sábado, 22 de setembro de 2012

O Panorama desta semana: novelas do futebol.

Olá a todos

Mais uma semana e mais capítulos na tela de exibições do nosso futebol, apaixonante e desgastante ao mesmo tempo. Vejamos as “cenas” principais” que rolaram esta semana. Pelo menos, as que destaquei... vamos lá:

Mais uma demonstração de que o técnico da seleção brasileira, o Srº Mano Menezes, não dá mais para comandar o importante time canarinho. Aliás, na minha opinião nunca teve. Faltam menos de dois anos para a Copa do Mundo e a seleção tem mais incertezas que decisões concretas. É horrível ver jogadores lidando com opiniões contrárias e manifestações da torcida de forma desleixada e narcisista. Triste ouvir o tal do Neymar respondendo que “as vaias não vão tirar a alegria dele...”, em nítida representação de desleixo e não dimensionamento da responsabilidade que ele carrega.

Fico feliz que as manifestações pela saída do “professor” Mano começam a pulular na boca do povo. A blindagem da mídia comprometida com o poder sujo envolvido no futebol começa a não fazer efeito. Um aviso: seu Lula, cuide dos seus “negócios” da política partidária e deixe a política do futebol para o meio esportivo, para o bem ou para o mal. Em bom “baianês”: Qual é a sua meu rei? Apadrinhar Mano é de mais meu histórico presidente!!!

Outra novela enfadonha chegou a bom termo: o caso Ganso!!! Uma novela envolvendo várias “aves”: os interesses do jogador, no caso o Ganso; gente querendo cantar de Galo; muito mais gente tirando uma de Pavão, querendo aparecer; alguns Avestruzes, enfiando a cara no buraco e colocando os “fundos” pra cima, posição perigosa e omissa; os Urubus, queimando a tudo e a todos, colocando em dúvida o caráter do jogador; e por fim, os Patos... quem são eles: obviamente, o torcedor. Aliás este assume na sua vida diária vários papeis de “pato” mesmo: torcedor, trabalhador, eleitor...

No Brasil perdemos o costume antigo das transações entre os clubes brasileiros: jogador saía do Bahia ia pro São Paulo; do São Paulo para o Grêmio; do Grêmio para o Cruzeiro... retorno a uma realidade interrompida pelas décadas de crise financeira. Agora a crise é “lá”... os novos endinheirados de cá estão se reacostumando às velhas leis do mercado.

E vamos seguir com cenas dos próximos intermináveis capítulos da nossa eterna “Avenida Brasil da Bola”.

Um abraço a todos!!!

sábado, 15 de setembro de 2012

O futebol e suas novelas cotidianas!!!

Olá a todos!!!

Mais uma semana normal no mundo da bola, e principalmente esse pedaço deste mundo chamado Bahia. Competições que seguem, notório crescimento de nossas equipes. Por agora, vislumbramos dois BAVI’s em 2012. Lanço de já uma polêmica: seriam os dois confrontos já na nova Arena Fonte Nova? Boa discussão futura...


Adiantávamos o retorno oficial do Campeonato do Nordeste. Confirmado essa semana, com grupos e tudo. Bahia, Vitória e Feirense representando nosso estado. Meu pensamento é que os times do nordeste serão mais fortes com um Campeonato do Nordeste também forte. O deste ano será enxuto, com 16 equipes. É bom para o retorno, mas, para mim, é pouco: mais campeonato do Nordeste; estaduais mais compactos e reduzidos. Esta é a fórmula do fortalecimento do futebol nordestino frente ao poderio político e econômico do futebol ao sul da nossa região. A médio e longo prazo deveria ser pensado com carinho a junção com os times do Norte e criar o antigo Norte-Nordeste... a solução do futebol brasileiro está nesse lado do país... analisem com carinho isso...



Um outro assunto velho que renova-se sempre é essa discussão ética sobre os técnicos de futebol e suas relações com os clubes e cartolas. Tudo conversa enviesada, lorotas a mil por hora, demagogia barata e apaixonites agudas na área. Lembro disso pela polêmica do interesse do Palmeiras em Jorginho, recém contratado e eficiente (por enquanto!) técnico do Bahia. A pouco foi assim com Falcão; antes foi assim com Joel Santana... esqueceram? Esse mesmo Jorginho foi escorraçado do mesmo verdão com uma campanha altamente positiva, apenas porque o alvi-verde paulista queria um técnico de grife, no caso Muricy Ramalho que na época não ficou muito tempo esquentando o banco. Enquanto no futebol brasileiro não houver uma legislação que regule esse vai e vem de treinadores, a história vai ser essa. E sabe quem menos quer que isso seja regulamentado: os próprios treinadores e seu exército de asseclas que deles sobrevivem. Em países mais “letrados” que o nosso, como Espanha e Argentina a história é outra. O futebol é uma amostra da nossa sociedade!!!


