sábado, 8 de fevereiro de 2014

COISAS QUE IREI DIZER QUE NÃO PRECISAM MAIS SEREM DITAS, MAS QUE MESMO ASSIM IREI DIZÊ-LAS!!!



OLÁ A TODOS!!!

Nesta semana que passamos, e que se encerra neste fim de semana, tivemos alguns fatos interessantes envolvendo o universo do nosso futebol e outros esportes. Adianto ser uma salada geral. Mas, refleti sobre todas por estes dias. Por isso, serei sucinto, rápido, direto, como dizia um personagem de humor famoso: “vapt-vupt”!!! Vejamos:

1. Bahia fora da Copa do Nordeste: novidade? Não! Se o grande não se faz grande passa a ser menor que todos os menores juntos. Mais uma lição!

2. O Vitória jogou "pro gasto" nessa primeira fase do NORDESTÃO e cumpriu o seu dever parcial: meta de time baiano no NORDESTÃO, pra mim, é, na pior das hipóteses, chegar entre os quatro. Portanto, falta essa fase pro rubro-negro. Vendeta contra o Vozão? Vamos ver...

3. Segunda fase da Copa do Nordeste: 2 pernambucanos, 2 cearenses, 2 alagoanos, 1 potiguar e 1 baiano... o Vitória. A tempos que falo do tamanho do futebol da Bahia. É um pouco maior que este... o que distorceu apenas foi o (BI)vexame do Bahia.

4. O Vitória da Conquista mostrou a regularidade deprimente do “sub-futebol” da Bahia: 1 empate e 5 derrotas. Afora Bahia e Vitória, o futebol da Bahia é medíocre!!! Não possui representante em Série B e C, só tem vagas compulsórias (por enquanto...) em série D e apenas participa da primeira fase do Nordestão. Lamentável...

5. Início de segunda fase do “Baianão”: de bom dessa fórmula, apenas o fato de Bahia e Vitória não jogarem intermináveis rodadas. Regulamento pífio e distorcido, mas, a ideia é garantir os BAVIS.

6. Tabela do BRASILEIRÃO com Fluminense e sem Lusa: podem achar isso ou aquilo, mas, a tabela já saiu. O que me interessa é saber dos nossos daqui: Bahia começa com o Cruzeiro, em casa, e o Vitória pega Inter no Rio Grande do Sul.

7. BRASILEIRÃO ainda: O Vasco está no seu lugar, a Série B. Deveria ser o do “FLUZÃO” também, mas, fizeram um trabalho de português... ai deu no que deu...

8. Corintianos acuados por seus torcedores(?). Muitas vertentes sobre estas histórias, mas, as regalias, demagogias e proteções a este tipo de torcedor é que fizeram esse monstro se criar, em todo Brasil. Foi lá, pode ser cá... se liguem!!!

9.  Na moral, assumindo minha dose de ignorância particular, que todos temos, e com todo respeito: Olimpíada de Inverno não é minha praia. De lá de Sochi eu só queria um gelinho, porque aqui o calor tá de matar!!!

10. Só pra não esquecer: cadê o Leônico? Vem ou não vem? E como vem? Conversa ou verdade? Namoro ou amizade? Com a palavra quem tem palavras a dizer... para mim, caso encerrado!!! Até porque, se o Leônico vir pra cá ou não, o gelo de Sochi não vai aumentar nem derreter!!!

E vem cá: quem sabe onde é Sochi? É só uma pergunta, porque o povo da Rússia também não deve saber onde é Simões Filho... azar o deles, é nossa vingança!!!

Por enquanto são essas ai... vamos ver no que vai dar de agora em diante.

UM ABRAÇO A TODOS!!!

sábado, 1 de fevereiro de 2014

O FUTEBOL E O BOLÃO DA 87.9: QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA...



OLÁ A TODOS!!!

Como a maioria dos homens admito que não sou aficionado de novelas ao ponto de grudar na frente da TV desde o Vale a Pena Ver de Novo da vez até a última cena da dita “novela das 8” que ontem acabou quase meia-noite.

Também como a maioria dos “cabras-machos” falo isso, mas, abro exceções a algumas delas e principalmente no ápice das principais. Até mesmo por isso fiquei ontem até quase as doze badaladas para saber o destino de Félix, Aline, César e Cia. Ponto: não sou muito de novela não! Mas, fico muito preocupado como “anda a vida” de Tufão, Carminha, Zé Navalha e Isabel...

Usei a celebre frase das novelas, a dita “mera coincidência...”, para comparar o nosso fabuloso, emocionante, agregador e cheio de humor BOLÃO com as dinâmicas do futebol e suas peculiaridades. Lembrei de algumas, mas, a criatividade de nossos colaboradores, amigos e ouvintes pode agregar outras. Vejamos:

1. JOGO DURO: Este BOLÃO não tem favorito, comparando o Campeonato Brasileiro. O BOLÃO não tem a cara do Campeonato Baiano, apenas com dois disputando e ultimamente só um ganhando... a tal da “hegemonia” aqui não cola!

