sábado, 9 de junho de 2012

De olho na rodada!!!

Olá a todos!!!
Já muito discutido aqui no Panorama e será constantemente debatido ainda até o desfecho dos campeonatos em que estão envolvidos nossos clubes, observamos com muito cuidado este início de campeonato brasileiro 2012.
O Vitória, ao fim praticamente da 5ª rodada da série B, recupera-se e garante o patamar que é satisfatório à grandeza da sua tradição e da esperança da sua angustiada torcida que anseia a volta a primeira divisão em 2013. Com o resultado positivo contra o Boa Esporte ontem em Minas, o rubro-negro atinge o G4 e mesmo com o fechamento da rodada não tem como sair de lá. Na próxima terça, tem jogo perigoso no Barradão contra o Guarani de Campinas. Uma vitória é fundamental para consolidar o time entre os quatro primeiros na tabela de classificação.
Amanhã em Pituaçú é a vez do Bahia, na série A. O nível de dificuldade da primeira divisão é maior, as perspectivas e metas do time tricolor são outras e a equipe baiana deve transitar no patamar intermediário e para baixo no certame, pelo menos isto é o que vislumbro. Portanto, para garantir estas projeções, pontos em casa são fundamentais. Neste domingo próximo pega o líder e perigoso Vasco. A ordem é ganhar a qualquer custo!!! No outro domingo, contra o Sport do Recife a mesma coisa. Não é bom ficar muito próximo de zona de rebaixamento. Todo o cuidado é pouco, mesmo o campeonato ainda estar cronologicamente breve.
Iremos assistir aos jogos e reorientar nossos olhares para o restante do horizonte distante que é o desfecho dos campeonatos. Ainda é só o começo. Mas, todo o cuidado é pouco. Por isso, sempre de Olho na Rodada!!!
Um abraço a todos!!!

sábado, 2 de junho de 2012

Os “Velhos Baianos” e o nosso Vale a Pena Ver de Novo.

Olá a todos:
Outro campeonato brasileiro começa, mais um fim de semana de jogos – neste, não teremos série A -, outra rodada se vislumbra logo em seguida e já começamos a ouvir as mesmas velhas ladainhas do nosso “portentoso” futebol baiano. Por isso comparo ao já tradicional horário de novelas reprisadas da Rede Globo: o tal do Vale a Pena Ver de Novo!!! Novela, novelão, dramalhão do nosso futebol!!! Nesta história atuam os dirigentes, que geralmente são os mesmos; os cronistas, que até se renovam como atores, mas repetem fielmente os personagens; e, também, na figuração da trama, os torcedores.
Como falei das “velhas ladainhas”, separei algumas que nestes mais de 30 anos que acompanho “in loco” os campeonatos nacionais, indico as que para mim são as mais marcantes. Vejamos:
1)  “Os times baianos entraram despreparados para o campeonato brasileiro!!!”.
2) “Tem que contratar, tem que dispensar!!!”.
3) “Nenhum time da Bahia é favorito, não será campeão!!!”. (mesmo em 1988 foi dito e propalado muito isso...).
4) “Se o campeonato acabasse hoje, os times da Bahia correriam risco de rebaixamento!!!”.
5) “Perdemos essa, demos azar, mas, na próxima partida vamos buscar o resultado!!!”
Enfim. Existem outras inúmeras máximas. O que a minha memória consegue buscar a este momento e a minha paciência suporta, são essas. Vocês ouvintes e companheiros devem lembrar de outras “pérolas”. Portanto, as encerrarei por aqui.
Quando será que os times daqui, os nossos queridos “Velhos Baianos” – os nossos principais clubes, Bahia e Vitória – vão ser protagonistas da cena futebolística nacional? Encenar um folhetim novo, aparecer em “horário nobre”, beijar a atriz principal. Do jeito que estamos, penso que ainda vai demorar um pouco. Por isso temos que nos contentar com o nosso “Vale a Pena Ver de Novo”. E será que vale a pena ver de novo? A seguir, cenas do próximo capítulo...
Um abraço a todos!!!

