sábado, 28 de abril de 2012

Definições no Baianão 2012

Olá a todos!!!
Os surpreendentes resultados na largada das semifinais do Campeonato Baiano nos jogos do interior na semana passada – vitórias de 1 a 0 de Conquista e Feirense sobre, na ordem, Bahia e Vitória – deram motivação e algum grau de incerteza para os jogos deste fim de semana.
Hoje a tarde no Barradão o Vitória tem que vencer o Feirense para ser finalista do certame. Qualquer vitória coloca o rubro-negro em mais uma final do nosso campeonato estadual. Empate faz o time de Feira, radicado em Senhor do Bonfim, estrear nas finais do Campeonato Baiano.
Amanhã é a vez do Bahia. O mesmo dito anteriormente serve para esta peleja: o grande, no caso, o Bahia, precisa vencer; o “menor”, o Conquista prossegue apenas com um empate.
Acredito – ainda! – em um BAVI decisivo. Mas, como sempre pondero aqui no “Panorama”, o futebol é professor de várias lições. Seja no patamar e nível que for. Quem acompanhou as quartas de finais do Paulistão e as semis da Liga dos Campeões sabe do que estou falando.
Camisa pode ganhar jogo, mas, não ganha campeonato. Time grande e tradicional tem que impor favoritismo no campo. Se Bahia e Vitória entrarem com a postura de que ganharão a qualquer tempo, da forma que quiserem, se complicam. Times de massa quando não convencem ficam na desvantagem em razão da pressão da torcida. Para os nossos dois franco-atiradores do interior, Feirense e Conquista, tudo é lucro. Vamos aguardar a bola rolar. Amanhã lá pelas seis, seis e meia da tarde já teremos todo o cenário da decisão.
Um abraço a todos!!!
P.S.: O empate do Bahia com a Lusa apresentou dois aspectos antagônicos, positivo e negativo. O positivo: empate fora na Copa do Brasil não pode ser desprezado. O negativo: pela circunstância do jogo, o Bahia poderia trazer um resultado melhor. Este é o meu argumento quando digo que time grande tem que se impor... NO CAMPO!!!

sábado, 21 de abril de 2012

Dias de Luta!!!

Olá a todos!!!
Para quem gosta de Rock e é fã do grupo IRA! digo que não vou cantar a música/sucesso com este título do famoso grupo paulista. Até porque, diga-se de passagem, eu tenho senso crítico e de ridículo... Vou falar mesmo é de futebol!!!
De amanhã em diante os nossos dois grandes clubes – Bahia e Vitória – entrarão “naqueles dias”: os dias de luta, dias de decisões!!! Este período compreende, ao menos, até o dia 13 de maio.
Primeiramente digo isso porque entendo que ambos deverão passar pelos seus valorosos adversários nas semifinais do Baianão. Vejam: não estou dizendo que o Bahia já eliminou o Vitória da Conquista e o Vitória já abateu o Feirense. Porém, acredito em um BAVI na final. Isto acontecendo, teremos no dia 13 de maio o clássico decisivo do Baianão em Pituaçú, sem favoritos.
Agregado a estas “lutas domésticas”, ambos enfrentarão as oitavas de finais da Copa do Brasil. O futebol da Bahia atinge novamente o seu clássico patamar na tradição da competição. Fugiu a tendência apenas o Vitória de 2010 que ficou com o vice-campeonato contra o Santos.
Agora em 2012, o rubro-negro pega na fase dos “dezesseis melhores” o forte e difícil Botafogo. Jogo sem prognóstico. O fator mando de campo e o gol qualificado vão pesar na decisão da vaga, fechada no Rio no dia 09 de maio. O Vitória tem que fazer o resultado em Salvador no dia 02 de maio.
O Bahia pega a cabisbaixa Portuguesa. A Lusa lamenta a queda a segundona enrustida paulista, a chamada série A2. Isso não quer dizer que o tricolor vai achar moleza. O Bahia já vai enfrentar o representante paulista na próxima quarta, 25 de abril, no Canindé. Joga fora primeiro, decide em Pituaçú no dia 10 de maio. O mesmo raciocínio do equilíbrio que tenho para a disputa do rubro-negro, indico ao tricolor. Vislumbro que para o Bahia, jogar a primeira fora foi um pêndulo a favor. Porém, tem que fazer o resultado.
É isso!!! Vamos esperar os próximos “Dias de Luta” e ver no que vai dar. Pois no futebol:
“Quando se sabe ouvir
Não precisam muitas palavras,
Muito tempo eu levei
Prá entender que nada sei
Que nada sei!...”

