domingo, 16 de maio de 2010

Futebol Uruguayo

Fui convidado pelo nosso amigo Cristiano a participar do blog. E com um ano de atraso, posto o meu texto, prometo que vou tentar ser mais constante em minhas redações.

Resolvi iniciar minha participação, trazendo relatos de minha experiência com o futebol uruguaio. Em principio, a paixão dos uruguaios pelo futebol, se confunde com a nossa. Mas a organização e o que conduz os jogadores e torcida aqui são bem distintas das nossas; equilíbrio, respeito e paixão estão inseridos no cotidiano futebolístico dessa nação.

O campeonato uruguaio concentra boa parte de sua torcida em apenas duas equipes e um clássico: Peñarol e Nacional. E onde está o equilíbrio? O campeonato uruguaio apresenta boas equipes e que disputam de igual para igual com essas duas, pode-se destacar aqui: Danúbio, River Plate, Cerro e Racing esses dois últimos disputaram esse ano com Nacional a Copa Libertadores de América. Diferentemente do Brasil, todas as equipes almejam reais possibilidades de alcançar o título de campeão.

E por falar nisso, o campeonato é dividido em 3: Torneio Apertura, Torneio Clausura e os jogos da final, que depende da posição das equipes na Tabla Anual. A decisão ocorre entre as duas equipes que somarem maior pontuação nos dois campeonatos (geralmente os vencedores dos respectivos torneios decidem, “pero” isso não é regra absoluta), desses dois o primeiro colocado na tabla tem a vantagem de “matar” o campeonato em uma partida, devendo a outra equipe ganhar duas. Essa tabla também decide quem vai disputar a Libertadores e sul-americana. Classificados para Libertadores estão Peñarol e Nacional, sendo que o Liverpool irá disputar partida pré-libertadores, vagas para sul-americana ficaram com River Plate e Defensor, e os rebaixados Cerrito, Cerro Largo e Atenas.

Esse ano o campeonato uruguaio será decidido entre os dois maiores (que já tem vagas garantidas na Libertadores), com o Peñarol tendo a vantagem de liquidar em uma partida, que será realizada no próximo dia 12 de maio (creio que vou assistir essa partida). Depois de 6 anos, a equipe Carbonero vai decidir o uruguaio, dizem os “manyas” que depois que cheguei aqui e passei a freqüentar o centenário para assistir as partidas do Peñarol ele logrou ser campeão do Clausura invicto e com apenas um empate diante do Nacional, por isso: Vamos Arriba Peñarol!!!

Em outro texto, trato do respeito e da paixão uruguaia pelo futebol!!!

sábado, 15 de maio de 2010

E a convocação da seleção... - Parte 2.

Olá a todos!!!
.
O Brasil é assim mesmo. Principalmente próximo a Copa do Mundo. Prioridade nacional??? Eleições presidenciais? Visita de Lula ao Irã? Aumento do salário mínimo? Nada disso! Até junho e julho, o negócio é a seleção!!! Portanto, vamos a prioridade nacional.
.
Polêmicas sobre a convocação, critérios discutíveis, gente contra mais que a favor, o pragmatismo dunguiano, etc e tal... Já foi!!! É com esses 23 que eu vou!!! E vamos pra dentro deles!!! O Brasil é forte de mais!!! Uma outra lista de mais 23 jogadores certamente deixaria de fora mais alguns queridinhos da torcida e da imprensa. O Brasil não ganhou a Copa, mas, como sempre, principalmente a partir de 1962, é um dos franco favoritos ao título.
.
O que quero argumentar é sobre os critérios usados por Dunga. Como ortodoxia e coerência, não discuto. Mas discutível foi o planejamento de não fazermos amistosos em quantidade razoável antes da Copa neste ano. Este é o fator limitador da lista, o âmago da questão. Fatalmente se tivessemos além do amistoso único com a Irlanda mais uns dois ou três jogos, possivelmente os jogadores pedidos pelo público - eu apostaria em Ganso e Ronaldinho Gaúcho - estariam na lista.
.
Perdemos esta oportunidade. E por mais que o argumento do técnico da seleção seja razoável quando ele repete que é com o grupo que foi testado que ele definiu sua lista não posso admitir que jogue-se fora praticamente um período de cinco ou seis meses antes da copa para observações. O Brasil poderia fazer amistosos, digamos, menores, com seleções próximas daqui da latino-América, e nestes esses jogadores teriam seu batismo de fogo. Infelizmente, não se fez. Pergunto-me se por erro de planejamento, convicção ou uma alternativa covarde ou teimosa.
.
Mas, vamos lá!!! Sou Brasil até ao infinito!!! Vamos ao HEXA!!!
.
Um abraço a todos!!!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

E a convocação da seleção...

