sábado, 24 de dezembro de 2011

Mundial de Clubes e outras coisas...

Passa-se mais um mundial de clubes da FIFA e começam as polêmicas e as intermináveis teses de que "este mundial não representa a qualidade do futebol mundial", ou de "que deveriam participar uma boa parte dos grandes da europa", entre outras possibilidades. Não concordo! Sou a favor da Copa do Mundo de Clubes sim. Penso que um ajuste no formato, por exemplo, aumentando para oito clubes, sendo os 6 campeões continentais + os dois finalistas do ano anterior (no caso, em 2012 teríamos de volta Barcelona e Santos), qualificaria mais o torneio.


Respeito as opiniões contrárias e os argumentos sobre o poder da FIFA e o uso político de algumas competições, mas, pensar um campeonato mundial de clubes com apenas clubes da Europa e da América do Sul é ser elitista, é privilegiar o capital acima de tudo. Futebol é só capital? Com este pensamento, a Copa do Mundo talvez nem tivesse sido criada e como foi pensada por muito tempo só seria disputada na Europa... o que aconteceria com o desenvolvimento do próprio futebol sul-americano? Será que o futebol na África, na Ásia, na Oceânia não tem o direito a se desenvolverem? O terceiro mundo da bola tem que repetir a história e ser apenas a periferia do futebol, eterno fornecedor de mão-de-obra para os “patrões” da velha Europa, aliás, que está indo pra bancarrota...


Finalizando, sugiro a alguns a leitura imperdível do livro “Futebol: de Sol a Sombra”, de Eduardo Galeano. Futebol é negócio, sei disso, mas, transcende e transpira muito mais que isso!!!


Um abraço a todos!!!


P.S.: Em breve trarei minha opinião sobre a decisão do mundial de clubes de 2011.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Ano Novo, Cara Nova!!!

Olá a todos!!!
.
Ficamos muito tempo ausentes. As coisas da vida tomam o nosso tempo. Nesse período não fiquei parado para as coisas do esporte. Porém, o tempo é pouco.
.
Aproveito esse momento de fim de ano, apesar de ser ainda 18 de dezembro, e adianto uma renovação no espaço. Irei agregar o nosso blog ao programa Panorama dos Esportes da rádio Simões Filho FM - 87.9 - ao qual participei este ano como colaborador e ano que vem estarei integrando com frequência a equipe espetacular da rádio.
.
Então, nada melhor que agregar este espaço ao que vai ser discutido e apresentado pelas ondas sonoras de frequência modulada. Acho que vai ser mais legal e dinâmico. Uma forma interessante de interação e informação.
.
2012 vem ai e tanto o programa como esse espaço vão ser profícuos nas discussões sobre qualquer esporte. Adianto que mesmo agora em dezembro já adiantarei algumas discussões e análises.
.
Um abraço a todos!!!

sábado, 3 de setembro de 2011

As campanhas de Bahia e Vitória no 1º turno do brasileirão.

Olá a todos!!!


Finalizados os jogos de ida do campeonato brasileiro em suas séries A e B, visualizamos com preocupação os números dos nossos representantes nestas duas séries do brasileirão: Bahia e Vitória, respectivamente.


Na primeira divisão a coisa está preocupante para o tricolor. Desempenho pífio para quem tem como metas em 2011 fugir do rebaixamento e almejar uma vaga na Copa Sul-Americana 2012. Sinal transitando entre o amarelo e o vermelho... Vejamos a campanha do Bahia no primeiro turno:

O Vitória não fica atrás dessa situação. Claro que o rubro-negro encontra-se longe da zona de rebaixamento e está a três pontos do famoso “G4”, mas, para um time que iniciou o campeonato como um dos favoritos ao título da série B, a situação é de preocupar. Apesar que o verdadeiro título da “B” é ficar entre os quatro primeiros colocados. Analisem os números do leão:
Estão aí os números da dupla, cada um em sua “peleja”. Analise os números, os utilize como referencial e melhore os mesmos no segundo turno!!! As suas grandes e tradicionais torcidas merecem!!!

domingo, 28 de agosto de 2011

Seleção de Simões Filho passa para a segunda-fase do Intermunicipal.

Olá a todos!!!

Com o empate de hoje obtido em Mata de São João (1 x 1) e combinado com o empate sem gols entre Araçás e Alagoinhas a Seleção de Simões Filho já obteve com antecipação a classificação a próxima fase do Campeonato Intermunicipal. Vejam a classificação parcial:







O que resta agora saber é se após a última rodada a representação simõesfilhense será primeiro ou segundo lugar no seu grupo.


