terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mais uma lição do professor.

Olá a todos!
.
Na grande Universidade da VIDA, na disciplina chamada ESPORTE, com o "bom e velho" professor chamado FUTEBOL aprendemos mais uma lição: os mais fracos também vencem. Linhas ditadas pela narrativa de Mazembe do Congo 2, Inter de Porto Alegre – Brasil – zero.
.
O futebol ensina muito. Ensina que quando existem regras definidas, de igual para igual, começando pela quantidade de homens que vão disputar a peleja, a disputa é justa. Claro que o grande sempre será grande. Este venceria o menor muitas vezes. Porém, estas muitas vezes deveriam acontecer para a gente ver. David venceu Golias uma única vez. E definitiva!!! Não terá outro Inter e Mazembe igual, mesmo que ocorram “enes” Inter e Mazembe. Este foi este e pronto!!!
.
E o Inter não menosprezou os africanos. Eu particularmente não percebi. Eu vi foi um time que não conseguia decidir logo, se enervando a cada minuto. E o franco atirador “levando” seu jogo. Também vi um técnico tecnocrata enredar um time. Guardou Juliano e outros atacantes para a hora do desespero. Não gosto de técnico desse tipo. O grande só é grande quando se impõe. Até tentou no começo o Inter. Porém, bateu uma “síndrome do pé torto nos caras.” E aí meu rei, jogo nervoso, relógio passando, um descuido é fatal. E foi o que deu. Já era.
.
Agora sou Mazembe desde criancinha. Tomara que eles se motivem e partam para cima do outro Inter – eu espero... – com vontade e organização. Uma vitória do Mazembe seria uma vitória do futebol contra o capital. A periferia venceria o centro. Vale sonhar??? Vale sim!!! Como disse por este dias: “o primeiro degrau para o sucesso é a motivação, a vontade, o acreditar!!!”.
.
VIVA O MAZEMBE!!!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Notas curtas.

Olá a todos que gostam de esporte!!!
.
Neste fim de ano esportivo entramos na entressafra. E o nosso principal esporte dá quase uma parada. Para os “fominhas de bola” nos resta neste fim de ano, agora, os campeonatos europeus... Futebol no e do Brasil agora só em 2011. Até dia 20/12, provavelmente, só a participação do Internacional no Mundial de Clubes.
.
Portanto, mandarei algumas curtas deste fim de ano. Em breve farei comentários que chicoteiam em minha mente em relação aos nossos clubes – Bahia e Vitória, principalmente –, o futebol da Bahia, do nordeste e do Brasil e mais outras demandas.
.
Vamos as curtas:
.
1) Comprovada a instabilidade e regularidade negativa do futebol baiano: Bahia sobe para a série A, Vitória cai para a série B. Desde de 1988 com o advento do acesso e decesso quase sempre o futebol baiano esteve envolvido.
.
2) Tristeza. Os grandes times do nordeste estão matando a galinha dos ovos de ouro deles próprios, a tábua de salvação do crítico futebol da região: esvaziam e tentam acabar com o Campeonato do Nordeste. Com que intenção e a mando de quem, ninguém sabe... Ou sabemos???
.
3) Valeu Goiás!!! Encarou o tradicional Independiente na Argentina – coisa que os “grandes” do Brasil se borram de medo – e lutou contra adversários fortes, principalmente a grande mídia brasileira que queria o Grêmio em seu lugar na Libertadores 2011.
.
4) Final de Intermunicipal: Coité x Porto Seguro. O Intermunicipal sempre é legal, revela talentos. Poderia ter um Intermunicipal sub-15. Seria revelador de mais talentos ainda.
.
5) “O Inter” de Porto Alegre deverá provavelmente encarar na final do Mundial de Clubes “A Inter” de Milão. Decisão em jogo único, 90 ou 120 minutos, podendo ter pênaltis. Jogo aberto. Em embate, mais uma vez, a maior técnica sul-americana e o poder econômico europeu. Este último podendo “comprar” parte da técnica sul-americana: na Internazionale tem argentino, brasileiro e colombiano. Vamos ver!!!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima...