Olá a todos!!!
.
Mais uma copa do mundo, mais uma convocação de seleção, mais polêmica. Tudo normal!!! A partir do tempo que acompanho copas (tô nessa desde a de 1982) sempre foi assim. Diferente só a quantidade de técnicos que no Brasil, obviamente, sempre aumenta: já foram 90, 120, 180, agora 200 milhões em ação!!!
.
Cada um tem seu time, seus jogadores. Façam um pequeno experimento: junte-se a dois ou três colegas e mande cada um, junto com você mesmo, a escalar e/ou convocar a seleção brasileira. Cada folha de papel irá sair um amontoado de jogadores diferentes. Olhe que não estou discutindo nem o esquema tático. Fatalmente aparecerão "revolucionários" esquemas: 2 - 2 - 6, 3 - 2 - 5, 1 - 1 - 8 ou o maxi-hiper-mega ofensivo 0 - 0 - 10!!!
.
Eu mesmo tenho minhas preferências. Lembrem: faço parte dos 200 milhões, com muito orgulho. Da convocação de Dunga trocaria numa boa Julio Baptista e Felipe Melo por Ronaldinho Gaúcho e Ganso ou Diego da Juventus de Turim. Ponderaria sobre a inclusão de Roberto Carlos no lugar do Michel Bastos. O goleiro do Grêmio, o Victor, mereceria a terceira camisa no lugar do Dóni, mas, salvo uma contusão do Júlio César (bate três vezes na madeira!!!) que para mim será o melhor goleiro da copa, será junto com Gomes dois privilegiados espectadores da copa.
.
Porém, coerência e injustiça ninguém pode atribuir a Dunga. Agora, três "ismos" sim: conservadorismo, pragmatismo e ortodoxismo sim. Conservador porque manteve os seus critérios e filosofia; pragmático em justificar que outros jogadores não entrariam pelo fato de não serem testados (aí sobraram Ganso e Neymar), e ortodoxo por se fechar nesses príncipios. Creio eu que Dunga nunca ouviu aquela famosa letra de Raul Seixas: "Prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...".
.
Ao mesmo tempo que o descrito acima pode soar negativo, isto pode ser altamente positivo. Se os jogadores entenderem que a mensagem do técnico foi a de fechar o grupo, dedicação e aplicação, somadas a forte equipe brasileira (favorita sempre...) podem nos habilitar a trazer o hexa. Aliás, o Brasil chega entre os oito. Daí, depende das nuances da copa.
.
Torço para que nos treinos jogadores mais leves e habilidosos se sobressaiam. Kléberson, Ramires, Daniel Alves e Elano são minhas apostas, considerando que alguns deles não são titulares assegurados. Felipe Melo tem que se dar por satisfeito em estar no grupo. Mesmo assim quero que ele arrebente na copa. Jogue muito!!! Atenção: arrebente no sentido de jogar bem e não de arrebentar os adversários...
.
No mais, finalizo que sempre serei Brasil. Com esse ou com aquele, estou firme com a minha paixão incondicional.
.
Um abraço a todos!!!

sábado, 1 de maio de 2010

Decisão do baiano 2010.

Olá a todos!!!
.
Mais uma decisão do baiano e como se repete a pelo menos uns 15 anos, o Vitória vislumbra a manutenção da atual hegemonia no âmbito estadual. A década de 2000 foi do rubro-negro!!! Oito títulos em dez, sobrando um para o Bahia e outro para o surpreendente Colo-Colo de Ilhéus.
.
E para variar a decisão de amanhã é no Barradão. E para variar o Vitória decide com uma ampla vantagem! E se a estatística e o desempenho último dos times mantiverem a tendência amanhã teremos dois tetras: o Vitória tetra-campeão e o Bahia tetra-vice!!!
.
Não escondo de ninguém que sou um torcedor fiel e apaixonado pelo meu (ainda!) tricolor de aço. Com a idade, a razão passa a pesar mais que a emoção. Então, não posso argumentar contra os fatos.
.
Porém, a essência do futebol é a emoção!!! E tratando e isolando este campo, acredito numa façanha do Bahia. Coisa que em nossa história existem aos montes, maior até que a nossa coleção vasta de títulos. Ao menos, temos que nos apegar a alguma coisa!!! Parafraseando o grande compositor baiano, tricolor por sinal, Gil: "Andar com fé eu vou, pois a fé não costuma falhar!!!".
.
E caso o Bahia perca o título o que se perde é só isso: um título!!! Ganha-se hoje, perde-se amanhã. O que não podemos perder é a nossa consciência, o respeito as pessoas e, o nosso bem mais precioso, as nossas vidas!!! Coisa que infelizmente uma minoria preocupante de desocupados e deliquentes dos dois lados estão banalizando e transformando no nosso futebol emn terror e insegurança!!! Infelizmente...
.
Um abraço a todos!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

COPAS CONTINENTAIS

Aqui a abordagem é futebol não importa o lugar; apregoa-se os respeito as culturas, ortanto como ninguém é mais do que ninguém, vamos ver como andam os certames continentais.