Não queria deixar de falar, apesar que falarei rapidamente. Quem será que ficou mais “chateado” com a saída de Felipão do Palmeiras? Aposto que não foi o próprio, os jogadores ou a torcida do verdão... para mim, o rapaz que veste o agasalho e segura a prancheta da CBF deve tá muito preocupado com isso: SE CUIDA MANO!!!


Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Empate ruim, resultado razoável...

Olá a todos!!!
Na tarde amena do domingo 09 de setembro tivemos o empate da nossa Seleção Simõesfilhense contra o selecionado de Muritiba: 1 x 1.
O gosto imediato pelo resultado foi ruim: empate em casa; contra o efetivo último colocado da chave (Maragojipe foi eliminado em razão da desistência da competição) e cedeu o empate de forma bisonha, após estar a frente do marcador.
Levando em consideração a competição como um todo o resultado foi razoável, pois caso Muritiba pregasse uma peça aqui no Edgard Santos, estaria agora a apenas 2 pontos do nosso selecionado. Com a atual situação, basta um empate de Muritiba nos dois últimos jogos deles e Simões Filho classifica à próxima fase do Intermunicipal. É claro, classificar-se numa melhor posição é importante para o nosso time. Mas, classificar em qualquer posição é o primeiro objetivo.
O jogo foi equilibrado, apesar de nivelado por baixo. Simões Filho não repetiu as boas atuações contra São Francisco do Conde e isto foi notado logo no início do jogo. Jogo truncado, com muitos passes errados em razão do nervosismo das equipes, principalmente a nossa, e o piso duro do estádio.
Um lance importante por exemplo aconteceu em razão deste detalhe: um chutão da zaga de Muritiba que quicou no gramado, enganou simploriamente a zaga Simõesfilhense e deu ao atacante Thierry a chance de marcar. O citado conseguiu o mais difícil: perder o gol.

Muritiba foi punida quando numa cobrança de escanteio mal cobrada e baixa, porém com um toque do ataque de Simões Filho, encontrou o camisa 11 Vandinho ligado na pequena área que só deve o trabalho de empurrar pras redes, aos 36 do 1º tempo.
Parecia que as coisas iam se assentar, até porque o nosso selecionado teve duas outras escaramuças ofensivas que poderiam redundar em gol.
O problema foi o campo e o vacilo. Início de 2º tempo e Muritiba levanta uma bola desprentensiosa que quica no chão duro do Edgard Santos, mas que obviamente era duro e ruim para as duas equipes. Porém, mole da zaga e resultado: Aporá, centroavante da equipe visitante aproveitou e mandou pras redes a apenas 1 minuto.
Dali em diante foi correria: Simões Filho era todo na “operação abafa” e Muritiba se aproveitava dos contra-ataques. Isso foi até o fim do jogo. E aos 50 do 2º tempo o juizão decretou o fecho final no jogo.
Resta a Simões Filho garantir a classificação nos dois últimos jogos que restam. Acredito plenamente que isso irá acontecer.

Ficha Técnica:

Simões Filho: Vaval, Lucas (Augusto), Sandoval, Ton e Seté; Tiago, Francklin, Jeferson e Ganso; Raikil (Pedro) e Vandinho (Guel). Técnico: Alex Oliveira.

Muritiba: Jean, Totó, Val, Ravengar e Ló; George, Buiú, Tierry (Tiago), Crock (Ken); Aporá (Júnior) e Bigó. Técnico: Boris.

Gols: Vandinho (Simões Filho), aos 36' do 1º tempo; Aporá (Muritiba), a 1' do 2º tempo.

Público: 188 pagantes.

Renda: R$ 940,00.

Trio de arbitragem: Luiz Carlos Menezes, auxiliado por João Paulo Pereira da Cruz e Edson de Jesus dos Santos. O trio passou despercibido em campo.


sábado, 8 de setembro de 2012

Recebe, domina e toca da semana!!!

Olá a todos!!!

Amigos do nosso programa, serei breve e sucinto nas observações “panorâmicas” da semana. De bate pronto vou tocando a bola:

Aconteceu 1: Na última terça passada o Vitória teve um jogo difícil, contra um forte Criciúma, mas, o importante foi manter a liderança e a vantagem de 3 pontos do adversário e hoje, distar a 9 pontos e 4 vitórias do 5º colocado.

Aconteceu 2: Na quarta em Pituaçu, num jogo equilibrado, o Bahia ganhou 1 ponto do líder efetivo do campeonato, o Galo mineiro. Bom resultado, mas, poderia ter sido uma vitória. Como também uma derrota... então, “meno male”.