Depois de uma série de erros, o rubro negro baiano é rebaixado para o a segunda divisão do futebol brasileiro. Isto foi uma tragédia para os torcedores fánaticos e esperado para os que olham o futebol e principalmente o seu clube do coração com uma visão critica e acima de tudo correta.
Com um time modesto foi inevitável o descenso. Grande parte da crónica baiana dava o vitória como um virtual rebaixado, isso se deve a uma direitoria que acreditou muito em um elenco limitado que ao meu modo de ver tem bons jogadores como, Nino Paraiba, Junior, Ueliton e poucos outros...
O Vitória também pecou muito em seu comando técnico, que foi trocado diversar vezes e sem nenhum critério, isso também foi fruto de uma direitoria de futebol sem algum planejamento que se iniciou com Mauro Galvão, depois Carlito Arine e por último apenas com o propio presidente Alexi Portela tomando as redias da coisa que não é muito a área dele. Veja abaixo o aproveitamento dos três técnicos que passaram no comando do vitória no brasileirão:

Toninho Cecílio - 42,8 % - (09/08/2010 a 09/09/2010).

7 jogos, 9 PG, 2 Vitórias, 3 Empates, 2 Derrotas, 9 Gols pró e 10 Gols contra.

Antônio Lopes - 36,6 % - (07/10/2010 a 05/12/2010).

10 jogos, 11 PG, 2 Vitórias, 5 Empates, 3 Derrotas, 10 GP e 9 GC.

Ricardo Silva - 34,9 % - (17/01 a 11/08 e de 11/09 a 06/10/2010).

21 jogos, 22 PG, 5 Vitórias, 7 Empates, 9 Derrotas, 23 GP e 29 GC.

E. C. Vitória no Brasileirão 2010 - (36,8 %)

38 jogos, 42 PG, 9 Vitórias, 15 Empates, 14 Derrotas, 42 GP e 48 GC.

Campanha simplesmente medíocre do time baiano. Faltou um pouco de tudo!!!

Agora torcedor, é como diz o trecho da musica e o título do blog "Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima..."

BY : DIEGO OLIVEIRA!!!

