil e iniciar a Sul-Americana para os brasileiros, este fatos irão ser um pêndulo importante na balança do campeonato, em razão do desgaste e desfalques. Mas, teremos que esperar mais 9, 10 rodadas para analisar isso. E muito do agora pode não ser mais o do depois. Nisso, vale um aviso: se liga Bahia, se liga Vitória.
Um abraço a todos!!!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Longe da Libertadores

Olá a todos!!!
Irei repercutir aqui, como o Panorama da Semana de hoje, o texto publicado no editorial do jornal A Tarde de ontem, 26 de julho de 2013. Muito bom para reflexão e síntese de vários de nossos debates anteriores.
Longe da Libertadores:
A conquista da Copa Libertadores pelo Atlético-MG ratificou a atual hegemonia brasileira no torneio. Já são nove finais consecutivas com a presença de pelo menos um time nacional. O título de 2013 é o quarto seguido do País, após os de Corinthians (2012), Santos (2011) e Inter-RS (2010).
Segundo colocado em número de conquistas – 17 contra 22 da líder Argentina –, o Brasil tem como protagonistas na Libertadores os clubes do Sudeste e do Sul.
Tal contexto confere às demais regiões do País, incluindo o Nordeste, a condição de periferia do futebol brasileiro.
Mas porque os maiores clubes nordestinos, como Bahia, Vitória, Sport e outros de Pernambuco e Ceará, não conseguem se equiparar aos grandes do Sul e Sudeste?
A disparidade econômica explica isso, em parte. E muito dessa diferença abissal de orçamentos passa pelas cotas de TV, substancial nas receitas dos clubes.
A maneira como elas são pagas pela emissora detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro estimula o desequilíbrio entre os competidores.
Clubes como Corinthians e Flamengo recebem da TV pelo menos R$ 84 milhões por ano pelo Brasileirão, passo que Bahia e Vitória ganham por volta de R$ 29 milhões – segundo números do ranking de 2012.
Nesse sentido, o modelo da Bundesliga, o campeonato alemão, é um exemplo a ser seguido, já que os valores das cotas são distribuídos de forma equânime, com o objetivo de gerar equilíbrio e tornar a disputa mais competitiva e justa.
Cabe aos clubes nordestinos e demais prejudicados se unirem em defesa da redivisão desse bolo. Nem que seja preciso um tipo de ‘revolução’, isto é, uma ruptura com o establishment da bola.
De certa forma, o campeão Atlético-MG não deixa de ser uma inspiração, já que tem receita inferior aos gigantes do eixo Rio-São Paulo. Ou seja: recurso financeiro é primordial, mas não é tudo. Gestão profissional, planejamento e criatividade completam a equação. Talvez esteja faltando um pouco de cada aos nossos clubes.”.
Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CHUTANDO OS CONFRONTOS BRASILEIROS NA SUL-AMERICANA 2013:

Conforme divulgamos em programas anteriores, deveremos ter os dois baianos na Copa Sul-Americana 2013.

O Bahia já está classificado. Ao Vitória cabe torcer pela ascensão as Oitavas de Finais da Copa do Brasil de Santos, Botafogo, Ponte Preta ou Atlético do Paraná.

Como, na minha opinião, a pior situação é da Ponte Preta, que precisa bater o Nacional de Manaus lá no Amazonas, quarta-feira, vejo que o Leão deverá ficar com a vaga.

Projetando os resultados mais prováveis, visualizo dois cenários possíveis para os baianos na competição continental:


CENÁRIO 1 :

NÁUTICO X VITÓRIA

CORITIBA X CRICIÚMA

PONTE PRETA X GOIÁS

BAHIA X PORTUGUESA



CENÁRIO 2:
NÁUTICO X SPORT

CORITIBA X VITÓRIA

BAHIA X CRICIÚMA

PORTUGUESA X GOIÁS


Vejam que só ZEBRAS do futebol podem mudar estes cenários aparentes. Dia 25 de julho veremos como fica!!!

Um abraço a todos!!!