quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

COM O FUTEBOL NÃO TEM PERDÃO: É BOLA NO CORDÃO!!!

OBS.: Este texto é a crônica comentada como o "Panorama da Semana" do Programa Panorama dos Esportes do último sábado, dia 16 de fevereiro.

Olá a todos!!!
Vivemos todos um momento no futebol, tanto local como em nível mundial, em que a estrutura e o suporte financeiro são fatores fundamentais na busca dos objetivos dos clubes e até mesmo das seleções. Aliás, assim sempre foi, mas nestes tempos estas coisas estão mais acerbadas.
Estrutura sempre foi importante no futebol: condições materiais, melhores jogadores e outros profissionais do futebol, boa gestão administrativa, etc. O suporte financeiro das agremiações é preponderante, pois com este viés se possibilita aqueles aspectos anteriores.
Porém escolhi esta ponderação aqui, e não estou querendo me arvorar a adivinho, profeta do óbvio ou descobridor do enigma de “quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?”!!! Tudo isso é importante no futebol de hoje, mas, o sucesso ou insucesso no bom e velho futebol é determinado em larga medida ao ancestral e velho objetivo do jogo de chutar a bola: o gol! Como se usa no jargão antigo do futebol, a “bola no cordão, ou no filó, ou na rede...”.
A variável mais determinante do positivo ou negativo do futebol são as vitórias, as conquistas e estas só são possíveis com o fundamental: o gol. Jogou mal ou jogou bem, o que vai ficar nos cadernos, nas estatísticas e nos registros será o resultado. Ninguém lembra daquela bola na trave no último minuto do segundo tempo do jogo do campeonato baiano de 1979... muito menos quem jogava melhor ou pior. O que fica é o resultado!!! E qual foi mesmo que eu não lembro?
Claro que a estrutura e “grana” são importantes, mas, já vi no futebol vários exemplos disso tudo acontecer e a danada da bola não entrar, ou entrar menos do que precisava. Como exemplo: será que tá tudo errado no Real Madrid? Aquele elenco não presta, seu técnico é incompetente?
Essa é apenas uma opinião sobre esta questão. Não se trata aqui de um dogma incontestável ou verdade absoluta. Até porque não sou dono da verdade. E alguém o é?
Finalizo palpitando sobre o Nordestão e como se deram as tendências no pós carnaval, estou visualizando um ABC X VITÓRIA e o clássico pernambucano a vista, SPORT X SANTA. Mas, as bolas na rede é que dirão, pois “bola na trave não altera o placar”!!!
 
Um abraço a todos!!!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Começa a libertadores, com Ronaldinho Gaúcho aprontando. Fred decidindo e mais uma vez El "Loco" e El "Chyno" aprontando. Viva a Libertadores!





Jogo começou truncado, e rápido o maestro já começava a tramar suas jogadas. Logo aos 12 minutos da 1ª etapa, O Mágico de dentes grandes trama pelo lado direito e passa a bola rasante na pequena área e o artilheiro Jô abri o placar. Pra delírio da massa. E assim sai o 1° tento do time mineiro.

Dono do jogo na primeira etapa, O atlético jogou com muito empenho e sem tomar conhecimento do adversário faz o 2º.  Com uma ultrapassagem do dentuço alegre e com um  cruzamento magistral, acha o bom zagueiro Rever pra abrir 2 a 0 sobre o tricolor do Morumbi.

Sendo bem protegido pelo ótimo volante Leandro Donizete, e com as escapadas do excelente lateral direito Marcos Rocha.

Na primeira etapa um time seguro e me parecendo que sábia que ia ganhar. em meados do segundo tempo o time do atlético deixou demais o time do São Paulo jogar. E pagou  a sentença de uma trama rápida pelo lado esquerdo, aonde o atacante Luis Fabiano deixou na boa o rápido e de bom potência Alosio trombar com o Lateral Junior Cesar e ir as redes e diminuir o placar de um jogo que já estava ganho.

Já no fim o "craque manteiga", Paulo Henrique Ganso, achou uma bola na entrada da área e arrancou alguns suspiros da torcida Tricolor. Muito pouco para o atleta custa e custou ao clube.