2. MUDANÇAS NO G4: Na rodada anterior a última rodada de quarta/quinta o G4 era na ordem: 1) CLARA PUGAS; 2) JEFERSON DOIDINH; 3) GILMAR MARCELINO; 4) HALISON COPQUE. Agora, com o fim das rodadas de janeiro: 1) DENILSON LOPES (o campeão de janeiro!); 2) BRUNO CARDIM; 3º DIEGO OLIVEIRA; 4º GILMAR MARCELINO.

3. OS “CAVALOS PARAGUAIOS”: Na gíria do futebol trata-se do time que começa atropelando todo mundo e depois, em bom “baianês”, “boia”. Todo campeonato tem seu espécime peculiar... no nosso BOLÃO ele atende pelo nome de JAIRO MASCARENHAS!!!

4. A ZONA DE REBAIXAMENTO: A galerinha que gosta de andar lá embaixo... um cara daqui da equipe que gosta muito de andar pela “zona” é o nosso irreverente, Alfredo Neto. Alfredinho, abre o olho que Dona Madalena vai desconfiar de você gostar da andar perto esta região ai...

Vamos seguir com nosso BOLÃO e ver se estas comparações se confirmam ou aparecem outras. Só foi janeiro! Ainda faltam 11 meses! Usando jargões do futebol, encerro dizendo: tem muita bola pra rolar ainda e o jogo só acaba quando termina!!! VAMOS ENTRAR NO BOLÃO GALERA!!!

UM ABRAÇO A TODOS!!!

sábado, 25 de janeiro de 2014

BOLA DE OURO DA FIFA, CAMPEONATO DO NORDESTE E OUTRAS “INJUSTIÇAS”!



Olá a todos!!!


Diz o dito popular que “manda quem pode, obedece quem tem juízo”! Portanto, irei responder através do nosso semanal Panorama da Semana – redundância intencional Professora Telma Assis! – estas duas indagações feitas pelo nosso chefe e líder Jairo Mascarenhas, o maior comunicador de Simões Filho, tanto no tamanho e peso físico, como no tamanho e peso da qualidade profissional.


O amigo Jairo indagou em alguns dos seus Bom Dia Simões Filho as razões sobre duas questões: a primeira, o porque da Bola de Ouro da FIFA só ser dada a jogadores de times europeus, e a outra questão o porque e quais as razões do Campeonato do Nordeste não ser transmitido pelo SPORTV, da GLOBO/SKY. Como provavelmente dizia o famoso Jack de Londres, o estripador, antes de fazer o seu serviço tenebroso, vamos por partes.


O prêmio Bola de Ouro da FIFA que premia os melhores futebolistas da temporada anual nasceu em 1991, muito posterior a um prêmio similar dado pela Revista France Football. O antigo prêmio da revista dava o prêmio exclusivamente aos melhores jogadores europeus. Portanto, até então esta aferição tinha este fator de exclusão. Como dito antes, a partir de 1991 a FIFA criou o prêmio mundial, sendo o meio campista alemão Lothar Matthaus o primeiro vencedor e o nosso Romário, o primeiro não europeu a vencer a competição em 1994.


Resumindo e indo ao ponto da indagação de nosso Jairo, quais as razões que fazem nunca um jogador que atua fora da Europa obter o prêmio. Analiso isso por duas vertentes: uma realista ou positiva e outra da velha contastação do jogo do poder político e econômico do mundo, mundo este que o futebol não vive de fora.


Os melhores jogadores do mundo, os chamados “selecionáveis”, atuam nas melhores equipes da Europa. Na Europa se jogam as melhores ligas nacionais do mundo e se disputa o maior e mais forte campeonato interclubes do mundo: a Liga dos Campeões. Estas ligas passam em todo o mundo, inclusive no Brasil, na China e na Indochina!!! Logo, estes jogadores são mais vistos, idolatrados e avaliados. Somado a tudo isso, são os técnicos e capitães das seleções de todo o mundo, junto a um grupo de jornalistas, que votam nos jogadores, que posteriormente passam por um afunilamento até chegar nos 3 indicados. Por esta linha, apesar da probabilidade de um craque que joga na África, na Arábia ou na Austrália ganhar o prêmio, esta é quase nula pois os melhores estão jogando contra os melhores, e na real, isto se dá na Europa e nas maiores ligas.


Por outro lado, o lado oposto, óbvio que o velho eurocentrismo é forte nesta decisão também. O dinheiro da bola mundial gira no velho continente. Porque então dar um prêmio que vincula muita grana a um jogador que atua num time do Brasil, da Argentina ou do México?  Pra quem acredita em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, isso pode acontecer... Vejam rapidamente o exemplo do nosso craque Neymar: jogava essa mesma bola por aqui no Santos, ou até mais ainda, porém foi só ir para o Barcelona no meio do ano passado e já foi o 5º lugar da lista!!


