segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Seleção de Simões Filho joga bem mas perde para o favorito.

Olá a todos!!!

Ontem na bela tarde de domingo 26 de agosto, o selecionado simõesfilhense que disputa o Intermunicipal 2012 jogou bem, teve várias chances de vencer, mas, curvou-se ao melhor preparo, qualidade técnica e condições financeiras da atual campeã do torneio, a seleção de São Francisco do Conde. Mas, considerando tudo isso que é um fato concreto, o pêndulo a favor dos visitantes foi a intervenção direta da arbitragem.

Jogo equilibrado, com predomínio territorial da partida sendo trocado a cada fase aguda do jogo: uns momentos Simões Filho era melhor; em outros, São Francisco tomava as rédeas da partida.

Assim foi até o 29º minuto do segundo tempo, quando através de um gol advindo de um pênalti inexistente, a seleção de São Francisco tirou o zero do placar. Os gols da equipe vencedora foram marcados por Netinho, assinalando este pênalti “arranjado” pelo srº Elias Souza dos Santos, de Feira de Santana, árbitro da partida; e pelo atacante Pin, aos 40 minutos do segundo tempo, aproveitando-se de uma boa estocada de contra-ataque da seleção visitante, em razão da superioridade no placar, numérica – Simões Filho teve um jogador expulso no momento da marcação da penalidade – e mental, pois os jogadores da nossa seleção perderam a tranquilidade depois da injustiça feita pela arbitragem.

De bom ontem ficou a impressão que se o nosso time manter esta pegada e qualidade mostrada ontem, a classificação é certa e vislumbra-se uma boa campanha no restante do certame.

Vamos todos apoiar esse belo trabalho da diretoria, comissão técnica e principalmente jogadores da Seleção Simõesfilhense!!!

Um abraço a todos!!!

sábado, 11 de agosto de 2012

A maior seleção do mundo!!!


Olá a todos!!!

Nosso panorama da semana sempre fala do esporte, é claro. O nosso metiê é esportivo, isso é óbvio. Mas, hoje abrirei uma exceção. Usando o momento esportivo por excelência, com os últimos dias dos Jogos Olímpicos e suas medalhas minguadas para nós; e o drama dos nossos times nas séries A e B do brasileirão, tendo é claro, o drama tricolor carregado em mais emoções, faremos uma analogia destes assuntos esportivos com a maior seleção a ser homenageada amanhã: a Seleção dos Pais.

E para cristalizar esta homenagem irei “escalar” a seleção dos pais componentes e colaboradores, diretos e indiretos, do nosso querido Panorama dos Esportes. Vamos lá:

1 – Louro Assis: de Olho nos Fatos, “enxergando” o jogo e todas as bolas, esse não deixa passar nada!!!;

2 – Nélson, “Pé de Gelo” (segundo o Mascarenhas): novo contratado da equipe, mas, já ajuda o time a muito tempo;

3 – Léo Vermelho: outro das novas contratações, chegando junto na zaga, do velho Independente da quadra 07 para o time do Panoramas;

4 – Geraldo Robgol: outra “jovem” promessa, Geraldão chega junto na bola, igual a um robô programado para jogar;

6 – Jacob Barbeiro: esse experiente lateral, desde os tempos que Terra Nova era Santo Amaro... se vacilar é do tempo da escravidão ainda;

5 – Bocão: a voz do time, esse, como disse Tite, “fala muito!!!”;

8 – Deri Assis: participa pouco em quantidade, mas, quando atua, traz qualidade ao grupo;

10 – Gilmar Marcelino, o capitão: o cérebro do time, o homem do homem em campo, articula as nossas jogadas com maestria, apesar que as vezes “esquenta a moringa” com os “adversários” do esporte;

7 – Dico: grande “auxiliar” no meio de campo, esse está no lugar certo e tem capacidade para melhorar de posição;

9 – Alfredo Neto: craque imprevisível, quando menos se espera, ela “invade”, “toma a bola” (ou o microfone) e decide;

11 – Professor Edmilson: grande atacante, forma uma grande dupla com Alfredinho, os dois jogando sempre pra frente.