LIBERTADORES (América do Sul)
Nesta disputadíssima competição as oitavas de final estão em voga, com os seguintes confrontos(sendo que quem vier primeiro faz a primeira partida em casa):
Flamengo X Corinthians (o grande clássico brasileiro)
Universitário(Peru) X São Paulo
Cruzeiro x Nacional(Uruguay)
Banfield (Arg) x Internacional
Once Caldas (Col) X Libertad (Parag)
Chivas (Méx) X Velez Sarsfield
San Luis (Méx) X Estudiantes
Alianza (Peru) X Universidad Chile

LIGA DOS CAMPEÔES DA EUROPA
na tradicional e mais conhecida competição
Jogos de ida
semifinais
Internazionale 3x1 Barcelona
Bayern Munique 1x0 Lyon

LIGA EUROPA
jogos de ida
semifinais
Atlético Madrid 1x0 Liverpool
Hamburgo 0x0 Fulham

CONCACAF (América do Norte e Central)

Final (Dois mexicanos, vai vir a 26 concacaf)
jogo de ida
Cruz azul 2x1 Pachuca

COPA CAMPEÕES DA ÁFRICA
oitavas (Ida)
23/04
ESperance (Tunísia) 3 X0 Al Merreich (Sudão)
Al Ittihad Tripoli (Líbia 2x0 Al Ahly (Egito)
os demais jogos serão realizados amanhã (24/04)
Entente Setif (Argélia X Zanaco (Zâmbia)
Supersport United (África do Sul ) X Heartland Owerri (Nigéria)
Jeunesse Kabylie (Argélia) X Petro Luanda (Angola)
Al Hilal (Sudão ) x Ismailly (Egito)
Djoliba (Malí) X Tout Puissant Englebert (Rep. do Congo)
Dynamos Hahare(Zimbabwe) x Gaborone United (Botsuana)

Copa Confederation África (algo similar a Liga Europa e a Sulaméricana)
23/04
Amal Atbara (Sudão) 1X0 Belouizdad (Argélia)
FUS Rabat (Marrocos) 2x0 Stade Malien (Mali)
24/04
Cottonsport (Camarões) X Primeiro de Agosto (Angola)
Simba (Tanzânia) X Haras El Hodood (Egito)
Petrojet (Egito) X CS Sfaxien (Tunísia)
AS-FAN (Niger) X Motema Pembe (Rep. do Congo)
Warri Wolves (Nigéria) X CAPS United (Zimbabwe)
Vita Club (Rep, do Congo) X Enymba (Nigéria)

COPA CAMPEÕES DA ÁSIA
classifcação nos grupos
Gp A: Esteghlal (Irã) 11, Al Garafa (Qatar) 10, Al Ahly (Arábia) 6 e o Al Jazira (Emirados) 1 ponto.
Gp B:Zob Ahan(Irã) 10, Al Itihad (Arábia) 8, Bunyodkor Taskent (Uzbequistão) 7 e o Al Wahda(Emirados) 3 pontos.
Gp C: Pakhtakor Taskent (Uzbequistão) 9, Sepahan Isfahan (Irã) 8, Al Shabab (Arábia) 7 e o Al Ain (Emirados) com 4 pontos.
Gp D: Al Hilal (Arábia) 11 , Al Saad(Qatar) 7, Mes Kerman(Irã) 6 e o Al Ahly (Emirados) 4.
Gp E: Seongnan Ilhwa Chunma(Coréia do Sul) 12, Beijing Goan (China) 7, Kawasaki Frontale (Japão) 6 e o Melbourne Victory (Austrália) 4 pontos.
Gp F: Kashima Antlers (Japão) 15, Jeonbuk Motors (Coréia do Sul) 12, Chagchun Yatai (China) 3 e o Persipura Jayapura (Indonésia) com zero ponto.
Gp G: Gamba Osaka (Japão) 11, Suwon Bluewings (Coréia do Sul) 10, Armed Forces (Cingapura) 4 e o Henan Jianye (China) com 2 pontos.
Gp H:Adelaide United (Austrália) e o Pohang Steleers (Coréia do Sul) ambos com 10 pontos, Sanfreece Hiroshima (Japão) com seis e o Shandong Luneng (China) com 3 pontos.
Na Ásia ainda existem duas competições continentais menores a AFC CUP E Presidents Cup. a próxima postgem falará delas.