Ou seja, no futebol não existe gato mestre, não existe adivinho. Cada dia a gente aprende uma lição. Vamos esperar o dia 13 de maio!!!

Um abraço a todos!!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

BAIANÃO: UFA!!! AGORA É SÓ DECISÃO!!!

Olá a todos!!!


Começou no já muito passado 18 de janeiro e arrastou-se por todo esse tempo o nosso tradicional e mal tratado Campeonato Baiano. Uma infinidade de jogos (21 rodadas e 126 jogos...) e decisão, decisão mesmo só agora nestas últimas cinco rodadas: a última da fase de classificação e as 4 últimas dos confrontos direto, semifinais e finais.


Enfim, chegamos na “hora da verdade”. Nesta última rodada, temos algumas “mini-decisões”. Porém, importantes aos destinos do campeonato e dos clubes. Vejamos quais são:


1º) Jogam Vitória e Feirense, o primeiro de uma série de 3 jogos entre os clubes. Este jogo de domingo define quem entra na vantagem na semifinal. Empate, e o Vitória fica com a vantagem no desempate no mata-mata.


2º) Luta dura pela última vaga na semi. Bahia de Feira, Vitória da Conquista e Atlético lutam pela última vaga. Só o campeão baiano 2011, o time de Feira, depende de seus esforços: uma vitória em casa com o fraco Juazeiro, leva a vaga. Empatando, Conquista e Atlético não podem vencer; perdendo, Conquista tem que perder para o Camaçari e o Atlético, no máximo, empatar com o Bahia. No papel, tudo indica que o Bahia de Feira leva. Mas, papel não joga...


3º) Briga de foice no escuro entre Fluminense, Serrano, Juazeiro e Camaçari. Na pior, em teoria, o Camaçari. Não depende só dele: tem que vencer o Conquista em casa e torcer para tropeços dos rivais, principalmente empates do Serrano e do Flu. Serrano pega em casa o “falecido” Itabuna. Ganhou, fica na primeirona. Fluminense, que acordou tarde, pega o neutro Juazeirense fora precisando da vitória para não depender de ninguém. Porém, minha pule para cair, é o abaixo da crítica Juazeiro. Joga uma decisão de “polos invertidos” em Feira com o Bahia de lá: busca um empate para ficar na primeira divisão do baiano, enquanto seu adversário busca a classificação. Resumindo, eu aposto que o acompanhante do Itabuna no cadafalso serão Camaçari ou Juazeiro.


Informando que jogam “amistosos oficiais” no domingo, o Bahia, classificado em 1º lugar e garantindo todas as futuras vantagens (vira campeão com 4 empates na fase decisiva); Juazeirense, no meio da tabela; e o Itabuna, na sua gangorra no pé de cacau, volta a segundona.


Pois sim! Vamos esperar a bola rolar. Agora só tem decisão e emoção!!!


Um abraço a todos!!!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Chegando ao fim a enfadonha primeira fase do baianão

Olá a todos!

Neste fim de semana teremos a realização da 19ª rodada do demasiado e inchado campeonato baiano 2012. Já falei e não calarei a minha voz em bradar que 12 times para o baianão é muito. Mas, usando uma expressão que aprendi ouvindo muito a "filósofa" Dona Vírginia Assis, minha amada mãe, vamos falar do nosso "grande a toa".

Bahia classificado e praticamente garantindo todas as vantagens. O irregular e inconsistente Vitória e o surpreendente Feirense deverão garantir mais a frente outras duas vagas. Falta ver quem fica com a 2ª posição. Para mim será o rubro-negro.

Lutam pela última vaga Bahia de Feira, Vitória da Conquista e Atlético de Alagoinhas. Tem uma "mini-decisão" entre o "bode" e o "tremendão" neste domingo. O "carcará" torce pelo tropeço duplo e tem que começar "pegar, matar e comer".

Triste ver Itabuna e Fluminense de Feira a caminho da segundona. Torço ainda para o Flu se salvar. Porém, não sei se vai dar.

Vamos aguardar o fim da sonolenta primeira fase acabar e aguardar as semifinais. Ao menos em 2013 dividam o campeonato em dois turnos!!!