O nosso técnico, claro, Jairo Mascarenhas: polêmico, “pilheiro”, mas, altamente competente e com o olho clínico para descobrir grandes promessas.

Entre reservas e comissão técnica temos uma equipe boa: Professor Cristiano Assis, Paulo Henrique, Cristiano Dourado e Omar (esperando as suas vezes pra entrar no time); a nossa divisão de base com Diego Oliveira e Dodô, jovens promessas; os grandes “auxiliares” Tuita do Cavaco, Amilton Reis, Pedro Mascarenhas, Kid, Alex Oliveira e Roberto Marques; e nossas relações públicas (ou seriam patroas?), dona Bete, Telma, Madalena e Ana Vilar, sem esquecer da nossa maior colaboradora, a amiga Elza Veiga.

E a nossa imensa torcida, os nossos ouvintes da 87.9 FM que a cada dia nos fortalece com os elogios, críticas e sugestões para a melhora do nosso fabuloso e gratificante programa.

Esta seleção vale ouro, prata e bronze ao mesmo tempo!!! Aliás, para a seleção de todos os pais é necessário que se crie a medalha de diamante: valorosa, linda e eterna!!!

Um abraço a todos os pais!!!

sábado, 4 de agosto de 2012

Nossa vida cotidiana...

Olá a todos!!!

Nesta semana vários assuntos “da hora” dominaram o noticiário “dominante”. Olimpíadas, é claro, e suas diversas medalhas pra lá e pra cá, obviamente, muito menos pra cá para nossa Pátria Amada, eterno gigante deitado em berço esplendido; o início do julgamento do malfadado mensalão e seus holofotes ofuscantes das cascatas e das cachoeiras, entre outras; e o fim da quase interminável greve da educação estadual, que em razão de nossa parcimônia, bestialidade e negligência é mais um golpe no ai sim quase certo fim da educação PPP: Pública Para Pobre.

Ufa!!! Teve mais coisas importantes que isso eu sei. A vingança de Nina/Rita contra Carminha; os grandes debates políticos eleitorais, com esses caras dizendo que vão fazer isso aquilo, aquilo outro e algo mais; as grandes decisões da banca de dominó da quadra 07 do CIA 1, ali sim, palco de discussões imponentes e importantes. Seu Jacob Barbeiro e seu Louro Assis que o digam.

Mas, a excelência deste espaço é falar de esporte. Então queria rapidamente explanar sobre os nossos baianos no brasileirão e o início da nossa seleção no intermunicipal. Serei rápido e breve.

O Bahia mantêm sua regularidade técnica e é justo com sua torcida: se esta sofre com seu time sofrível na Séria A porque não sofrer na Sul-Americana? Foi o que vimos na última quarta à noite.

O Vitória, ainda bem na tábua de classificação da Série B, disputa 6 pontos esta semana e só ganha 1. Nada para por fogo as vestes nem desespero torcedor rubro-negro. Mas, lembro o que estou dizendo desde o início: a Série B é braba e disputada. Um sinalzinho amarelo, ainda que bem fraco, mas é bom ficarmos atentos. Cuidado com o daltonismo da euforia.

Conquista e Feirense fazem a manutenção da tradição do futebol da Bahia nas séries menores do brasileirão: desempenho pífio e que não dá credibilidade que poderemos ter a dita “terceira força” do futebol da Bahia. Terceira força na Bahia é só quando levamos o nosso carro ao borracheiro depois da segunda vez. Lastimável.

Como boa notícia para “nosostros águacomprindenses“ foi a vitória inicial da nossa seleção no difícil intermunicipal: 1 x 0 em Salinas. Sentimos que se deixarem a organização da Liga e o empenho dos jogadores poderemos ir mais longe dessa vez. Mas, esporte é complicado por si só. Por isso não acrescentem complicações ao mundo já complicado da bola.

Hoje é só isto. E daqui a pouco vou pra casa garimpar mais umas medalhas pro Brasil. Será?

Um abraço a todos!!!

sábado, 28 de julho de 2012

Os jogos olímpicos e o desenvolvimento das nações.


Olá a todos!!!

Começaram esta semana mais uma Olimpíada, desta vez a famosa Londres 2012. Daqui a quatro anos será a nossa vez: a chegada da “glamourosa” Rio 2016.

