sábado, 28 de janeiro de 2012

Campeonato baiano: turbinas aquecendo!!!

Olá a todos!!!

Já se vão três rodadas do campeonato baiano 2012. Mais ou menos 15% da fase de classificação já foram vencidas. Alguns acham pouco, dizem “está cedo”, “é só o começo”, entre outras ponderações. Porém lembro sempre que um campeonato em que a regularidade é o determinante a classificação, vacilar no início pode ser preocupante e irreversível.

Os dois “carros-chefe” do futebol baiano iniciam a temporada cada um ao seu modelo e demonstrando seus momentos.

O Vitória inicia na sua forma padrão: ainda sem a forma física e ajuste tático alto, faz valer a sua qualidade técnica e tradição e impõe aos adversários sua força. No jargão do “futebolês”: faz valer a camisa!!!

O Bahia, já faz alguns campeonatos, também inicia da sua forma padrão: vacilando, perdendo pontos, colocando culpa na falta de forma e desentrosamento(?) e perdendo estes pontos e jogos importantes que fatalmente farão falta na hora decisiva do campeonato. Joel Santana e direção: hora de abrir os olhos!!!

Amanhã avançaremos mais uma rodada, no caso, a quarta rodada. O Vitória pega o Itabuna em casa. Futebol é futebol mas penso que o rubro-negro não aplica menos de três no Barradão amanhã: o Leão amanhã devora mais um.

Em Conquista, o Bahia vai encarar o Serrano. Não pelo adversário, mas, muito mais pelo momento irregular e de indefinição do tricolor, acredito em um jogo duro na grande cidade do sudoeste. Usarei de outro jargão do futebolês para ilustrar meu pensamento sobre o jogo do “Esquadrão de Aço” amanhã: “futebol tem três resultados”!!!

Sobre os outros times, esperarei adensar o campeonato para distinguir os “cavalos paraguaios” dos aspirantes a “puro-sangue”. Continuo apostando nos dois de Feira – Fluminense e Bahia – e esperando uma recuperação do Vitória da Conquista. Vamos aquecer as turbinas do Baianão!!!

Um abraço a todos!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

A nova Copa São Paulo de Juniores

Olá a todos!!!

Chega a sua fase semifinal mais uma edição (43ª) da tradicional Copa São Paulo de Juniores. Neste ano, ainda disputarão o título Corinthians, Atlético Paranaense, Fluminense e Coritiba. Mais uma vez, os “nossos” baianos ficam no caminho: São Francisco, logo no início; o Bahia em seguida; o Vitória, um pouco depois. Pois bem...

Mas o teor deste comentário é outro. A tradicional “copinha” é organizada pela Federação Paulista de Futebol – FPF – e não a CBF como pensam muitos. A copa já foi sub-20, mas, hoje é limitada a categoria sub-18, ou seja, garotos ainda na idade limite de 17 anos é que disputam a competição.

Se for levada em conta as revelações de promessas aos times, esta nova faixa etária é coerente. Também a favor e contribuinte a esta alteração foi a instituição pela CBF do Campeonato Brasileiro sub-20. Particularmente eu preferiria que a categoria da copa fosse também sub-20, podendo o campeonato brasileiro ser disputado em outra época, no meio do ano por exemplo.

Com base nas informações anteriores faço a observação que não é de forma imediata e direta a ligação da categoria atual aos elencos profissionais, como na outrora faixa sub-20. O jogador que sai da atual “copinha”, caso vá para o elenco profissional de sua equipe ou de outra, estará “queimando” uma etapa na sua formação como atleta. Claro, sendo um “fora de série”, isto é aceitável. Argumento isto porque escuto profissionais da imprensa, torcedores e outros aficionados ao futebol sempre evocarem que “este ou aquele” jogador deve ir para os elencos profissionais, principalmente dos nossos maiores times da Bahia: Bahia e Vitória. AS vezes esquecem que a “ligação direta” não existe mais com a categoria profissional. E falar de Pelé, Neymar, Kaká, Ganso, Robinho, Diego, entre outros, é anacrônico e simplista. Qual a razão? Simplesmente, estamos falando de exceções...

Até mais e também até ao próximo papo e debate sobre as coisas do futebol e do esporte.

Um abraço a todos!!!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Campeonato Baiano: virtudes e críticas!!!

Olá a todos!!!


Vai começar mais um campeonato baiano de futebol. De antemão, adianto que não tenho a visão elitista/capitalista que prega o fim dos campeonatos estaduais. Futebol é tradição e história!!! Porém, não é imobilismo. Assim como a bola do “jogo da bola”, o mundo, gira!


Colocarei 5 pontos que entendo como positivos aos campeonatos estaduais, e lógico, ao nosso BAIANÃO. Em seguida, elencarei mais alguns – outros 5 – que assertivo como retrocessos, atrasos.


Virtudes:
1 – O campeonato baiano renova e preserva a rivalidade (que deve ser sadia).
2 – O Baianão é o segundo campeonato mais velho do país, só perde para o paulistão.
3 – Revela novos talentos e profissionais: jogadores, técnicos, auxiliares.
4 – Possui identidade com a nossa cultura, integra e liga nossa terra.
5 – Gera recursos e empregos para uma gama enorme de pessoas.