domingo, 27 de maio de 2012

Colocação atualizada no "Bolinho" do Panorama dos Esportes

Vejam o quadro de colocações do nosso animado "bolinho":


COLOCAÇÃO
COMPETIDOR
PONTOS
PROFª TELMA
4
JAIRO MASCARENHAS
4
PROFº CRISTIANO ASSIS
2
ELZA VEIGA
1
TUITA DO CAVACO
1
DICO
1
ALFREDO NETO
1
PAULO HENRIQUE
1
OMAR
1
10º
LOURO ASSIS
1
11º
PROFº EDMILSON
0
12º
GILMAR MARCELINO
0

sábado, 26 de maio de 2012

Eliminações: fatos de rotina do nosso futebol...

Olá a todos!!!
O título desta crônica alude a um fato que, apesar de irritante e frustrante para os amantes do futebol da Bahia, é rotineiro e frequente: as eliminações de times da Bahia na Copa do Brasil – as deploráveis ocorridas de Bahia e Vitória esta semana estão em nossos corações e mentes – e em tantas outras competições nacionais.
Em razão disso, e por exemplo, eu tenho que fazer uma correção aqui e agora. Sempre indico nas minhas críticas ao decadente futebol baiano que o mesmo é de 5ª categoria. Errei: o mesmo é de 7ª categoria!!! Na frente do nosso “poderoso” futebol estão, na ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas, Paraná e Pernambuco. Falo isto com base em dados verdadeiros e oficiais: tais números são relativos ao ranqueamento de federações da CBF para 2012.
Observamos que pelos dados indicados não a ostentação de “melhor futebol do nordeste” não temos mais: perdemos para os pernambucanos. Confirma isso de forma mais evidente o fato de termos um único representante na série A enquanto nossos vizinhos possuem dois. E, além do mais, vem um alerta: Goiás, Santa Catarina e Ceará estão no nosso encalço. Se continuarmos nesta sofrível regularidade de insucessos, em breve, ostentaremos um “glorioso” 10º posto na tabela das federações do país. Continuando com um campeonato estadual fraco e com uma visão provinciana do futebol, de fato, isto será certo.
“Triste Bahia”, já dizia Gregório de Matos no século XVII, e continuaria dizendo em pleno século XXI. No futebol com certeza, em outras esferas quase certo...

terça-feira, 22 de maio de 2012

Grande “Palpitão” da equipe do Panoramas!!!

Olá a todos!!!
Começou o Brasileirão e criamos uma “disputa” entre os membros do Panorama e alguns dos nossos principais colaboradores.
A regra é simples:
1) a cada jogo dos times baianos - Bahia, Vitória, Feirense e Vitória da Conquista -, arrisca-se o placar dos jogos dos times nas suas competições até o fim do ano;
2) A contagem dos pontos fica assim determinada: a) acertando o resultado (vitória, empate ou derrota do times da Bahia), ganha-se um ponto; b) conseguindo tudo isso e ainda acertando o placar exato (êta sorte!!!), leva 3 pontos.
No fim do ano, veremos quem será o maior “palpiteiro” da 87.9 FM e especificamente aqui do Panoramas!!!
Com os palpites do último fim de semana, os jogos do Vitória e Bahia contra respectivamente Barueri e Santos, a largada da nossa competição ficou assim:
1º) Professora Telma, 3 pontos;
2º) Jairo “vice” Mascarenhas, 2 pontos;
3º) Alfredo Neto, 1 ponto;
3º) Professor Cristiano Assis, 1 ponto;
5º) Louro Assis, “ZERO” ponto;
5º) Omar, “ZERO” ponto;
5º) Gilmar, “ZERO” ponto;
5º) Paulo Henrique, “ZERO” ponto.
Como vimos na tabela, a mulher lidera sempre!!! Ao menos, por enquanto... “vergonha” geral os últimos colocados... mas, é só o começo!!!
Um abraço a todos!!!

sábado, 19 de maio de 2012

Vai começar o Brasileirão 2012

Olá a todos!!!

