segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Bahia é um transatlântico sem rumo!!!

Olá a todos!!!
Quando vamos focalizar um objeto de análise devemos estabelecer critérios para a mesma. Quanto ao tempo, devemos ter em mente se vamos dar relevância a curta, média ou longa duração: o processo a curto/médio prazo estabelece uma análise conjuntural; quando o fenômeno se faz por muito tempo, devemos observar a estrutura. Logo, indico a linha desta avaliação breve: o problema do Bahia é estrutural e não conjuntural!!!
O Bahia é um clube que praticamente parou no tempo. Se considerarmos um ano no passar do tempo, paradoxalmente o “ano que não acabou” para o Esporte Clube Bahia foi o ano de 1989, o ano cronológico que esta grande expressão popular brasileira venceu seu segundo título nacional, o campeonato brasileiro de 1988.
Daí em diante o clube não se renovou, aliás, tendência histórica da instituição. Tivemos a dinastia de Osório, depois o potentado de Paulo Maracajá. Este último, presidente do título nacional de 1988, ainda foi pior que Osório que de certa forma pelas circunstâncias, e não por opção, criou uma figura à sua imagem e semelhança: o próprio Maracajá.
A saída de Maracajá criou um vácuo de competência e carisma na direção maior do clube. Nem mesmo um presidente no estilo centralizador e todo poderoso, que não se aplica mais ao futebol brasileiro, é verdade, o clube forjou. Alías, neste fim de década de 1980, início da década de 1990, o seu tradicional rival, o Vitória, remodelou-se a forma do Bahia e criou uma figura emblemática, semelhante ao estilo Maracajá: Paulo Carneiro, que melhorando seus métodos, reverteu a hegemonia do futebol baiano a favor do rubro-negro. Nestes pouco mais de vinte anos é incontestável a supremacia rubro negra no futebol local.
O pós-Maracajá foi conturbado no Bahia. Francisco Pernet, Antonio Pithon (boicotado, fritado e queimado pelas forças centrífugas da politicagem tricolor), Petrônio Barradas, Marcelo Guimarães e, agora, Marcelo Guimarães Filho passaram a dirigir o clube. Com todos esses a torcida do Bahia viu sua supremacia histórica no âmbito local passar para o rival, periodicamente ser humilhado em campo por este mesmo rival, acumular rebaixamentos de séries no campeonato nacional e contar inúmeros vexames e decepções, que na forma que estamos vendo, não existe perspectiva a um curto prazo para cessar.

Não querendo entrar nos méritos profundos da questão, não vai ser com o arremedo de reforma estatutária aprovada pelo “grupo” do atual presidente que o clube vai se organizar e ser recriado. Uma reforma de estatuto indecente que prega uma falsa e imoral democracia, calcada no argumento que os regimentos e normas foram respeitados, mas que engessou e aniquilou a possibilidade de renovação política no clube e a criação de um ambiente de debate e discussão positiva.
Srº Marcelo Guimarães Filho: seja sensato, humilde e tenha a grandeza que um verdadeiro líder deve ter e refaça a reforma estatutária do clube, na forma geral que anseia a sua imensa, apaixonada e magoada torcida. Faça o torcedor realmente decidir quem ele quer no comando do clube. Dê condições de renovação na composição política do conselho deliberativo e na vida política do clube. DÊ CONDIÇÕES PARA A REFUNDAÇÃO DO CLUBE!!!

Lembre Srº Marcelo, que o Bahia é grande porque sua torcida é grande e apaixonada. Este é um time como poucos, um clube de expressão popular. Assim como outras grandes expressões da cultura brasileira no esporte, o Bahia também não é um time que tem uma torcida, é uma torcida que tem um time!!! As vezes alguns desses torcedores só tem isso!!! Não retire isso dos dois: do time e do torcedor!!!
Não será elitizando o clube, afastando o torcedor popular do time, como o senhor e seus adeptos veem fazendo com os bloqueios econômicos que vocês estão perpetrando que vão dar a transformação que o clube precisa. NÃO TRANSFORME O BAHIA EM UM TIME DE BURGUESES E ELITIZADOS!!! O BAHIA É UMA EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR!!!
Ao contrário: leve o torcedor popular a viver o clube que veremos a médio prazo o nosso time soerguendo-se!!!
Vamos dar um rumo ao Bahia, esse verdadeiro transatlântico sem rumo.
Um abraço a todos!!!

sábado, 4 de maio de 2013

Vale a pena ver de novo! De novo!!!