Críticas:
1 – Possui muitos times, em relação ao nível técnico baixo: 12 times, muito; 10 times, razoável; 8 times, ideal.
2 – Tem que ser mais rápido, curto e decisivo. A fórmula desse ano é melhor que a anterior, porém, enfadonha. Porque não, dividir em dois turnos?
3 – Deveria dar mais espaço ao Campeonato do Nordeste. Ser utilizado como acesso.
4 – Falta competitividade.
5 – Baixa qualidade técnica de alguns times, campos ruins e pouca motivação.

No final, se me perguntarem como faria o campeonato baiano ou até mesmo se o faria, eu digo que o mesmo deve ser mantido pela sua tradição. Porém, deveria ser reduzido, com menos jogos e times; contar com equipes mais qualificadas para fazerem frente a Bahia e a Vitória e pelo menos na sua primeira fase ser um torneio alternativo ao Campeonato do Nordeste.

Penso que assim, este teria o seu melhor lugar.


Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Início de temporada no Panorama!

Olá a todos!

Começa 2012 e renovam-se as esperanças e expectativas de todos. No esporte não é diferente. Isso que discutimos na 87.9 no sábado passado: esporte amador de Simões Filho; Bahia e Vitória e as competições do calendário deste ano - estaduais, regionais, nacionais e internacionais.


Expectativas, muitas expectativas...


Um abraço a todos!!!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Mundial de Clubes e outras coisas...

Passa-se mais um mundial de clubes da FIFA e começam as polêmicas e as intermináveis teses de que "este mundial não representa a qualidade do futebol mundial", ou de "que deveriam participar uma boa parte dos grandes da europa", entre outras possibilidades. Não concordo! Sou a favor da Copa do Mundo de Clubes sim. Penso que um ajuste no formato, por exemplo, aumentando para oito clubes, sendo os 6 campeões continentais + os dois finalistas do ano anterior (no caso, em 2012 teríamos de volta Barcelona e Santos), qualificaria mais o torneio.


Respeito as opiniões contrárias e os argumentos sobre o poder da FIFA e o uso político de algumas competições, mas, pensar um campeonato mundial de clubes com apenas clubes da Europa e da América do Sul é ser elitista, é privilegiar o capital acima de tudo. Futebol é só capital? Com este pensamento, a Copa do Mundo talvez nem tivesse sido criada e como foi pensada por muito tempo só seria disputada na Europa... o que aconteceria com o desenvolvimento do próprio futebol sul-americano? Será que o futebol na África, na Ásia, na Oceânia não tem o direito a se desenvolverem? O terceiro mundo da bola tem que repetir a história e ser apenas a periferia do futebol, eterno fornecedor de mão-de-obra para os “patrões” da velha Europa, aliás, que está indo pra bancarrota...


Finalizando, sugiro a alguns a leitura imperdível do livro “Futebol: de Sol a Sombra”, de Eduardo Galeano. Futebol é negócio, sei disso, mas, transcende e transpira muito mais que isso!!!


Um abraço a todos!!!


P.S.: Em breve trarei minha opinião sobre a decisão do mundial de clubes de 2011.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Ano Novo, Cara Nova!!!

Olá a todos!!!
.
Ficamos muito tempo ausentes. As coisas da vida tomam o nosso tempo. Nesse período não fiquei parado para as coisas do esporte. Porém, o tempo é pouco.
.
Aproveito esse momento de fim de ano, apesar de ser ainda 18 de dezembro, e adianto uma renovação no espaço. Irei agregar o nosso blog ao programa Panorama dos Esportes da rádio Simões Filho FM - 87.9 - ao qual participei este ano como colaborador e ano que vem estarei integrando com frequência a equipe espetacular da rádio.
.
Então, nada melhor que agregar este espaço ao que vai ser discutido e apresentado pelas ondas sonoras de frequência modulada. Acho que vai ser mais legal e dinâmico. Uma forma interessante de interação e informação.
.
2012 vem ai e tanto o programa como esse espaço vão ser profícuos nas discussões sobre qualquer esporte. Adianto que mesmo agora em dezembro já adiantarei algumas discussões e análises.
.
Um abraço a todos!!!

sábado, 3 de setembro de 2011

As campanhas de Bahia e Vitória no 1º turno do brasileirão.

Olá a todos!!!


Finalizados os jogos de ida do campeonato brasileiro em suas séries A e B, visualizamos com preocupação os números dos nossos representantes nestas duas séries do brasileirão: Bahia e Vitória, respectivamente.


Na primeira divisão a coisa está preocupante para o tricolor. Desempenho pífio para quem tem como metas em 2011 fugir do rebaixamento e almejar uma vaga na Copa Sul-Americana 2012. Sinal transitando entre o amarelo e o vermelho... Vejamos a campanha do Bahia no primeiro turno:

O Vitória não fica atrás dessa situação. Claro que o rubro-negro encontra-se longe da zona de rebaixamento e está a três pontos do famoso “G4”, mas, para um time que iniciou o campeonato como um dos favoritos ao título da série B, a situação é de preocupar. Apesar que o verdadeiro título da “B” é ficar entre os quatro primeiros colocados. Analisem os números do leão:
Estão aí os números da dupla, cada um em sua “peleja”. Analise os números, os utilize como referencial e melhore os mesmos no segundo turno!!! As suas grandes e tradicionais torcidas merecem!!!