sábado, 17 de agosto de 2013

Do 1º de janeiro de 1931 ao dia 31 de agosto de 2013.

Olá a todos:

Qual data é a mais importante na história do Esporte Clube Bahia? Seria a data da sua fundação, o histórico 1º de janeiro de 1931? Para muitos antigos e saudosos, talvez, a inusitada data de 29 de março de 1960, dia do 1º título nacional do clube? Ou o épico 19 de fevereiro de 1989, o dia que o Gigante da Beira Rio silenciou-se? Pois é, para cada torcedor do Bahia, em cada sentimento existe uma data, uma vitória, até mesmo uma derrota, um jogo, um título marcante. Mas aqui agora chamo atenção para duas datas: a de hoje, quando já esta altura deve estar ocorrendo um evento histórico não só ao Bahia, ao futebol brasileiro, mas pertinente a todo regime democrático e, possivelmente, o dia 31 de agosto, data das eleições diretas do clube, pós reforma estatutária e de pensamento.

Agora realiza-se a assembleia geral que define rumos importantes ao clube. Basicamente, esta dará reforma ao estatuto do clube. Na prática, define-se um novo processo transparente e democrático a vida do clube, anseio antigo da sua imensa torcida. Desta assembleia deverá marcar a confirmação da possibilidade do torcedor, sendo sócio, escolher o mandatário do clube e oxigenar seu conselho deliberativo.

O 31 de agosto será o grande dia, caso as eleições sejam para esta data marcada. Se for no 1º de setembro, 02, 03... 7 de setembro!!! Que seja: ficará marcada esta data como o Dia da Independência Tricolor!!! Um corte nas oligarquias perversas e nefastamente duradouras ao progresso do clube. O gigante brasileiro acordou em junho. O gigante tricolor baiano vai acordar com certeza, seja qual for o desfecho deste processo histórico, após este agosto de 2013.

Uma coisa eu sei: depois deste acontecimento, o Bahia não será mais o mesmo. Se melhor, que eu acredito, ou pior, que também é possível, não sei. E acrescento: não só o Bahia vai mudar. Outras estruturas de clubes no Brasil, nossas entidades esportivas, em especial FBF e CBF, uma nova forma de ver e interceder nos processos esportivos vai nascer a partir do exemplo do Bahia. Não tenho nenhuma dúvida. A questão é a velocidade: velocidade 1, 2 ou... 5.

É por essas e outras que emocionado escrevo e digo a todos: cada dia tenho mais orgulho de ser torcedor do Bahia!!! Bahia minha vida, Bahia meu orgulho, Bahia meu amor!!!

Um abraço a todos!!!

P.S.: Desculpe a todos, mas hoje, fugi um pouco da minha linha. A emoção me autorizou hoje. Só hoje... ou teremos outras datas???

sábado, 3 de agosto de 2013

BAHIA e VITÓRIA APÓS 10 JOGOS DO BRASILEIRÃO!!!

Olá a todos!!!
Depois de finalizadas as 10 primeiras rodadas do BRASILEIRÃO, um pouco mais da metade do turno e mais de 1/4 do campeonato inteiro podemos fazer uma breve análise dos nossos times na Série A nacional.
No geral, e considerando as expectativas, as situações na pontuação e colocações dos dois no campeonato a avaliação é excelente. Bahia e Vitória figurando na primeira página, no G10 do campeonato brasileiro, é um resultado, provisório, é claro, mas, alentador e motivante. As indicações do início do campeonato não sugeriam esta condição, muito menos ainda do Bahia. Registre-se que a única fala dissonante desta situação prognosticada foi do nosso companheiro Gilmar Marcelino, que em seus momentos de “visão além do alcance” profetizou ao fim do certame nacional tricolores e rubros negros baianos entre os dez primeiros.
O Bahia está mais do que excelente a campanha: visto o que se previa, esta, ao momento é excepcional. Considerando os fatores políticos e administrativos que vive o clube, amplia-se ainda a relevância. O time na 3ª colocação, com 19 pontos, mais vitórias (5) do que empates (4) e mais estes que derrotas (2), o que demonstra numericamente o equilíbrio da equipe no campeonato, e demonstrando um futebol qualificado, é de deixar otimista qualquer tricolor. Ressalve-se que o tricolor baiano tem um jogo a mais na campanha. Porém isto foi compensado pelo resultado positivo neste jogo, contra o São Paulo fora de casa.
O Vitória também faz uma boa campanha. Em 10 rodadas, 4 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Um aproveitamento de 50%, por obter 15 pontos em 30 possíveis. Poderia estar melhor, claro, até mesmo porque se esperava muito mais do rubro negro do que do seu tradicional rival. Este é o preço do futebol polarizado, a comparação direta e imediatista, desprovida de análise. O fato do Vitória estar na 6ª colocação, atrás do Bahia, no momento, não quer dizer que a sua campanha é ruim. Uma vitória obrigatória amanhã contra o vice-lanterna da competição, a Lusa paulista, pode fazer o Leão da Barra subir uma posição na tabela, ou na pior das hipóteses, manter-se na sua posição mais do que positiva. Como eternizou um personagem de novela global: “muita calma nessa hora...”.
No geral da competição ainda vejo as peças se arrumando, não só para os nossos times, como para todos os demais. Quem chegar ao final do primeiro turno com mais de 30 pontos, e quanto mais melhor, imagino como candidato real ao título. Na degola, o patamar de respiro é 40% dos pontos. Quem tiver abaixo disto, vai sofrer. Penso também que ao retomar a Copa do Brasil e iniciar a Sul-Americana para os brasileiros, este fatos irão ser um pêndulo importante na balança do campeonato, em razão do desgaste e desfalques. Mas, teremos que esperar mais 9, 10 rodadas para analisar isso. E muito do agora pode não ser mais o do depois. Nisso, vale um aviso: se liga Bahia, se liga Vitória.
Um abraço a todos!!!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Longe da Libertadores