Começa mais um Brasileirão. Na real, ontem a Série B deu o pontapé inicial a maratona de jogos. Nós baianos ficaremos de olho em 760 jogos ao todo, sendo 76 jogos mais de perto: 38 jogos do Bahia na série A e outros 38 do Vitória na série B.

Falando primeiro do Vitória, que estreia hoje contra o Grêmio Barueri, aposto no rubro-negro como um dos mais fortes favoritos a uma das quatro vagas de acesso a Série A 2013. Vejo como os principais e perigosos adversários ao Leão da Barra o Atlético/PR, Goiás, Guarani, América/MG, Ceará e Bragantino. Olho nos demais paulistas, principalmente São Caetano e esse Barueri. Também não se pode esquecer do trio catarinense: Joinville, Criciúma e Avaí. Vejo o Vitória com mais possibilidade de atingir o seu objetivo que o Bahia (falaremos deste em breve), mas, o equilíbrio da Série B é perigoso...

Como disse antes, o Bahia tem que estabelecer o seu objetivo prático, determinar qual a sua meta. De forma pragmática, entendo que o tricolor tem que focar, minimamente, em atingir o patamar do ano passado: vaga na Copa Sul-americana!!! Acima disso é Libertadores... seria ótimo!!! O suprassumo, o título!!! Porém, o sonho é livre, mas é complexo. Na frente nitidamente do Esquadrão de Aço vejo “o quarteto fantástico” paulista – Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras –, acompanhados de Fluminense, Vasco e Inter. Grêmio, Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e Flamengo estão em um 2º escalão um pouco acima do campeão baiano. Os demais, no mesmo nível ou abaixo.

Obviamente, estou prognosticando tudo isso com o panorama do início dos campeonatos. E campeonato brasileiro amigos, seja na Série A, B, C, D ou Z é equilibrado sempre!!! O time ruim de hoje pode ser a surpresa de amanhã. Por exemplo: seria surpresa um Botafogo campeão brasileiro na série A? E na Série B, a gente vislumbrar um acesso de ABC ou América de Natal? Então, vamos começar analisar o campeonato paulatinamente, por etapas. Uma coisa eu digo para os nossos baianos: o fator casa tem que prevalecer, não se pode perder pontos em demasia no seu mando de campo.

Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Porque o Bahia foi o campeão Baiano 2012.

Olá a todos!!!

Resumirei (se eu tiver possibilidade) 11 motivos que fizeram o Bahia ser o legítimo campeão baiano 2012. O Bahia foi campeão porque:

1) nos últimos 3 anos vem se estruturando e (re)organizando a gestão do clube;

2) manteve a base do elenco que vem jogando desde 2010, passando pelo ano de 2011;

3) neste ano de 2012 passou a dar especial atenção a suas "promessas" da divisão de base;

4) tem um presidente jovem e ativo;

5) possui no seu elenco jogadores experientes e tarimbados que deram sustentação e equilíbrio com a juventude do grupo;

6) possui no seu elenco jovens jogadores de qualidade técnica excepcional que deram força e gás ao grupo de jogadores mais experientes;

7) passou a ter no seu comando técnico - desde a chegada de Renato Gaúcho, e seguindo com Renê Simões, Joel Santana e com Falcão - técnicos de destaque e qualidade;

8) liderou a maior parte do campeonato e obteve as vantagens que o regulamento oferecia;

9) teve postura nos 4 clássicos ultra-equilibrados disputados contra o seu valoroso rival;

10) como é marca em sua história, teve a seu favor a mística da sua imensa tradição;

11) possui uma das mais apaixonadas e apaixonantes torcidas do país!!!

Enfim!!! Justo o título do tricolor, quebrando um jejum de títulos estaduais de 11 anos!!! Título valorizado pelo empenho e qualidade do seu histórico e tradicional adversário, o Vitória, que nos dois clássicos que decidiram o campeonato, lutou até o último minuto pela reversão do resultado. E ainda tem gente que "sonha" em acabar com os campeonatos estaduais... estruturá-los sim, acabar com eles NÃO!!!

Parabéns ao Bahia!!! Agora, 44 vezes campeão estadual!!!

Um abraço a todos!!!