Bom jogo de duas equipes de qualidade e que podem com certeza pode almejar vôos mais altos na competição.


Começando a competição o pé Direito, O Tricolor das laranjeiras, por sinal time de Raul Seixas, começa de com o pé direito e que pé direito...

Com uma jogada tabelada na frente da área, a bola acha o cara que "em caminha a redonda com maestria e um pouco de força até o lugar aonde nenhum arqueiro pode achar. No "famoso Gogo da ema"... Vencendo o Caracas.
Outro time Brasileiro que inicia bem a odisseia que é essa competição.



Depois de começar o jogo perdendo, com sua malandragem vadia de achar sobre a área e estacionar no coco do grande El loco. Libertário, com opiniões ídolo, um jogador que joga acima de tudo com o coração.Diminui a contagem e faz o 1° gol . 

Tempos depois o grande canhota de ouro El "chyno" Álvaro Recoba, Trama pelo lado esquerdo deixando o marcador na saudade e cruza como uma faca até encontrar o central que empurra com a cabeça a bola que com tanta força ainda toca no arqueiro e leva a torcida a loucura. Empatando o jogo que parecia perdido.










terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Enfim, começa a libertadores.









Competição de emoções, raça, alento e acima de tudo sabedoria para saber ganhar. O Brasil vai bem representado com o atual campeão Corinthians que para muitos é favorito ao título. Por ter levado a competição passada de maneira impecável, com o forte Fluminense do Artilheiro Fred e de seu grupo forte, do bem reforçado Grêmio, que conta com o ótimo reforço do argentino Barcos. São Paulo sempre acostumado com a competição e com um time forte e com ótimos jogadores, Atlético conta com um time de muita qualidade técnica e um treinador de muita capacidade. Já o Palmeiras... Um time que vem por muito tempo desagradando torcida e a sua crítica. Não renovando com o ótimo volante Marcos assunção, que por sinal é a cara da competição. E deixando escapar o El Pirata e insistindo com Valdivia. Bom jogador, é verdade. Mas é muito pouco.

A competição ainda conta com equipes como respeitado e temido que agora é liderado por Carlos Bianch, Nacional do Urugay com a diabruras de loco Abreu e do craque Álvaro Recoba, Peñarol com a sua massa, com a sua torcida alucinante. Sem dúvidas a competição mais aguerrida e mais charmosa do querido continente por sua história e pelos libertadores dessa América. Com o perfeito regulamento de mata-mata, aonde as equipes de menos poder financeiro e de menos investimentos podem levar a melhor sobre as demais.

Enfim, o gongo já foi batido, a sorte está lançada e que vença o melhor.





sábado, 2 de fevereiro de 2013

Seleção Brasileira: novas estratégias, novos rumos, resultado certo?!

Olá a todos!!!

Durante todo o “mandato” Mano Menezes eu fui um crítico a sua permanência como técnico da Seleção Brasileira. Nada contra ao profissional e principalmente a questão das oportunidades dadas aos novos. Sou um cidadão aberto a renovação e a novos horizontes. Porém acho que no processo os degraus devem ser ultrapassados um a um. Mano Menezes foi guindado muito rápido ao topo. E principalmente num momento em que vamos ter uma Copa do Mundo em nosso país, onde estará em jogo o nosso orgulho esportivo: já perdemos em 1950, não podemos perder de novo em 2014. Não podemos admitir outro “Maracanazzo”!!!

Chegou Felipão e mesmo sem dar um treino já observamos melhoras nos andamentos e processos da Seleção Nacional. Junto a Felipão chegou Parreira e uma equipe de peso. O nove/velho treinador trás com ele todo seu carisma e prestígio. Já nesta primeira convocação fica transparente a linha do astuto treinador e que faltava no inexperiente técnico anterior: convocar mais jogadores de experiência e com lastro e personalidade de seleção. Aliás, algo que o próprio treinador e seu coordenador têm de sobra.