Olá a todos!!!
Irei repercutir aqui, como o Panorama da Semana de hoje, o texto publicado no editorial do jornal A Tarde de ontem, 26 de julho de 2013. Muito bom para reflexão e síntese de vários de nossos debates anteriores.
Longe da Libertadores:
A conquista da Copa Libertadores pelo Atlético-MG ratificou a atual hegemonia brasileira no torneio. Já são nove finais consecutivas com a presença de pelo menos um time nacional. O título de 2013 é o quarto seguido do País, após os de Corinthians (2012), Santos (2011) e Inter-RS (2010).
Segundo colocado em número de conquistas – 17 contra 22 da líder Argentina –, o Brasil tem como protagonistas na Libertadores os clubes do Sudeste e do Sul.
Tal contexto confere às demais regiões do País, incluindo o Nordeste, a condição de periferia do futebol brasileiro.
Mas porque os maiores clubes nordestinos, como Bahia, Vitória, Sport e outros de Pernambuco e Ceará, não conseguem se equiparar aos grandes do Sul e Sudeste?
A disparidade econômica explica isso, em parte. E muito dessa diferença abissal de orçamentos passa pelas cotas de TV, substancial nas receitas dos clubes.
A maneira como elas são pagas pela emissora detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro estimula o desequilíbrio entre os competidores.
Clubes como Corinthians e Flamengo recebem da TV pelo menos R$ 84 milhões por ano pelo Brasileirão, passo que Bahia e Vitória ganham por volta de R$ 29 milhões – segundo números do ranking de 2012.
Nesse sentido, o modelo da Bundesliga, o campeonato alemão, é um exemplo a ser seguido, já que os valores das cotas são distribuídos de forma equânime, com o objetivo de gerar equilíbrio e tornar a disputa mais competitiva e justa.
Cabe aos clubes nordestinos e demais prejudicados se unirem em defesa da redivisão desse bolo. Nem que seja preciso um tipo de ‘revolução’, isto é, uma ruptura com o establishment da bola.
De certa forma, o campeão Atlético-MG não deixa de ser uma inspiração, já que tem receita inferior aos gigantes do eixo Rio-São Paulo. Ou seja: recurso financeiro é primordial, mas não é tudo. Gestão profissional, planejamento e criatividade completam a equação. Talvez esteja faltando um pouco de cada aos nossos clubes.”.
Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CHUTANDO OS CONFRONTOS BRASILEIROS NA SUL-AMERICANA 2013:

Conforme divulgamos em programas anteriores, deveremos ter os dois baianos na Copa Sul-Americana 2013.

O Bahia já está classificado. Ao Vitória cabe torcer pela ascensão as Oitavas de Finais da Copa do Brasil de Santos, Botafogo, Ponte Preta ou Atlético do Paraná.

Como, na minha opinião, a pior situação é da Ponte Preta, que precisa bater o Nacional de Manaus lá no Amazonas, quarta-feira, vejo que o Leão deverá ficar com a vaga.

Projetando os resultados mais prováveis, visualizo dois cenários possíveis para os baianos na competição continental:


CENÁRIO 1 :

NÁUTICO X VITÓRIA

CORITIBA X CRICIÚMA

PONTE PRETA X GOIÁS

BAHIA X PORTUGUESA



CENÁRIO 2:
NÁUTICO X SPORT

CORITIBA X VITÓRIA

BAHIA X CRICIÚMA

PORTUGUESA X GOIÁS


Vejam que só ZEBRAS do futebol podem mudar estes cenários aparentes. Dia 25 de julho veremos como fica!!!

Um abraço a todos!!!

sábado, 20 de julho de 2013

Vários Panoramas desta semana!!!