Olá a todos!!!

Nossos carros-chefes medíocres e irregulares, sendo a mediocridade pelo Bahia e a irregularidade por parte do Vitória; vexames no Nordestão; times do interior fazendo careta – e carranca!!! – para estes portentosos da capital; resignação das nossas torcidas quanto aos nossos limites históricos mínimos na Copa do Brasil e apreensão das mesmas torcidas quanto ao tenebroso futuro que nos espera quando for o início do Brasileirão. A bem da verdade, a torcida das cores azul, vermelha e branca, hoje, em maior intensidade nesta apreensão. Mas, a bola gira rápida e dinâmica. Não é mesmo Barcelona?

Os mais atentos dos nossos “colaborouvintes” – junção de colaborador com ouvinte – já se ligaram na ironia colocada intencionalmente no título da crônica, do nosso já cristalizado Panorama da Semana: novela velha, batida, repetida mais uma vez!!! Esta é a velha sina dos nossos clubes.

Pelo lado positivo, apesar de quem ache não tão positivo assim, Bahia e Vitória estão a 90% de confirmar mais um BAVI decisivo no nosso campeonato local. Depois de todos os sustos e apuros, principalmente do Bahia, e dos acidentes de percurso do Vitória os dois chegam confortáveis aos jogos decisivos na cidade de Juazeiro.

O Bahia pode perder até por um gol e entra na final. Difícil para o “Juá” tirar esta vantagem de um time que se mostrou medíocre no campeonato, mas, que mais empatou do que ganhou e perdeu, e quando perdeu só perdeu para o maior rival. Muito complicado para o Juazeiro reverter.

O Vitória pode perder por 3 gols que carimba a sua ida a mais uma final de Baianão. O noviço Juazeirense, para mim, já tem seu título, podendo ainda conseguir um acesso a série D 2013. Se é complicado para o seu rival da cidade contra o Bahia, o seu objetivo se alcançado viraria epopeia!!! Sei que o futebol é imprevísivel, masm nesse caso, não acredito em façanha.

Depois do fim de mais um Baiano, que terá o desfecho mais comum de sempre, com Bahia ou Vitória campeão, a “velha novela” retomará seu fôlego. Times lutando na Copa do Brasil, sujeitos às eliminações precoces e tal. Já falei aqui antes que o caminho do Vitória é pior na competição, no papel é claro.

Nos capítulos mais decisivos, veremos as nossas angústias saírem pelos poros quando chegarem os jogos do Campeonato Brasileiro. Encarar Corinthians, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Santos, Grêmio, Fluminense, até mesmo Coritiba, Ponte Preta... vixe!!! Por isso solicito pouco ao meu bom DEUS, que tem coisa mais importante a se preocupar, como seca no sertão, a violência desenfreada, a falta de amor entre os homens, etc e tal, mas que ouve uma súplica que é minha com ecos de muitos: DEUS, dai-me a 16ª colocação do BRASILEIRÃO para este seu filho obediente!!!

Finalizando, eu sei que já pedi de mais meu SENHOR, mas suplico ainda: se meu time for 15º e o time de meus irmãos for 16º não tem problema!!! Fico feliz por mim, terei assim compaixão com os outros (como bom cristão!!!), mas, “comemorarei o título” peculiar ao futebol baiano: o direito a gozação sem razão!!!

Um abraço a todos, e esperaremos o tal do “a seguir, cenas do próximo capitulo”, que em grande parte, já sabemos como final de novela repetida.

sábado, 20 de abril de 2013

FUTEBOL DA BAHIA E A PRIMEIRA FASE DA COPA DO BRASIL: RESULTADO PREVISÍVEL.

Olá a todos!!!