Um abraço a todos!!!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Segunda fase da Copa de todo Brasil.

Olá a todos!

Terminou a primeira fase da competição mais "democrática" do país: a nossa Copa do Brasil.

A segunda fase retorna na primeira semana de abril. Veremos, como de praxe, os maiores favoritos ainda lutando pelo título, acompanhados das velhas surpresas de sempre.

Vários e interessantes embates. Alguns confrontos exóticos, retorno de velhos clássicos regionais, disputas equilibradas.

Portanto, como o bom no futebol é "palpitar", exercerei livremente o meu palel de palpiteiro "mor". Cobrem-me depois o meu percentual de acerto. Espero ser maior que 50%...

1) Palmeiras x Horizonte do Ceará: jogo exótico, surpresa cearense, mas, verdão passa.

2) Ceará x Paraná: equilíbrio, só que dá "vozão".

3) Cruzeiro x Chapecoense: Cruzeiro leva no 1° jogo.

4) Atlético Paranaense x Criciúma: choque do sul do país, complicado... Chutando, Criciúma.

5) Grêmio x Ipatinga: "tricolor imortal" continua atrás de mais uma taça.

6) Náutico x Fortaleza: lindo jogo de grandes forças do nordeste. Pra mim, passa o Timbú.

7) Bahia x Remo: nostálgico clássico do passado. Vence o Bahia.

8) Portuguesa x Juventude: jogo duro, mas passa a Lusa.

9) São Paulo x Bahia de Feira: tremendão tem o palco, mas o tricolor tri do mundo passa dando o show em Feira.

10) Atlético Goaianiense x Ponte: equilíbrio total! Ponte Preta.

11) Atlético Mineiro x Penarol do Amazonas: simplesmente, Galo!

12) América Mineiro x Goiás: disputa complexa, mas, dá o verde do planalto central.

13) Coritiba x ASA: é bom o Coxa se ligar no time do fumo. Arrisco assim mesmo no Coxa.

14) Sport x Paysandú: Leão da Ilha x Papão da Curuzú!!! Lindo clássico!!! O Leão "papa" o Papão.

15) Botafogo x Guarani: Fogão vence o valente bugre.

16) Vitória x ABC: jogo pesado para o leão baiano. Dá Vitória, mas, o ABC pode aprontar.

Um abraço a todos!!!

sábado, 17 de março de 2012

O nosso futebol e a democracia.

Olá a todos!!!


Estamos vendo e sendo testemunhas de episódios importantes para os desígnios políticos em nosso futebol, tanto na esfera nacional como em nosso metiê local. Serei sintético e específico na abordagem pois o noticiário nosso de cada dia já nos enxurrou de informações e verdades(?) sobre os ditos temas.


O primeiro fato relevante foi a renúncia do poderoso chefão do futebol nacional, Ricardo Teixeira. Depois de 23 anos a frente da CBF o “super-genro” sai de cena. Porém, ele sai ficando. Deixa os seus asseclas no poder, influencia ainda na estrutura. Porém, é relevante a saída do individuo. Da queda do Ricardão deveria ocorrer um amplo debate sobre a renovação dos mandos e desmandos da CBF, a politicagem no futebol nacional, o poder concentrado nas federações e o clientelismo político advindo dessa relação promíscua, entre outros males ao nosso futebol. Parabéns a presidente Dilma que não manteve a mesma filosofia “companheira” com a CBF perpetrada pelo seu histórico antecessor. Tomara que agora, em razão desse momento transitório de enfraquecimento político dos cartolas, estes se vejam impelidos a serem mais austeros e organizem a copa em nosso país e nossa seleção que está em um momento meio perdido.


Vindo ao nosso âmbito estadual vimos o imbróglio do Esporte Clube Bahia que esta semana sofreu uma intervenção relâmpago, advinda de uma ação perpetrada pela oposição ao grupo hegemônico dominante há décadas no tricolor. Não entrarei em méritos e em questiúnculas sobre o assunto, do tipo “que não existe oposição, que são aproveitadores e tal...”. A oposição tanto existe que ela se manifesta corriqueiramente. A forma e o método é que é passível de gosto e discussão... Como sempre, o motivador de todas estas turbulências no Bahia é a falta de transparência nos processos internos do clube. Este é o âmago de toda a questão. Espero que o presidente Marcelo Guimarães Filho tenha entendido estes acontecimentos e refletido que é irreversível a abertura democrática do clube. Tenha uma atitude de distensão política e convoque todos os tricolores, reformule este bendito estatuto, antecipe as eleições e coloque o sócio-torcedor para votar!!! Além de dar clareza ao processo, a democracia plena realmente ocorreria no Bahia. Um clube tão popular e gigante como o tricolor não pode ter seus destinos apenas nas mãos dos “homens do presidente”. Outra coisa: isto automaticamente atrairia mais torcedores para associar-se ao clube. Em pleno era do futebol marketing e negócio, esta seria uma oportunidade impar ao nosso amado tricolor.