Olá a todos!!!
 
Mais uma semana de futebol e algumas questões e fatos são importantes para discussão. Elencarei algumas rápidas:
 
1 - A volta do BAVI ao Brasileirão depois de 10 anos é importante para se refletir porque nosso grande clássico ficou no ostracismo nacional por tanto tempo, mas, é feliz pelo momento convincente dos dois times, apesar da ainda brevidade do campeonato. Frase feita: clássico não tem favorito. Apesar do melhor momento do Vitória.
 
2 - Muito bom o acesso de Catuense e Galícia a primeira divisão do Baianão em 2014. Será que o que foi chamado atenção acima tem conexão com esta observação aqui? Penso que o campeonato baiano, o próprio futebol da Bahia, precisa de uma reformulação urgente. Estes times mais tradicionais precisam ter mais espaço e condições na disputa do nosso campeonato.
 
3 -  Com os resultados da Copa do Brasil neste meio de semana o Bahia garantiu a vaga na Sul-Americana, como prevíamos na semana passada. Nesta semana que vem, caso Santos, Botafogo, Atlético Paranaense ou Ponte Preta passem de fase, o Vitória também entra na competição internacional.
 
4 - O Atlético Mineiro vacilou e perdeu de 2 a 0 para o Olímpia. Agora tem que bater de 3 para cima para ganhar direto o título. Se ganhar de dois de diferença, prorrogação e talvez pênaltis. Mas, o Galo vai precisar jogar com qualidade e paciência para buscar sonhado caneco. Acredito no Galo em seu terreiro.
 
Um abraço a todos!!!
 
 

sábado, 13 de julho de 2013

BAHIA E VITÓRIA: TORCER PELOS OUTROS PARA PARTICIPAREM DA SUL-AMERICANA 2013!!!

Olá a todos!!!

 
Depois que a CBF modificou os critérios de participação de duas competições importantes para os clubes brasileiros, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, várias opiniões contrárias e a favor – as primeiras em maior monta – e depoimentos de não entendimento proliferaram na mídia e na voz dos torcedores. Eu particularmente, sem procurar extensão na discussão, achei benéfica a mudança das regras e reconheço uma dificuldade inicial no entendimento da equação. Mas, como qualquer bom estudante, basta aplicar-se ao estudo, ter embasamento e capacidade de criticidade que vislumbraremos o resultado positivo da equação.
Resumidamente a CBF determinou, a partir da tábua de classificação final do Brasileirão 2012, uma ordem de pré-classificação a Sul-Americana condicionada ao patamar de participação dos clubes na Copa do Brasil 2013. Fato: clubes que avançassem a quarta fase da Copa do Brasil, a famosa Oitavas de Final (“os dezesseis”!!!), estariam fora da Sul-Americana deste ano, passando a vaga para o clube subsequente que atendesse o novo critério. Cito novamente os estudantes e vestibulandos que entenderão fácil esta regra se atentarem que esta é idêntica ao critério de classificação dos vestibulares e suas segundas listas: caso o candidato a minha frente não efetue a sua matrícula, o candidato imediatamente posterior a este herdará esta vaga, e assim por diante.
Uma explicação bem feita eu colhi no Blog do jornalista Cássio Zirpoli, do Diário de Pernambuco. O mesmo fez esta mesma e boa análise, porém na ótica dos times pernambucanos, Náutico e Sport. Aliás, o Náutico já está na competição continental, assim como o Coritiba. Vejam:

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=82214
A ordem da lista é essa aqui: 1) Botafogo, 2) Santos, 3) Cruzeiro, 4) Inter, 5) Flamengo, 6) Náutico, 7) Coritiba, 8) Ponte Preta, 9) Bahia, 10) Portuguesa, 11) Goiás, 12) Criciúma, 13) Atlético-PR, 14) Vitória, 15) Sport, 16) Atlético-GO e 17) Figueirense.
Portanto e seguindo as regras, para os “nossos velhos baianos” serve a simples questão: Bahia e Vitória têm que torcer para à classificação na Copa do Brasil de times que estão acima dele nesta lista citada. É uma espécie de “SECAÇÃO POSITIVA”, se é que existe isso!!!
O Bahia, 9º na lista, só basta torcer para mais um dos diversos clubes acima dele passar de fase, fato bem plausível visto que Cruzeiro, Flamengo e Internacional já estão com 99% da vaga na outra fase. Botafogo e Santos estão também bem perto disso.
O caso do Vitória, 14º na lista, é um pouco mais complexo. A SECAÇÃO POSITIVA tem que ser maior para o rubro-negro. O Vitória tem que torcer para 6 dos que estão acima dele na lista – retirando Náutico, Coritiba, Bahia e Portuguesa – passem de fase na Copa do Brasil. Ou seja, de 9 confrontos, só 3 times podem ser desclassificados para garantir a vaga do Leão na competição internacional.
Vamos esperar o fim desta 3ª fase da Copa do Brasil para ver como fica esta questão de vestibular. Pelo que se vislumbra no horizonte, adianto duas coisas para pensarmos: 1) deveremos ter uma representação brasileira na Sul-Americana deste ano com times do chamado “2º escalão” nacional; 2) qualificando-se os dois baianos, a chance de termos BAVI já na 1ª rodada da competição é grande, já que os brasileiros se enfrentam nesta fase.

