domingo, 25 de julho de 2010

Mano Menezes e a seleção.

Olá a todos!!!
.
E a CBF escolheu o novo técnico da seleção. O escolhido foi o Mano Menezes, do Corinthians. Felipão era o do "consenso" nacional. Muricy foi o principal na mira da entidade. Não deu nenhum dos dois. Deu Mano. Boa sorte para ele. E ele vai precisar muito dela...
.
Por exemplo. Se ele cair na concepção que os títulos da Copa América, Olimpíadas, Copa das Confederações "não valem nada" e o que vale para o Brasil "é só a Copa do Mundo", como preconizam muitos da crônica esportiva, ele não dura muito. Estes títulos valem muito. As vitórias dão manutenção ao técnico da seleção. Estas competições passam a valer sempre quando o Brasil tem um desempenho pífio... Evidentemente, ganhar todas e não arrematar a Copa é jogar fora todo o destaque conseguido. Vejamos o "caso Dunga", por exemplo.
.
Outra: Mano, não cai nessa de "renovação" a todo custo. Toda copa por si só determina uma renovação nas seleções. Jogadores saem e dão espaço a outros. Mas, a base tem que ser mantida. Prova viva foi essa nossa seleção nesta última copa que padeceu de personalidade e experiência na "hora H". Convocar os melhores, mesclando jovens e novatos com os mais experientes.
.
Portanto, vamos lá Mano. E segura o rojão que o negócio aí não é mole.
.
Um abraço a todos!!!

O Soerguimento do Futebol Baiano - Parte I

Olá a todos!!!
.
Sou um entusiasta do futebol, torcedor apaixonado e um crítico, modestamente, atento. Começo por assim dizer para agora enquadrar a situação do nosso querido futebol baiano. Infelizmente - o meu lado crítico indica - hoje o futebol da Bahia é periférico e secundário. Quais as razões que nos coloca nesta situação??? Muitas!!! Buscarei discorrer o que penso ser determinante neste quadro e o que se feito ou acontecendo poderia soerguer o futebol da "Boa Terra".
.
Rivalidades a parte (não escondo de ninguem que sou tricolor), o Vitória ganhando o título da Copa do Brasil contra o Santos daria um status diferenciado ao nosso estado no tocante ao futebol nacional. Poucas são as glórias nacionais do nosso estado. Os títulos nacionais do Bahia, as boas campanhas do Vitória. Aliás, poucas são as façanhas nordestinas em nível nacional.
.
Caso o Vitória confirmasse o título da competição alcançaria a vaga para a Libertadores da América. A América voltaria a reconhecer que na Bahia tem futebol. Pelo menos em 2011...
.
Imagino com este feito realizado e bem aproveitado uma motivação ao nosso futebol para o ano próximo. Um campeonato estadual mais motivado e organizado, os clubes da terra melhor estruturado para o Nordestão 2011 e estes mais respeitados nas competições nacionais futuras.
.
Um outro efeito que espero com ansiedade e até mesmo indiferente ao resultado do Vitória na Copa do Brasil é a inspiração nos dirigentes do Bahia em perceber e compreender que o tricolor é uma força nacional e que também pode alçar voos elevados. Assim como os rivais gaúchos, Inter e Grêmio, queria ver os dois maiores da Bahia fazendo o mesmo: um querendo suplantar o outro com resultados, vitórias e rendimento.
.
Vamos esperar pelas finais e seus resultados imediatos e futuros. Registre-se, apesar que analisando o retrospecto das equipes, o Santos é o mais habilitado ao título. Na minha opinião.
.
Um abraço

terça-feira, 20 de julho de 2010

Demorei, mas voltei!!! Impossível ter postado antes, estava literalmente de férias!!!

Prometi que falaria do respeito e da paixão uruguaia pelo futebol, nada mais pertinente do que tratar disso agora, depois da belissima campanha da celeste nesse mundial.

A paixão uruguaya é uma dicotomia interessante, acreditam na vitória de sua equipe até que se encerre os 90, no entanto, quando se trata da seleção...a confiança fica aquém, bem aquém da paixão clubista. Dentre os quase 3 milhões de pessoas que vivem aqui, eu e Jana eramos os únicos a acreditar na celeste, tanto que defendi sua ida as quartas do mundial e nenhum uruguayo acreditava.

A bandeira dos times uruguayos fazem parte do cotidiano, são vistas em janelas de casa, em carros, em suas mesas de trabalho, em seu corpo tatuado e sempre em dias de jogos amarrada em seu corpo e agitadas nos 90 minutos da partida. Por aqui, pouco importa se tem milhões ou centavos, importa se defende o colorido de sua "remera" como se defende a sua própria honra.