Mais o que pretendo debater e trazer para a mesa é como é bem refletida nas Olimpíadas o cenário global do desenvolvimento das nações. O quadro de medalhas desta tradicional e já secular competição reflete quase que com identidade o famoso indicador de desenvolvimento dos países do mundo: o IDH.

Para quem não sabe ou principalmente tá de saco cheio de tantas siglas insossas, IDH significa o Índice de Desenvolvimento Humano, indicador que reflete de uma forma mais evidente o nível de desenvolvimento econômico, social e cultural dos países. Não a toa os líderes do IDH são os principais “cabeças” dos quadros de medalhas dos jogos olímpicos.

Pegando como exemplo a última Olimpíada, a Pequim 2008, na próspera China desenvolvimentista, o G8 do esporte mundial ficou assim, na ordem: China, Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Coréia do Sul e Japão. (vejam quadro completo no link: http://olimpiadas.uol.com.br/2008/quadro-de-medalhas/)

Ajusta-se daqui e dali e quando olhamos o mapa do IDH vamos ver nas melhores colocações as nações que melhor estão colocadas nas olimpíadas. A China é um caso especial nesta relação, mas, assustadoramente este país vem subindo degraus não só nos pódios olímpicos como também na tabela do IDH mundial. Mera coincidência?

E a nossa “pátria amada”, Brasil? Vivenciamos um momento diferente, nenhuma dúvida. Melhoramos muito em relação aos muitos anos de atraso que vivenciamos em nossa história. Mas, parafraseando a própria letra do nosso glorioso hino, ficamos muito tempo deitados em berço esplêndido. Acordamos, mas estamos ainda nos espreguiçando no contexto mundial em igualdade social, distribuição de renda, políticas públicas sociais importantes, tais como, educação, segurança, saúde e... ESPORTE!!!

Daí caros amigos, explica-se porque somos 84º no mapa do IDH mundial. Vejam então que termos atingido a 23ª posição na última Olimpíada é mais do que satisfatório para um país que não investe na sua juventude, na educação pública de qualidade, na prática esportiva como formação humana e social.

Vamos lá!!! Com tudo isso vamos pegar a bandeirinha e torcer pelos nossos bravos atletas quando encararem as quadras, piscinas, mares, tatames, pistas e campos da Grã Bretanha por estes dias. Vamos gritar “Pátria Amada, Brasil!!!”, entoar com orgulho o nosso lindo hino quando vermos os poucos no mais alto degrau do pódio. Fazer tudo isso. Só espero que reste entusiasmo até chegar o dia 7 de outubro. As medalhas em jogo neste dia serão outras...

Um abraço a todos!!!

sábado, 21 de julho de 2012

Reanalisando os números, reordenando análises – Parte II

Olá a todos

Como foi colocado na semana passada, periodicamente iremos fazer análises das séries A e B no transcorrer das duas competições onde se encontram os nossos representantes baianos. Hoje iremos discutir a combalida e preocupante campanha do Bahia.

O desempenho do tricolor nesses 10 primeiros jogos é pífio e frustrante para sua apaixonada e subestimada torcida: 5 derrotas, 4 empates e 1 vitória; míseros 7 pontos; ostentando a penúltima posição da competição. Situação difícil.

Pegando como referência a projeção feita pela equipe da 87.9 sobre as pretensões do Bahia nesse campeonato, o time está muito aquém do estimado. Nossa equipe estimou o tricolor oscilando do 9º ao 14º lugar. Tá longe disso. Porém ressalvamos que em um campeonato forte e disputado como a série A do Brasileirão as distâncias e diferenças entre as equipes, apesar de evidentes em elencos e em poderio financeiro, as vezes se fazem por outras formas tais como planejamento, disposição dos atletas e motivação da torcida, entre outras.

Olhando o panorama do futebol brasileiro e sua injusta má distribuição de renda – o G12 burguês e elitizado, a “classe média” intermediária e a “bolsa família” do nordeste –, o torcedor do Bahia mais sensato soltará foguetes e fará carreatas se ao fim do certame o representante baiano colocar-se na “primeira” folha do campeonato, isto é, entre os 10 primeiros colocados. Se ficar em 16º, UFA! Seria melhor do que a desonrosa posição que se encontra.