Pelo respaldo dos dois e daí dos novos rumos da seleção, amplio minhas esperanças em um resultado positivo. Mudança clara quando vemos os amistosos que daqui por diante nossa seleção irá fazer: Inglaterra, duas vezes; Itália, França, Rússia, Suiça, por enquanto. Observem que nem listei os jogos da Copa dos Confederações a ser realizada aqui, que garantidos pegaremos ainda outros adversários respeitáveis: Itália, novamente, além de México e Japão. Para aqueles que reclamam sempre dos adversários inglórios que a seleção sempre confronta, há alguma objeção a estes testes?

Por tudo isso, que amplio a minha esperança na Seleção. Técnico vitorioso e carismático, auxiliares de responsabilidade e gabarito, jogadores calejados dando suportes aos jovens valorosos e ainda, este ano e ano que vem, veremos a atmosfera da copa aqui. Isso pra mim é receita de coisa boa pela frente... óbvio, o caminho não será fácil!!! Aliás, nunca foi na história do glorioso futebol brasileiro. Sempre ganhamos copas com muita luta e garra!!! Pelo menos vejo agora possibilidades para isso.
 
Um abraço a todos!!!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dose pesada contra os elefantes brancos da Copa: a volta definitiva dos regionais!!!


Olá a todos!!!

Observando e analisando este momento que estamos a um pouco menos de 500 dias da Copa do Mundo, vejo que a solução para uma boa utilização destas novas arenas modernizantes, principalmente as candidatas a elefante branco - Cuiabá, Manaus, Brasília, e um pouco, Natal - é a efetivação das copas e campeonatos regionais!!! Listando-os, lembro a todos que competições são essas: o melhor,o nosso Nordestão; voltar a Copa Sul, Copa Norte e a Copa Centro-Oeste; e, como minha sugestão, em uma nova “roupagem”, a inédita Copa Rio-São Paulo-Minas-Espírito Santo.

Já escrevi várias vezes que os regionais seriam a salvaguarda do futebol nacional. O futebol brasileiro não se resume a primeira divisão nacional e nem aos abastados clubes do G12!!!

O pessoal aqui do Nordeste e do Norte são brilhantes: inauguração em Fortaleza do Castelão com mais de 30 mil; REPA em Belém com mais de 40 mil; o Santa levando bons públicos no Nordestão; o Sampaio Correa sendo o 5º em público em 2012; as perspectivas de grandes públicos aqui na Bahia são exemplos disso.

Bons jogos e competições garantiriam o funcionamento destas novas praças esportivas. Como exemplo, as duas arenas do Centro-Oeste do Brasil, a de Cuiabá e de Brasília. Sustentar estes equipamentos com os sofríveis campeonatos estaduais é temerário. Porém, uma nova Copa Centro-Oeste com jogos entre Mixto, Goiás, Vila Nova, Atlético de Goiás, Gama, Brasiliense, Comercial, Operário, dariam outra visibilidade ao futebol desta região.

Outro argumento: já que estas arenas foram feitas com o dinheiro público em massa e em quase 100% do seu montante de investimento, deveria se garantir por lei cargas consideráveis de ingresso a preços populares. Elitizar o novo futebol brasileiro é um crime que veríamos os resultados e prejuízos no longo prazo. Como exemplo, a Fonte Nova pode e deve ter lugares e bilhetes com preços mais caros: mais luxo e comodidade mais dinheiro. Mas, ao menos 40% do estádio deveria ter uma carga de ingressos a preços mais populares. O futebol no Brasil foi construído pelo povo, portanto, não deve-se tirar o povo do futebol!!!

FAÇAM ARENAS E TRATEM O NOSSO POVO BEM QUE OS "ELEFANTES BRANCOS" SERÃO EXTINTOS!!! OU PELO MENOS TERÃO AS CORES DESTE POVO!!! AO MENOS ACREDITO EM ELEFANTES COLORIDOS COM AS CORES DA ALEGRIA DO POVO DO NORTE E DO NORDESTE DO BRASIL!!!

Um abraço a todos!!!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Fim de semana de jogos importantes!!!

Olá a todos!!!

Muitos jogos importantes neste fim de semana do futebol nacional e internacional. Claro que a importância de um jogo é dada por fatores diversos, as vezes o fator afetivo faz o torcedor achar um Ypiranga e Galícia mais importante que um BaVi, mas comentarei sobre os jogos dos nossos times no NORDESTÃO, competição que mais chama atenção do meio futebolístico baiano nesse ainda início de 2013, apesar de não esquecermos do nosso tradicional campeonato baiano.