Se vencer Araçás na última rodada no estádio Edgard Santos no próximo domingo, dia 04/09, será primeiro colocado sem depender do outro resultado.



Entre tantas combinações para a nossa seleção ser a primeira colocada estaria a condição da mesma empatar e ocorrer empate no outro jogo entre Alagoinhas e Mata de São João.


Mas, não importa a colocação. Está de parabéns todo o corpo da seleção, principalmente a comissão técnica e os atletas. Vamos apoiar nossa seleção.


Um abraço a todos!!!

sábado, 20 de agosto de 2011

Bahia e Vitória na rodada do brasileirão

Olá a todos!!!


Neste fim de semana os nossos dois carros-chefe do futebol baiano, Vitória e Bahia, jogarão partidas cruciais para suas pretensões nos seus respectivos campeonatos.

O Vitória pega o São Caetano fora de casa precisando vencer para encostar no G4. Outro resultado diferente de um triunfo será péssimo para o rubro-negro, em razão da campanha irregular do time até então. É hora de começar a pontuar com constância...

O Bahia amanhã pega o peixe, o tradicional e momentaneamente enfraquecido Santos Futebol Clube, na Arena de Pituaçu. Como o Vitória na série B, o tricolor tem que parar de desperdiçar pontos, principalmente em casa. Por tratar-se de outra competição e a perspectiva real do Bahia esse ano ser a de alcançar a Copa Sul-Americana, ao campeão dos campeões resta equilibrar a sua campanha dentro de casa: em 24 pontos disputados em casa, o Bahia ganhou 11 pontos, menos da metade. Não dá para ser assim.

Vamos torcer!!!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Comentário postado na Radio Sociedade, dia 03 de agosto

Comentário postado no programa Show de Notícias da rádio sociedade, do dia 03 de agosto.


"Ricardinho mostrou a todos que não deve sair do meio-campo do Bahia. René Simões tem que se virar e colocar um outro meia de velocidade junto com ele. Hoje, no elenco, vejo esse elemento como Lulinha, já que Carlos Alberto está mal fisicamente. Dois meias e dois volantes: Fael, Fabinho, Ricardinho e Lulinha. O velho professor Pardal tem que parar com sua alquimia... no futebol, pode se defender também mantendo a posse de bola e não entupindo o meio de campo com a "volantada"... E na lateral direita é Gabriel no lugar do fraco Marcos. E vamos Bahia!!!"

terça-feira, 19 de julho de 2011

Balanço do Bahia e do Vitória - Parte I: sinais amarelos!!!

Olá a todos!!!

Passaram-se 10 rodadas nas duas séries do Brasileirão onde encontram-se os nossos maiores clubes: o Bahia, na série A; o Vitória, na série B.

Criei um parâmetro de análise que em poucas palavras funciona da forma seguinte:

1º) Dividi os campeonatos em hipotéticas quatro fases (as 3 primeiras a cada 10 jogos e a última com os 8 jogos restantes);

2º) Criei o "piso" dos 50% como garantia ao não rebaixamento;

3º) A partir das metas dos times, indico "sinais": azul, verde, amarelo ou vermelho. Azul = acima da meta; verde = atingindo a meta; amarelo = pouco abaixo da meta; vermelho = totalmente e perigosamente fora da meta.

Partindo do último item e baseado nas expectativas dos times - Bahia e Vitória - indicarei a cor do sinal. Vejamos:

O que projeto para o Bahia é uma colocação que o leve a Copa Sul-Americana. Na pior das hipóteses, manter-se na série A este ano. Porém, particularmente, acho pouco para o tricolor. Mas...

O Vitória tem que chegar entre os quatro... este é seu campeonato!!! Colocação da 5ª até a 16ª posição difere do acesso e da tragédia de um rebaixamento.

Portanto: sinal amarelo para os dois!!!

O Bahia em uma perigosa 16ª posição, com apenas 10 pontos em 30 disputados (33,3 %), muito abaixo da meta dos 50%, da margem de segurança. Aliás este patamar que o Bahia está indica muito mais que um sinal amarelo: o amarelo começa piscar, transitando ao vermelho.

O Vitória nesta 7ª posição após onze rodadas é preocupante. Porém, não pode o rubro-negro entrar em desespero. Preocupação sim!!! Esses 17 pontos em 10 jogos renderam um aproveitamento de 56,7 %. E o time começou a “segunda etapa” de dez jogos perdendo. Por isso tudo preocupa. Sinal amarelíssimo!!!



Vamos esperar o desenrolar dos fatos e o girar da bola. Depois da 20ª rodada vamos ver que cor estará piscando no nosso sinal do brasileirão.