sábado, 13 de novembro de 2010

TURISMO FUTEBOLÌSTICO

Pouparei os leitores e companheiros deste estimado blog das minhas delongas em formas de desculpas pois existem linhas mais interessantes para escrever.
Quero compartilhar com os que a este texto tiverem acesso, um pouco das minhas experiências em minha ida ao Centro-Oeste.
Questionado por um hincha (torcedor) do Peñarol uruguayo no Serra Dourada, do por quê eu nascido no Brasil nutria um amor tão grande pelas cores aurinegras. A resposta que apelei para o grande Pascal encheu de alegria o questionante quando disse em espanhol que: "O coração têm razões que a própria razão desconhece". A resposta dada ao carbonero que veio de Montevidéu para alentar sua equipe, acredito que sirva também para responder grande parte das questões oriundas desta viagem.
A curiosidade de viajar pela primeira vez de avião empolgou-me deveras. Fiquei impressionado foi em reencontrar catorze anos depois, em plena rodoviária de BRasília, um antigo colega de cena anarcogrind que inclusive já me concedeu hospedagem em sua casa, tanto eu quanto ele ficamos repetindo que: "O mundo é pequeno! O mundo é pequeno!"
Segui a minha andança pela Capital e fui para o Plano me informar sobre como chegar a Taguatinga, onde à noite aconteceria o jogão entre Brasiliense e ASA de Arapiraca. Cheguei cedo ao Serejão, não queria perder a chance de ver este confronto(acostumado ao fenômeno da torcida do Bahia em esgotar ingressos rápidamente). Entrei e fiquei do lado da torcida do ASA. a partida foi interessante com modificações de predomínio da ambas as equipes. No primeiro tempo o ASA jogou muito o no segundo foi a equipe candanga. O jogo acabou 3x2 para os alagoanos. Voltei para o Centro de Metrô (isso um dia será realidade aqui) e fiquei ouvindo a Jovempam paulista dar as informações da rodada. as pessoas ficaram me olhando sem entender quando soube que Fernando defendeu o penalty no finalzinho contra o São Caetano, é uma pena o povo brasileiro, em boa parte, só entender o que é torcer (e olhe lá) de quatro em quatro anos, na famigerada Copa do mundo da era Moderna (a África do Sul, até hoje está sofrendo com os seus prejuízos e não beneficiou povo coisa nenhuma e suas arenas quase não estão sendo utilizadas pelas equipes de lá). não perderei o meu tempo tentando alertar, pois sei que não serei ouvido, a massa quer continuar seu curso.
Ratifico que acompanhei todos os jogos das últimas copas, apenas por prazer estético, ou seja, bola rolando dentro das quatro linhas, esta última foi maravilha pelas lindas vuvuelas, que os babacas burgueses e estaões de Tv estavam querendo tirar (ridículo, é a cultura do lugar deve ser respeitada). Agora no que se tratou de desalojar pessoas que moravam próximas aos estádios, por causa de aparência, apagar luz de escolas para capacitar refletor a noite, isto foi e é deprimente.
O que saquei de Brasília (coisa que qualquer atento sacaria) é que só existe organização onde circulam os donos do lixo do capital deste imenso país, as demais cidades satélites estão entregues ao seu descaso, quase eterno, o que me lembrou uma letra de um grupo candango , Capital Inicial que disse:"alguém, alguém um dia vai se vingar, vocês são vermes e pensam que são reis".
A viagem para Goiânia eu não ví pois estava dormindo (por isso foi rápida, mas até que a de avião).
Três da manhã procurando uma pensão para dormir. No outro dia foi comprar o ingresso para ver o Tropa de Elite 2, para passar o tempo até chegar o jogo que seria as sete da noite.
Foi uma alegria servir de tradutor dos trapos (faixas) da barra de Peñarol para a polícia do simplesmente LINDO Serra Dourada, pois não podiam entrar mensagens com apologia a violência.
O Goiás (que não é e nem nunca foi time de segundona) mostrou seu lado guerreiro e enfrentou de igual para igual o gigante uruguayo, reconhecido internacionalmente, como o campeão do século da América do Sul. O jogo terminou 1x0 para os Esmeraldinos. A torcida da Manya cantou o jogo todo até vinte minutos depois do jogo ter encerrado (fantástico).
No final alertei os carboneros que me trataram superbem sobre os cuidados que deveriam ter contra o Goiás, time que ganhou mais a minha admiração, pelo fato de fazer frente aos times do Eixo do Brasil.
Retornei para Salvador e digo para todos, vivâm, ousêm ir além do que foi estabelecido pela pseudo ética da alienação que tentâm nos impor, quebrem paradigmas. Disse um dia o grande Lamarca: "ousar lutar, ousar vencer!" Aproveita a vida, viaje, sorra, pule, cante, pois como disse também o Blaise Pascal:"El corazón tiene raziones que la própria razión desconoce".
Felicitações a todos!

domingo, 7 de novembro de 2010

Assino embaixo a missiva!!!

Leiam o que o comentarista/apresentador Marcelo Barreto do SporTV esceveu sobre o Bahia.

http://www.ecbahia.com/imprensa/noticia.asp?nid=19670

Pura verdade!!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Times, pontos e nuances...

Bahia; 59 pontos; com calma, vai a caminho da primeira divisão...
.
Vitória; 38 pontos; sinal amarelo ainda piscando, segundona bem próxima...
.
O que os próximos jogos dirão, confirmarão ou desmentirão???
.
Vamos esperar...