Aconteceu 3: Na semana inteira o Brasil Perfeito mostrando valor e fazendo bonito na Paralímpiada: somos do G10!!! Deficiente nesse país é a nossa política(?) esportiva.

Aconteceu 4: Ontem, jogo feio e verdadeiro raio-x desta fase tenebrosa da nossa Seleção Brasileira: 1 a 0 nos Bafana Bafana. Vaia neles mesmo e já tá na hora: FORA MANO!!! Senão, na próxima copa, só não voltaremos pra casa porque a copa será em casa... não dá mais: VOLTA FELIPÃO!!! Só um toque de carisma popular ajeita a seleção.

Expectativa 1: Hoje, Vitória em Ipatinga. Tem que ser 3 pontos; no mínimo, não perder.

Expectativa 2: Seleção de Simões Filho amanhã fazer valer o mando de campo contra Muritiba e conquistar os 3 pontos para consolidar a classificação.

Expectativa 3: O Bahia joga amanhã no Rio, contra o Vasco. Um empate não é um mal resultado, mas, o tricolor tem condições de encarar o time da Cruz de Malta e trazer os 3 pontos. Jogo complicado.

Expectativa 4: Foi divulgado que esta semana próxima se definem grupos, tabelas e regulamentos do Nordestão 2013. Nova tentativa de soerguimento do futebol nordestino. A região precisa.

Um abraço a todos e esperemos alegrias no esporte no fim de semana e não decepções!!!

P.S.: Jairo Mascarenhas, um abraço amigo!!! A turma do Panorama pergunta: você é gato na idade cara? Tá enrolando...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Seleção de Simões Filho joga bem mas perde para o favorito.

Olá a todos!!!

Ontem na bela tarde de domingo 26 de agosto, o selecionado simõesfilhense que disputa o Intermunicipal 2012 jogou bem, teve várias chances de vencer, mas, curvou-se ao melhor preparo, qualidade técnica e condições financeiras da atual campeã do torneio, a seleção de São Francisco do Conde. Mas, considerando tudo isso que é um fato concreto, o pêndulo a favor dos visitantes foi a intervenção direta da arbitragem.

Jogo equilibrado, com predomínio territorial da partida sendo trocado a cada fase aguda do jogo: uns momentos Simões Filho era melhor; em outros, São Francisco tomava as rédeas da partida.

Assim foi até o 29º minuto do segundo tempo, quando através de um gol advindo de um pênalti inexistente, a seleção de São Francisco tirou o zero do placar. Os gols da equipe vencedora foram marcados por Netinho, assinalando este pênalti “arranjado” pelo srº Elias Souza dos Santos, de Feira de Santana, árbitro da partida; e pelo atacante Pin, aos 40 minutos do segundo tempo, aproveitando-se de uma boa estocada de contra-ataque da seleção visitante, em razão da superioridade no placar, numérica – Simões Filho teve um jogador expulso no momento da marcação da penalidade – e mental, pois os jogadores da nossa seleção perderam a tranquilidade depois da injustiça feita pela arbitragem.

De bom ontem ficou a impressão que se o nosso time manter esta pegada e qualidade mostrada ontem, a classificação é certa e vislumbra-se uma boa campanha no restante do certame.

Vamos todos apoiar esse belo trabalho da diretoria, comissão técnica e principalmente jogadores da Seleção Simõesfilhense!!!

Um abraço a todos!!!

sábado, 11 de agosto de 2012

A maior seleção do mundo!!!


Olá a todos!!!

Nosso panorama da semana sempre fala do esporte, é claro. O nosso metiê é esportivo, isso é óbvio. Mas, hoje abrirei uma exceção. Usando o momento esportivo por excelência, com os últimos dias dos Jogos Olímpicos e suas medalhas minguadas para nós; e o drama dos nossos times nas séries A e B do brasileirão, tendo é claro, o drama tricolor carregado em mais emoções, faremos uma analogia destes assuntos esportivos com a maior seleção a ser homenageada amanhã: a Seleção dos Pais.

E para cristalizar esta homenagem irei “escalar” a seleção dos pais componentes e colaboradores, diretos e indiretos, do nosso querido Panorama dos Esportes. Vamos lá:

1 – Louro Assis: de Olho nos Fatos, “enxergando” o jogo e todas as bolas, esse não deixa passar nada!!!;

2 – Nélson, “Pé de Gelo” (segundo o Mascarenhas): novo contratado da equipe, mas, já ajuda o time a muito tempo;

3 – Léo Vermelho: outro das novas contratações, chegando junto na zaga, do velho Independente da quadra 07 para o time do Panoramas;

4 – Geraldo Robgol: outra “jovem” promessa, Geraldão chega junto na bola, igual a um robô programado para jogar;

6 – Jacob Barbeiro: esse experiente lateral, desde os tempos que Terra Nova era Santo Amaro... se vacilar é do tempo da escravidão ainda;