Vamos focar nossos olhares agora para os próximos jogos. Visualizo ser complicado, caso o desempenho do time mantenha-se idêntico a esta etapa, o Bahia, por exemplo atingir ao fim do primeiro turno a metade dos 45 estimados pontos que dizem os especialistas livra uma equipe do rebaixamento. Teria o time que fazer 22, 23 pontos.

Mas, o futebol é muito dinâmico. No momento certo retornaremos as análises e comparativos da etapa do campeonato. Até lá é torcer para as coisas melhorarem. Ou não para quem torce contra. Isso também faz parte do futebol.

Um abraço a todos!!!

sábado, 14 de julho de 2012

Reanalisando os números, reordenando análises – Parte I

Olá a todos!!!
Antes do começo do Brasileirão, nas suas letras A e B, a nossa equipe fez um trabalho de análise e prognósticos do que imaginávamos serem as projeções das competições. Adianto a todos que nunca foi pretensão nossa “cravar” a aposta certeira. Em futebol, sabemos todos, que verdades absolutas não existem.
Por isso, para projetar análises, e fazermos ponderações, dividirei as duas séries em 4 etapas, meramente um critério metodológico. Serão elas as 10 primeiras rodadas de cada turno, mais as nove demais rodadas que os complementam. Penso que assim facilita a compreensão e entendimento.
Começando pela Série B e até aqui a campanha do Esporte Clube Vitória. Na análise inicial feita pela equipe daqui do Panorama dos Esportes, projetamos o rubro-negro alcançando uma das 4 primeiras posições, obtendo o acesso. Caso o time baiano mantenha este rendimento, 73%, até o fim da competição, além de acesso leva título. Se em cada uma dessas etapas o time tem que obter essa faixa de 19, 20 pontos, garante o objetivo principal.
Na nossa análise inicial colocamos como principais adversários do Vitória o Atlético do Paraná e o Guarani. Ceará, Criciúma, Avaí, América Mineiro, Paraná, Bragantino e São Caetano foram colocados como adversários a serem respeitados. Vejam a situação atual: Criciúma, América Mineiro e o seu “xará” do Rio Grande do Norte acompanham o leão no G4.
Lembremos todos que apenas 26% do campeonato se passaram. E muita água ainda vai rolar por este rio turbulento da segundona.
Retornaremos ao final do primeiro turno para reanalisar o andamento do certame. Lógico que todo rubro-negro espera que o seu time esteja na mesma condição. Mas, como disse antes: verdades absolutas não combinam com o futebol.
Um abraço a todos!!!

domingo, 8 de julho de 2012

Colocação no Bolinho na semana do dia 10/07

Olá a todos!!!

Nova tabela no bolinho e brigam acirradamente pela "ponta" os rivais e vizinhos, mas, graças a DEUS amigos sempre, o professor Edmilson e o nosso comunicador nº 1, Jairo Mascarenhas. A diferença entre os dois é de apenas dois pontos!!!
Mas tem uma turma colando no vácuo dos dois: Elza Veiga, Cristiano Dourado, Louro Assis, Omar e agora, Jacob Cabelereiro.

Os demais, lutam na metade pra baixo da tabela. Os novatos entraram no bolo depois e agora seguram a lanterninha: o nosso assíduo ouvinte e colaborador Douglas Silva, o jovem Dôdo, segura a lanterna com zero ponto!!!

Vejam a tabela do bolinho:


COLOCAÇÃO
COMPETIDOR
PONTOS
PROFº EDMILSON
22
JAIRO MASCARENHAS
20
ELZA VEIGA
19
LOURO ASSIS
17
CRISTIANO DOURADO
16
OMAR
15
JACOB BARBEIRO
14
ALFREDO NETO
11
TUITA DO CAVACO
10
PROFª TELMA
10
PROFº CRISTIANO ASSIS
10
PAULO HENRIQUE
10
13º
GILMAR MARCELINO
9
14º
DICO
8
15º
DERI ASSIS
7
16º
DIEGO OLIVEIRA
6
17º
DOUGLAS SILVA
0