 
Iniciou-se a Copa do Brasil 2013, com novo formato, mais clubes e regulamento diferente com 3 “pré-fases” classificatórias às oitavas de final. Os nossos times fizeram o que de cada um se esperava. O Conquista, calouro na competição e que de cara pegou uma força do futebol nordestino e brasileiro, o Sport do Recife fez o seu papel: vendeu caro a classificação, apesar das duas derrotas para o tradicional “Leão da Ilha do Retiro”. Aliás, não lembro de outro time baiano, fora a dupla BAVI que ultrapassou da primeira fase. Motivação para uma boa pesquisa.

Porém e evidentemente o mote da crônica de hoje é o desempenho e resultado dos dois grandes do futebol da Bahia na primeira fase da competição e suas perspectivas. Para mim, após sustos e apuros, cumpriram com suas obrigações. E qual é a obrigação no aspecto técnico e esportivo da tradição e histórico dos baianos na Copa do Brasil? Para mim, considerando a nova roupagem da competição, é atingir a fase de oitavas de finais, fase esta que entrarão os “cachorros grandes” que disputam a Libertadores – Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, Fluminense e Palmeiras –, além do respeitado Vasco da Gama que herdou a vaga na fase de ouro da competição do São Paulo.

Portanto entendo que Bahia e Vitória, para “zerar” suas projeções devem ultrapassar ainda mais duas fases. O que vier depois é lucro! Ou alguém vai esperar de nossos gigantes clubes, com duas imensas torcidas, mas que possuem limitados dirigentes, um favoritismo certo numa competição difícil por tradição e neste ano mais ainda pela entrada dos clubes da Libertadores Quem for nessa precisa marcar urgente psiquiatra... e não estou dizendo que os nossos times não podem ganhar a Copa do Brasil. Porém, esta Copa não se encontra no grupo das nossas “taças possíveis” em probabilidade maior que 50%. Talvez 5 ou 10%.

Só para informar e refrescar a memória dos nossos amigos, vejam o caminho de Bahia e Vitória para chegar no nosso “limite”, as oitavas. Vamos lá:

O Bahia depois de eliminar em um jogo o fraco Maranhão, onde o pior adversário do Bahia foi o seu péssimo momento técnico, vai pegar agora o também não tão forte Luverdense do Mato Grosso. Passando pelo time do pantanal mato-grossense pega o vencedor do embate nordestino Confiança e Fortaleza. Vamos considerar que nesse bolo de quatro aí, o Bahia é o mais forte na tradição e posição no ranqueamento nacional. Mas, respeito ao futebol é necessário.

O Vitória depois de tomar um susto contra outro mato-grossense, no caso o Mixto de Cuiabá, mostrou-se time grande e fez o que se espera de equipes deste porte: goleada no tradicional, mas sumido, time cuiabano. Agora o rubro negro irá pegar o Salgueiro de Pernambuco, time que ultimamente está frequentando mais as “paradas de sucesso” que o Mixto. Este ano mesmo já jogou duas vezes com o próprio Leão. Depois daí, classificando, fato que acredito, o Vitória pega o vencedor de Criciúma contra Paraná ou São Bernardo, time do ABC paulista. Apesar de reconhecer dificuldades maiores para o Vitória comparativamente em relação ao Bahia, o Leão da Barra é mais camisa e tradição que todo mundo ai junto.

Mas, como diz os ditos populares, “desconfiado está vivo até hoje”, “macaco velho não põe mão em cumbuca” e “gato escaldado tem medo de água fria”, aguardarei os ditames da bola para constatar se estas nossas projeções se fazem ao menos após a terceira fase, que seria a confirmação de nossos dois baianos entres os dezesseis da Copa do Brasil. Quando chegar a glamourosa oitavas de final, com todas as luzes e flashs, espero errar minhas projeções e ver um time baiano pelo menos na final da Copa do Brasil.

Deixo perguntas no ar para ver se respondemos no segundo semestre: Qual deles seria? Qual deles cada um de vocês preferem? E porque não podem ser os dois? Será que estou sonhando de mais? Finalizo dizendo, parafraseando o poeta: assim como navegar é preciso, sonhar também o é!!! Sonho mesmo com este dia!!! Apesar de sonhar com olhos abertos e pés no chão!!!