Isso pôde ser visto por todos no mundial, a raça com que se joga futebol aqui é apaixonante. Recordo de uma propaganda antes do mundial que mostrava os bastidores do vestiário no jogo contra a Costa Rica (pela última vaga), onde o capitão Lugano dizia: "Tem milhares de pessoas lá fora e milhões no país, eles acreditam em nós, então companheiros...vamos por eles e vamos por esta" (e abraça a bandeira uruguaya) e finaliza "vamos meter!!!"

Acho que essa frase diz um pouco do compromisso desses caras com a seleção, demonstra que futebol está muito, mas muito longe dos milhões de euros, dólares ou reais, que futebol é lindo porque é apaixonante, mas não basta a paixão da torcida, tem que ter a paixão dos sujeitos diretos dessa ação!!!

Saludos a todos!!! Nos vemos (ou melhor leremos) em breve!!!

Marcelo Dias

P.S. Uma loja daqui se quebrou, vendou LCD e na promoção dizia que se o Uruguay chegasse as semi-finais devolvia 50% do valor...kkkkkkkkkkk

P.S. [2] E aquela mão de Luiz Soares? Única saída, verdadeira loteria e...todos já sabem como acabou!!! A celeste foi recebida com festa e frases do tipo: Celeste, gracias por regalarnos un sol!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ESPANHA CAMPEÃ!!!

Olá a todos!!!
.
E acabou a copa 2010. E nasce um novo campeão: o selecionado espanhol!!! Parabéns a "fúria" que finalmente brilha no universo das seleções de tal forma que seus lendários clubes, Real Madrid e Barcelona. Campeã a Espanha, com méritos. Não jogou nenhum futebol que "assombrou o mundo". Aliás, quem jogou???
.
A Espanha chama a atenção para um fato: joga futebol, tem bons jogadores, mas é pragmática e racional. Fez oito gols em sete jogos. Média de 1,14 gols por jogo. E o último e decisivo gol foi já pelos 115 minutos de jogo, na prorrogação. Por exemplo, o Brasil, eliminado precocemente nas quartas de final, fez nove gols.
.
O futebol europeu e sua sanha financeira e mercantilista sofre. Itália, Inglaterra e França, em menor escala, sofrem por terem ligas "universais" e seus clubes terem na maior quantidade de seus quadros jogadores de outras seleções. Espanha e Alemanha sofrem menos. Times nacionais com maior número de estrangeiros será determinante cada vez mais para a decadência destas potências. Medidas devem ser tomadas para equilibrar esta situação.
.
E vamos esperar a nossa copa, a de 2014. Será nossa porque vai ser disputada em nosso país e por ser questão de honra nacional ganharmos esta copa. Outro "Maracanazzo" não dá!!! Sai de retro!!!
.
Um abraço a todos!!!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

COPA DO MUNDO

A copa iniciada em 2007 com 207 países a disputando, atinge hoje um de seus mais importantes degraus com as seguintes partidas das quartas de final:

Uruguay x Gana
Brasil x Holanda
Argentina x Alemanha
Espanha x Paraguay

Esta que pode ser falada já, até o momento, como a Copa dos sonhos dos sulaméricanos, pois o Chile foi eliminado por outra seleção da América do Sul. Apresenta quatro partidas interessantes e atrativas.
No jogo entre Uruguay e Gana a expectativa é de muita vontade e pegada. Quem souber aproveitar as oportunidades se classificará.
Espanha e Paraguay, não dá para tirar o favoritismo espanhol, porém a Albirroja, não tendo sobre sí o peso da responsabilidade constituisse em um adversário perigoso e passível de surpreender.
Já as potências Brasil, Argentina, Alemanha e Holanda terão respectivamente o embate frente a seleções equivalentes; pois, com exceção da Alemanha, nenhuma das outras três enfrentou até o momento seleções com o mesmo nível técnico. As duas seleções que passarem aumentarão e muito as suas possibilidades de erguerem o troféu.
Torço para que o vencedor seja quem realmente vencer dentro das quatro linhas, jogando futebol e não (nunca) por possíveis acordos de nojentas elites do capitalismo mundial.
Viva o futebol e o respeito enttre os povos!
Boa copa a todos e cuidem-se bem!
Alberto Lima

terça-feira, 29 de junho de 2010

Ficaram oito candidatos...