Finalizando o raciocínio, e apesar de ter me debruçado à questão da CBF e do Bahia, porque quando se fala em democratização, eleições diretas e tal aqui na Bahia só se fala no Bahia? Esta discussão tem que passar pelo glorioso Esporte Clube Vitória também. A reboque reformas na nossa Federação Baiana de Futebol e fim dos feudos políticos no esporte. Porque prefeitos, governadores e presidentes da república tem mandato com início e fim e direito a uma reeleição e estes senhores feudais incrustam-se nos seus tronos? São perguntas que todos nós devemos buscar as respostas. Eu tenho algumas minhas... e vocês: têm as suas? Verbalize as suas e faça mover a democracia, companheiros!!!

Um abraço a todos!!!

sexta-feira, 9 de março de 2012

A participação das Mulheres no universo futebolístico.


Olá a todos os ouvintes do Panorama dos esportes,

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, cuja data é marcada por lutas e melhores condições de vida, a crônica do dia busca refletir o papel da mulher no esporte, mais especificamente no futebol, o nosso feijão com arroz.



A inserção das mulheres no mercado futebolístico está se cristalizando, uma vez que esse espaço é, historicamente, considerado masculino, e não seria de um dia para o outro que essa situação mudaria. Atualmente, nós ainda estamos em um pequeno número, mas a permanência delas se vale dos méritos conquistados. A participação do sexo feminino não se restringe a dar gritinhos no alambrado, hoje dirigimos clubes, jogamos futebol profissionalmente, contribuímos com a crônica esportiva e torcemos apaixonadamente por nossos clubes.



Citarei algumas figuras que bem representam “as mulheres da bola”:



Patrícia Amorim é a presidente do Clube de Regatas do Flamengo, atua nesse mercado competitivo gerindo não só futebol, mas outros produtos do clube: como remo, natação, ginástica, judô, basquete, entre outros esportes. Ela sempre teve o esporte em suas veias e o Flamengo sempre foi uma de suas paixões, a oportunidade chegou, agora é só trabalhar e mostrar serviço. Boa sorte!



Outro exemplo é o da jogadora Marta, (nome que dispensa sobrenome) pentacampeã no prêmio FIFA, enche de orgulho todos os brasileiros. Infelizmente, a realidade do futebol feminino no Brasil é cruel, as meninas do futebol não podem viver do futebol (financeiramente falando), Marta é uma exceção. O prestígio adquirido só foi possível com sua entrada no mercado estrangeiro.



Na arbitragem, destaca-se no futebol da Bahia a árbitra central, a baiana de Feira de Santana, Daniella Coutinho Pinto, que consegue mostrar seu trabalho com muita competência. Pode ter falhas como qualquer ser humano, mas com dedicação no que faz está driblando o preconceito, em março estará participando de uma competição internacional, o Campeonato Sul-americano de Futebol Feminino sub-17, na Bolívia. Vamos acompanhar sua atuação!



Na crônica, gosto muito do trabalho de Camila Cintra da Rádio Metrópole, Renata Fan da Rede Bandeirantes e Vanessa Riche do canal Sportv, todas elas fazem leituras inteligentes do futebol, não leem apenas o óbvio, elas conseguem ir além das quatro linhas, conhecem os bastidores desse mundo tão fascinante.



Hoje escolhi falar de algumas “mulheres da bola” nesse universo machista do futebol, mas estamos chegando aos poucos, fazendo a nossa parte, impondo o nosso ritmo de jogo, a bola está girando, chutes foram dados, estamos no segundo tempo, talvez ainda necessite de prorrogação. Só o futuro nos dirá onde conseguiremos chegar, por enquanto ainda há muito jogo pela frente.






Telma Assis