COPA DA OCEANIA
Nesta copa continental está para acontecer uma imensa surpresa o Hekari Souths de Papua Nova Guiné fez 3x0 no Waitakere United da Nova Zelândia na primeira partida da final disputado no dia 16 deste mês.O segundo jogo será na Nova Zelândia no dia 30 do corrente. Os noezelandeses tentarão manter a sua hegemonia no continente.

Vale Lembrar que os campeões dos principais torneiros decidirão quem será o campeão mundial no final do ano. super justo, pois não é somente Europa e América do Sul que se joga futebol. FORA O MARKETING! FORA A MÌDIA! FORA EMPRESÀRIOS! VIVA, VIVA, VIVA A BELEZA DO FUTEBOL POR PAIXÃO!

Felicidades a todos e que haja o desfrute de uma maravilhosa semana.
Alberto Lima

terça-feira, 20 de abril de 2010

FUTEBOL, HISTÓRIA E ATUALIDADE

Quantos de nós em quantas vezes não já vimos aquela propaganda que mostra encanadores berrando nos tubos: "Pentacampeão! Vieinteuno Libertadores! Vieintecuatro Concacafs!" e finda com uma nação procurando um título. Esquecendo-se do aspecto capitalista, façamos uma análise futebolística (que a nossa imprensa não se preocupa em explicar).
Pentacampeão: Está claro que se trata do esquadrão Canarinho, a seleção brasileira, dona de riquíssima história e de jogadores como Pelé, Garrincha, Zagalo, Vavá, Jairzinho, Romário, Bebeto, Taffarel, Ronaldo. etc. Que ergueu o penta mundial em 58, 62, 70, 94 e 02.A busca pelo hexacampeonato é bastante enfatizada nesse país que se respira futebol.
Vientedos Libertadores : trata-se das conquistas dos times argentinos nas citadas copas, No caso o Independiente em 64, 65, 72,73,74,75 e84; O Boca Juniors em 77, 78, 00, 01,03 e 07 ; Estudiantes 68, 69,70 e 09; O River Plate em 86 e 96 e Racing, Argentinos Juniors e Velez Sarsfield em, respectivamente 67, 85 e 94. Totalizando vinte e duas libertadores de América (portanto acresceu uma conquista).
Vieintecuatro Concacafs (competição envolvendo os campeões nacionais da cofederação da América do Norte, Central e Caribe): Aqui os protagonistas são os valorosos times mexicanos que reinam no continente sendo que em poucas oportunidades perderam o título. Os rivais da Cidade do México América e Cruz Azul são pentacampeões continentais, o primeiro em 77,87. 90, 92 e 06; já o Cruz Azul repetiu o feito em 69, 70,71, 96 e 97. O Pachuca é tri pelas conquistas de 02,07.08 e o Pumas UNAM também tricampeão por causa dos títulos de 80, 82 e 89. Os bicampeões continentais do México são o Toluca (68 e 03) e o Atlante (83 e 09); o campeões em uma única oportunidades são os times do Chivas Guadalajara, Universidad Guadalajara, Necaxa, Puebla e o Atlético Español. Como se percebe pela recontagem agora já são vinte e cinco Concacafs para o México.
Sobre aquele país que termina o comercial e que aponta a miss universo como referencial mundial, vale a ressalva de que os vencedores também são, aqueles que não desistem(No âmbito desta análise na questão futebol).
Parabéns a Brasil, Argentina e México por escreverem belas páginas no futebol mundial e parabéns também aquelas seleções e times que mesmo com tanta dificuldade permanecem vivos sem retroceder.

Muito sucesso e saúde ! Alberto Lima!

domingo, 18 de abril de 2010

Mais uma opinião!!!

Olá a todos:
.
Os estaduais não devem acabar!!! Devem ser melhor organizados, mais curtos e rápidos e por decreto, terem finais, muitas finais: de fase, de turno, semifinais, decisões!!! Os estaduais devem ser disputados em paralelo aos regionais: Nordestão, Norte, Centro-Oeste, Sul e, uma sugestão, a Supercopa do Sudeste.
.
O Brasil é grande demais para ter um só campeonato, um único campeão. O Brasileirão sim, sempre deve ser por “cláusula pétria na constituição" em pontos corridos!!! Copa do Brasil sempre no “mata-mata”!!! Mas, as rivalidades estaduais e regionais devem sempre ser mantidas. Futebol pode ser negócio, investimento e profissionalizado, mas, antes de tudo é rivalidade, paixão e tradição!!! Times pequenos, médios e grandes em seus lugares, por méritos e competência. E dar chance e etapas para quem quer ser grande ir buscar. Então nada melhor que a escada: estadual, regional, brasileiro, libertadores, mundial...
.
Um abraço a todos!!!