Olá a todos:
.
Copa que segue e o funil óbvio do torneio vai depurando a competição. Injustiça, surpresa, imprevisível... nada disso! Torneios "tiro curto" como a Copa são assim. Vacilou, caiu num cruzamento desfavorável, já era! Que digam Inglaterra e Portugal. Bye e Adeus!
.
Dos que ficaram restaram quatro da América do Sul, três europeus e um africano. O interressante é que os europeus que restaram era inevitável pois vieram de confrontos dentro do continente. Indicativo e interessante é abordar em outro momento o fato dos sulamericanos estarem fortes nesta Copa. E o Chile não passou talvez por ter enfrentado o Brasil... mas, esta é uma outra história.
.
Vamos lá! Agora uma análise das quartas de final. Os "Oito da Copa"!!!
.
Brasil x Holanda: O Brasil a medida que passa de fases cresce assustadoramente. Tradição é tradição. A Holanda busca se impor no cenário mundial. Buscam um título que já escapou duas vezes. Não acredito que será dessa vez para "os laranjas". Brasil segue as semifinais.
.
Uruguai x Gana: Jogo duro. Principalmente a imprevisibilidade africana. Como irão estar em campo os jogadores de Gana no dia? Mas, vejo o grupo uruguaio querendo fazer história. Se impor a camisa, a tradição, dá Uruguai. Se o nosso vizinho do sul se acomodar como fez no segundo tempo com a Coréia do Sul, dá chance aos ganeses.
.
Argentina x Alemanha: Clássico... não repetirei o jargão pois é desnecessário. Primeiro grande desafio para os argentinos. Os alemães vêm revigorados da lavada frente a Inglaterra. Díficil prognóstico... Apenas no "chutômetro", digo que passa a Alemanha. Puro palpite.
.
Paraguai x Espanha: O mais favorito de todos os quatro confrontos, a Espanha neste aqui. Porém, favorito não é vencedor. Se a retranca paraguaia funcionar, pode trazer dificuldades a Espanha. Mas, acredito que dá os espanhóis.
.
Vamos ver o que o sábado a noite vai revelar.

sábado, 26 de junho de 2010

Agora começa a Copa 2010!!!

Olá a todos!!!
.
Fim da fase de grupos da Copa do Mundo, agora realmente começa sua fase aguda. Os emparceiramentos já estão definidos. Os possíveis cruzamentos também. Agora é a hora!!!
.
Farei a partir de agora análises dos jogos eliminatórios. Não tenho pretensão de adivinhar resultados. Até porque ando mal nos bolões da vida que participo. Coisa de percentual de pontos de 30 a 35%. HORROROSO!!!
.
Uruguai x Coréia do Sul: Acredito na "Celeste", na força sulamericana aqui. Além desse time uruguaio ter valores. E neste ano eles estão com confiança.
.
Estados Unidos x Gana: Jogo Duro, tudo pode acontecer. Para mim, são duas equipes imprevísiveis. Os Estados Unidos são oscilantes, os ganeses instáveis como todo futebol africano. Mas, para não deixar de opinar, acho que leva os Estados Unidos.
.
Alemanha x Inglaterra: Sabe aquela máxima de que "clássico é clássico"... vale aqui! Qualquer um que passar não é surpresa. Ligeiramente, aposto na Inglaterra. Aposto, apenas.
.
Argentina x México: A Argentina é mais time, tecnicamente. Porém o México já atingiu o segundo escalão do futebol mundial. Não será fácil para "los hermanos". Pela tradição e time, Argentina. Mas, se der México é uma meia-surpresa.
.
Holanda x Eslováquia: Acho a Holanda a seleção com mais propaganda do mundo. Se tivesse em títulos o quanto tem de badalação teria mais copas que o Brasil. Futebol técnico, em alguns momentos convicente, mas, decidir que é bom... A Eslováquia é uma parte da velha Tchecoeslováquia, uma das melhores da antiga "Cortina de Ferro". Arrisco aqui Eslováquia, a zebra.
.
Brasil x Chile: O Brasil aqui é franco favorito!!! Falo sem medo de errar. Qualquer resultado a favor do Chile será uma das maiores zebras de todas as copas.
.
Paraguai x Japão: Vai depender do desempenho no dia. Pela tradição, o Paraguai tem alguns pontos a mais no palpite. Mas, o Japão jogando o que jogou contra a Dinamarca, não será um adversário fácil de se bater. Como tenho que apostar em alguém, fico com o Paraguai.
.
Espanha x Portugal: O mesmo argumento que usei para Alemanha e Inglaterra. Prognóstico complicado. A Espanha tem o conjunto. Portugal espera a explosão de Cristiano Ronaldo. Como os dois, Espanha e Cristiano Ronaldo, para mim, na hora das decisões deixam a desejar, vou aqui pelo jogo coletivo: dá Espanha.
.
Quero ver se eu acerto mais de 50%. E vocês, o que acham dos palpites? E os seus?