5 – Bocão: a voz do time, esse, como disse Tite, “fala muito!!!”;

8 – Deri Assis: participa pouco em quantidade, mas, quando atua, traz qualidade ao grupo;

10 – Gilmar Marcelino, o capitão: o cérebro do time, o homem do homem em campo, articula as nossas jogadas com maestria, apesar que as vezes “esquenta a moringa” com os “adversários” do esporte;

7 – Dico: grande “auxiliar” no meio de campo, esse está no lugar certo e tem capacidade para melhorar de posição;

9 – Alfredo Neto: craque imprevisível, quando menos se espera, ela “invade”, “toma a bola” (ou o microfone) e decide;

11 – Professor Edmilson: grande atacante, forma uma grande dupla com Alfredinho, os dois jogando sempre pra frente.

O nosso técnico, claro, Jairo Mascarenhas: polêmico, “pilheiro”, mas, altamente competente e com o olho clínico para descobrir grandes promessas.

Entre reservas e comissão técnica temos uma equipe boa: Professor Cristiano Assis, Paulo Henrique, Cristiano Dourado e Omar (esperando as suas vezes pra entrar no time); a nossa divisão de base com Diego Oliveira e Dodô, jovens promessas; os grandes “auxiliares” Tuita do Cavaco, Amilton Reis, Pedro Mascarenhas, Kid, Alex Oliveira e Roberto Marques; e nossas relações públicas (ou seriam patroas?), dona Bete, Telma, Madalena e Ana Vilar, sem esquecer da nossa maior colaboradora, a amiga Elza Veiga.

E a nossa imensa torcida, os nossos ouvintes da 87.9 FM que a cada dia nos fortalece com os elogios, críticas e sugestões para a melhora do nosso fabuloso e gratificante programa.

Esta seleção vale ouro, prata e bronze ao mesmo tempo!!! Aliás, para a seleção de todos os pais é necessário que se crie a medalha de diamante: valorosa, linda e eterna!!!

Um abraço a todos os pais!!!

sábado, 4 de agosto de 2012

Nossa vida cotidiana...

Olá a todos!!!

Nesta semana vários assuntos “da hora” dominaram o noticiário “dominante”. Olimpíadas, é claro, e suas diversas medalhas pra lá e pra cá, obviamente, muito menos pra cá para nossa Pátria Amada, eterno gigante deitado em berço esplendido; o início do julgamento do malfadado mensalão e seus holofotes ofuscantes das cascatas e das cachoeiras, entre outras; e o fim da quase interminável greve da educação estadual, que em razão de nossa parcimônia, bestialidade e negligência é mais um golpe no ai sim quase certo fim da educação PPP: Pública Para Pobre.

Ufa!!! Teve mais coisas importantes que isso eu sei. A vingança de Nina/Rita contra Carminha; os grandes debates políticos eleitorais, com esses caras dizendo que vão fazer isso aquilo, aquilo outro e algo mais; as grandes decisões da banca de dominó da quadra 07 do CIA 1, ali sim, palco de discussões imponentes e importantes. Seu Jacob Barbeiro e seu Louro Assis que o digam.

Mas, a excelência deste espaço é falar de esporte. Então queria rapidamente explanar sobre os nossos baianos no brasileirão e o início da nossa seleção no intermunicipal. Serei rápido e breve.

O Bahia mantêm sua regularidade técnica e é justo com sua torcida: se esta sofre com seu time sofrível na Séria A porque não sofrer na Sul-Americana? Foi o que vimos na última quarta à noite.

O Vitória, ainda bem na tábua de classificação da Série B, disputa 6 pontos esta semana e só ganha 1. Nada para por fogo as vestes nem desespero torcedor rubro-negro. Mas, lembro o que estou dizendo desde o início: a Série B é braba e disputada. Um sinalzinho amarelo, ainda que bem fraco, mas é bom ficarmos atentos. Cuidado com o daltonismo da euforia.

Conquista e Feirense fazem a manutenção da tradição do futebol da Bahia nas séries menores do brasileirão: desempenho pífio e que não dá credibilidade que poderemos ter a dita “terceira força” do futebol da Bahia. Terceira força na Bahia é só quando levamos o nosso carro ao borracheiro depois da segunda vez. Lastimável.

Como boa notícia para “nosostros águacomprindenses“ foi a vitória inicial da nossa seleção no difícil intermunicipal: 1 x 0 em Salinas. Sentimos que se deixarem a organização da Liga e o empenho dos jogadores poderemos ir mais longe dessa vez. Mas, esporte é complicado por si só. Por isso não acrescentem complicações ao mundo já complicado da bola.

Hoje é só isto. E daqui a pouco vou pra casa garimpar mais umas medalhas pro Brasil. Será?

Um abraço a todos!!!