 
VAMOS ESTUDAR MEU POVO!!!
Um abraço a todos!!!

sábado, 29 de junho de 2013

Nunca foi fácil ganhar Copa nenhuma. Para ninguém!!!

Olá a todos!!!

Estamos na véspera da grande decisão da Copa das Confederações esperando o jogo mais esperado dos últimos tempos: Brasil e Espanha. Nada melhor que numa final e no momento que o Brasil retoma a cara de um time. Será um espetáculo, com certeza, independente do resultado.

Mas, hoje quero levantar uma questão que ultimamente vem me forçando a utilizar a minha premissa de historiador e desta premissa acrescentar um viés de filosofo. É base do fazer do historiador calcar-se em fatos comprováveis e documentos. Os depoimentos e testemunhos são importantes na construção dessa Nova História, mas, devem ser considerados com cuidado pois a memória pode ser falsa e falha.

Indico isto pois intencionalmente irei recorrer apenas a fatos calcados em minha memória futebolística e no meu apaixonante hábito de acompanhar as Copas do Mundo, e como expectador faço isso desde 1982, para argumentar que nunca uma seleção ganhou uma Copa de maneira fácil, ”incontestável” e com “um pé nas costas”. E não será a nossa no próximo ano que fará isso. Apesar que acredito fortemente no sexto título. Vejamos:

1982, Itália campeã. A Seleção Italiana penou na primeira fase, classificando-se no número de gols marcados a mais que Camarões e embalando depois de vencer o Brasil num dos jogos mais marcantes da história.

1986, Argentina ganha sua segunda Copa. Apesar de ter sido uma Copa do carimbo de craque de um dos maiores de todos os tempos – Maradona – nossos “hermanitos” tiveram jogos sufocantes contra a Inglaterra e a final propriamente dita contra a Alemanha.

1990, Alemanha vence. Desenvolvendo o seu futebol pragmático, a Alemanha venceu, porém jogos sempre no limite e dificuldade verdadeiras nos mata-mata contra Holanda, Inglaterra e na final, contra os argentinos, vencendo estes com um 1 x 0 nos pênaltis.

1994, o famoso tetra do Brasil. Talvez o título mais sofrido da nossa Seleção, com jogos de matar contra Estados Unidos, Holanda, Suécia e a final contra Itália, terminada no bendito pênalti para o céu de Roberto Baggio.

1998, primeiro título da França. Como são chamados, “os azuis”, venceram em casa, fato, mas antes tiveram que eliminar um valente Paraguai no gol de ouro, tomar susto da Croácia e bater um Brasil na final, realmente, já batido antes do jogo.

2002, Brasil brilhante. Apesar da inconteste campanha de sete vitórias em sete jogos, os jogos contra Turquia, o jogo amarrado contra a Bélgica e o “DEUS nos acuda” contra a Inglaterra foram danados!!!

2006, Itália coloca a quarta estrela. A Azurra venceu, mas, foi com o estilo italiano do sofrimento, marcados nos jogos contra a Alemanha na semifinal, vencido na prorrogação, e a final contra a França de Zidane, vencida apenas no até então fantasma italiano dos penais, exorcizado nesta final.

2010, Espanha ganha sua primeira Copa. O hoje consolidado com méritos bom time espanhol ganhou essa Copa, mas sua campanha, não foi um deslumbre total assim, visto a derrota no primeiro jogo para a Suíça, a vitória amarrada e no sufoco contra o Paraguai e a final “50%” contra os holandeses, vencida no segundo tempo da prorrogação por 1 x 0.

Certamente com o Brasil em 2014 passaremos por alguns momentos similares aos relatados anteriormente. Usando esta Copa das Confederações, o jogo contra o Uruguai é um exemplo. Até mesmo a final de amanhã contra a Espanha não acredito ser tão emocionalmente forte como o último jogo de quarta.

Evidentemente que depois do resultado final de uma competição como a Copa das Confederações e uma Copa do Mundo o que fica para o vencedor é a glória do título, o marcar dos seus nomes para a história e a festa. Poucos vão lembrar dos sufocos, momentos difíceis e provações. É fato, ninguém quer lembrar da dor.

Ou tem alguém ai que guardou o dente daquela dor de dente insuportável clássica que já teve? A maioria acho que não faz isso. Apesar de conhecer alguns que gostam de sofrer...