Um abraço a todos!!!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Parabéns ao Fogão! Campeão da Taça Guanabara e Seedorff comendo a bola.





Fogão de Mané, Quarentinha, Nilton Santos, Gerson e de Saldanha. Agora desfruta e goza do grande craque Seeedorf. Apesar da idade,  holandês é o ponto de equilíbrio e o maestro do meio campo do glorioso.

Com Passagens por equipes de grande porte do futebol mundial como, Ajax, Sampdoria, Real Madrid, Milan e por sorte do destino veio parar no Glorioso...

Com toda sua classe e maestria, praticamente levou  nas costa o time na final contra o bom time do Vasco da gama.

Título merecido.  Para um time que apostou no técnico com muita gana e raça levou a Taça Guanabara com um gol do rápido lateral Lucas e deu imensa alegria a torcida do Fogão.

Com a conquista, provavelmente de acontecer alguns ajustes na boa equipe de General Severiano. Que não pode esquecer do campeonato Carioca que é o complemento da competição do estadual  da cidade maravilhosa. 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Rápido, goleador, explosivo. Polêmico, tem tudo ao mesmo tempo e nada. E em um e piscar de olhos destrói quase tudo com a sua revolta que tem da mesma forma que corre atrás da bola.



Jogador de grande velocidade, dribles e tamanhas confusões, Jobson, volta a fazer das suas fora do gramado.

O ótimo jogador paraense já fez com a bola alegrias de torcidas como as camisas do Brasiliense, o Glorioso e do Tricolor da boa terra... 

Há pouco tempo atrás, o próprio atleta lutava em tribunais para voltar a jogar por conta do doping por uso de crack, e voltou. Com gols, dribles com sua raça característica, o jogador contagiou a torcida do Bahia. Porem, sempre deixava a desejar perante o grupo com seus excessos.


Fazendo com que a própria torcida e o grupo ficassem na dúvida sobre o atleta.

Depois disso foi só queda na até agora breve carreira do jogador...

Com até boas apresentações no São Caetano, o atleta volta a por dúvida sobre a sua capacidade profissional.

Desta vez agride entra em confusão com sua esposa e segundo ela, chegou a ponto de bater.

 torço que o "atleta Jobson" volte ao ápice de seu bom futebol que fez dele o grande jogador que é.




sábado, 9 de março de 2013

REPERCUTINDO AS EXPECTATIVAS

OLÁ A TODOS
Este fim de semana do domingo 10 de março é recheado de expectativas futebolísticas. Vários amigos esta semana querendo saber qual a pauta do panorama da semana  e tentando me induzir (no bom sentido, é claro) na sua formatação.
Neste fim de semana temos a definição da reta de chagada do campeonato baiano, decidindo os 5 primeiros que continuam, quem pega a vaga do Nordestão 2014 e da Copa do Brasil também do ano que vem, os dois que entram de férias e os outros dois, que além das férias, vão pro purgatório do futebol baiano: a segundona 2014.
A outra expectativa, e esta se remeterá até o próximo fim de semana, o fim da quarentena do Bahia e das férias coletivas do Vitória, que estrearão na segunda fase do Baianão 2013.
Uma outra grande expectativa é a final surpreendente do Campeonato do Nordeste, entre ASA e Campinense. Grande festa do futebol nordestino!!!
O resto, a gente vai ver na semana que vem.
Um abraço a todos!!!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Jogando bem melhor o Palmeiras cai diante do fraco Tigre.



Estádio josé Dellagiovana...

E o Palmeiras perde com gosto amargo. Jogando bem melhor e sem aproveitar as chances.
Sem saber aproveitar as boas chances que construiu no jogo, o Palmeiras pagou o preço de tomar um gol no final.

O bom atacante Kleber perdeu uma chance incrível já no finalzinho, Com um drible a mais dando a posse de bola ao time argentino que desencadeou o gol fatal aos 48 minutos da segunda etapa. .

Uma pena para uma torcida que vem sofrendo com a péssima gestão e jogadores limitados.

Não é o lanterna do grupo por conta do saldo de gols melhor que é melhor do que o do próprio tigre.