Hoje a tarde o Feirense deve encarar parada duríssima contra o tradicionalíssimo Santa Cruz no Arruda. Acredito numa vitória da velha cobra coral pernambucana, até porque na última quarta tomou um “sapeca” de 3 a 0 do rubro negro de Campina Grande, o Campinense. Como já explanei antes, ao Feirense já é um “título” a sua participação no novo NORDESTÃO. Pré-temporada de luxo para a segunda fase do Baianão.

Amanhã no Barradão, o Vitória encaminha sua classificação antecipada contra o ASA. Componente do trio de ferro favorito ao título do NORDESTÃO, composto ainda por Bahia e o forte Sport do Recife, o Leão da Barra e do Barradão deverá manter os seus 100% de aproveitamento contra o time de Arapiraca. Em tempo: esta é a minha exclusiva, particular, racional, criteriosa, respeitosa e democrática opinião. VIVA A DEMOCRACIA E A PLURALIDADADE DE IDÉIAS!!!

Também amanhã, mas um pouco mais tarde, as 18:30 horas, o Bahia encara outra grande e tradicional força do nordeste, o Ceará Sporting. Jogo especial e perigoso. Especial, pois faz parte da inauguração de uma das modernas arenas das Copas das Confederações e do Mundo. Perigoso, pois uma derrota pode deixar o time pressionado para os últimos jogos. Por isso tudo, um empate não é um mal resultado em Fortaleza. Claro que a vitória, possível sim, é melhor.

Em breve alinharei outros assuntos aqui na crônica. Escrita ou falada. Muitos assuntos: novo estatuto do Bahia, situação da FBF, Copa do Brasil 2013, desenrolar de Bahia e Vitória no NORDESTÃO, etc. e tal.

Mas por enquanto é isso aqui.

Um abraço a todos e de novo: VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!! E porque não: VIVA A LIBERDADE DE EMOÇÃO, mas, com MODERAÇÃO!!!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Que Felipão e seus comandados devolva a alegria do povo brasileiro pela Seleção brasileira!




    E começa a primeira página do trabalho de Felipão na seleção brasileira. Com uma boa convocação já fico com esperança de uma seleção melhor do que a que encerrou o ano de 2012.

Com alguns retornos merecidos como o do ótimo volante Hernanes e do experiente Julio Cesar.

Um crime não convocar o arqueiro Cássio do Corinthians!

Dante, vem jogando muito bem na Alemanha. Mas vejo zagueiros aqui no futebol brasileiro jogadores melhores.

Vejo com bons olhos a convocação do ótimo zagueiro Leandro Castán, que pode muito bem fazer o lado esquerdo. Técnico, passa bem e no jogo aéreo é soberano.

Trouxe Adriano do Barcelona que joga nas duas laterais...

 Paulinho, Arouca e Hernanes bons jogadores que podem muito bem fazer aquela proteção da defesa. Não acho que Ramires deveria fazer parte do grupo no momento. Vejo jogadores com mais qualidade para a posição.

Ronaldinho Gaúcho craque! Oscar é uma boa alternativas de meio campo. E também contando o Hulk que é aquele jogador que vem com ela dominada e está longe de ser um Atacante.

Káka? Não joga a quanto tempo?

Muito injusta a não convocação do garoto Bernard do Atlético MG que vinha muito bem.

Enfim, Felipão, muito copeiro e sabe disputar muito bem competições de "tiro curto" ou seja, o famoso "mata-mata", Inicia muito bem o trabalho.

Neymar e Fred, vamos ver como essa dupla vai se comportar. Que Fred faça na seleção o que ele vinha fazendo no Fluminense durante esses anos. E Neymar basta dar a camisa 11 e colocar pra jogar.

Como já bate na porta a Copa das Confederações, vejo uma boa equipe pra iniciar o complicado trabalho ou não de disputar uma Copa do Mundo em seu respectivo país.

Penso assim, Futebol é complicado de se fazer. Mais quando o espetáculo está pronto fica tudo certo e vence o melhor.




                                                                                POR: DIEGO OLIVEIRA!