Pra não estender muito a conversa, pulo e falo agora do Campeonato do Nordeste e a sua não transmissão pela GLOBO/SPORTV/SKY. Os direitos da competição são do ESPORTE INTERATIVO NORDESTE. Portanto, a trinca citada anteriormente ficou de fora do processo. Daí já se imagina o primeiro item da má vontade arguida. Ocorre que a nossa Copa, como sempre, tá chamando atenção pela qualidade e destaque. A GLOBO/SPORTV/SKY “manjando” isso percebeu que se colocar o ESPORTE INTERATIVO NORDESTE na sua grade, o seu canal vai tomar um baque considerável na região. E outra: o efeito a longo prazo disso é ver diminuída a “reserva de mercado” dos grandes times do “sul maravilha” aqui na periferia nordestina, pois com o sucesso e o fortalecimento do NORDESTÃO, em 10, 15 anos, a influência destes times de lá seria diminuída pela afirmação das equipes nordestinas. Aliás, porque vocês acham que se juntaram Ricardo Teixeira e a GLOBO para acabar com o NORDESTÃO em 2003, sendo ajudados por “notáveis” nordestinos? Este prazo de 10, 15 anos seria agora e já teríamos visto os efeitos disso. Não sou afeito a futurologia ou advinhações, mas, imagino que já deveríamos ter uns 3 ou 4 títulos nacionais, pelo menos, de equipes nordestinas de ponta!


O que penso é que a SKY vai incluir o NORDESTÃO, será inevitável. Uma coisa que o capitalista não é mesmo é ser burro!!! Ele pode ser selvagem, centralista e elitista, mas, burro não é nem um pouco!!! Porém, a mesma deve barganhar a transmissão com o ESPORTE INTERATIVO, tal como fez com a FOX SPORTS e a transmissão da Libertadores


Grande Jairo, acho que respondi. Pelo menos, esta é minha resposta e visão. E tem gente que acha que futebol é apenas um jogo com 22 para cada lado, uma bola e disputado em 90 minutos... Mas, estes, com todo respeito a diversidade de opiniões, são aqueles que acreditam no Papai Noel, no Coelhinho da Páscoa e na beleza de Jairo Mascarenhas!!!


Um abraço a todos!!!

sábado, 18 de janeiro de 2014

CAMPEONATO DO NORDESTE: LARGADA DA MARATONA!!!



OLÁ A TODOS!!!

Começou ontem mais um fundamental e redentor Campeonato do Nordeste!!! Quero ainda ver um Nordestão tomando mais conta do cenário, mas, por enquanto, é melhor que nada. Para “os baianos”, a tão charmosa competição começa hoje, com o nosso Vitória “genérico”, o de Conquista, encarando um dos tradicionais favoritos ao título: o Santa Cruz. Amanhã, o Tricolor pega o CSA em Maceió e o Leão recebe o América de Natal no Barradão.

Como já sabido por muitos, os nossos três representantes entram na segunda fase do Baianão, após suas participações na primeira fase do Nordestão. Times em formação, ajustes, contratações, dispensas, janeiro pela metade,  fevereiro já tá na porta... Porém, o negócio é que o tempo passa, jogos também, Copa do Brasil vem, Brasileirão chega e estou curioso com a preparação e expectativas dos nossos times, no caso prático e óbvio Bahia e Vitória.

Não fico em cima do muro nessa conversa não, mesmo não me arvorando a ser adivinho, “Madame Beatriz”, ou “Mãe Qualquer Coisa da Vida”, aliás, para isso, temos representantes mais gabaritados na equipe do Panorama. Também não mudo o viés da análise de acordo ao resultado da rodada ou o placar, positivo ou negativo, do próximo BAVI.
 
Com base no que vimos dos times em 2013 e como estes planejaram seus elencos, largo logo de cara: o Vitória é favorito ao Baiano, em disputa só com o Bahia e também ao Nordestão, aonde incluo como rivais além do Tricolor de Aço, o Sport, o Santa, e por fora, pela força das camisas, Náutico e Ceará. O time manteve a base do elenco, seu técnico experiente e eficiente e é uma força tradicional da região.

O Bahia tenta se remodelar. A seu favor tem um início de 2013 melhor do que 2014, principalmente com a contratação de jogadores mais valorosos e dispensa de velhos entraves. Também sempre a favor do Bahia tem a força enorme de sua torcida, apesar de, chavão do futebol, “torcida não ganha jogo”..., mas que ajuda muito, sim, ajuda.

Não irei colocar aqui agora o que acho dos dois para Copa do Brasil e Brasileirão ou até mesmo participação relativa na Sul-Americana. Tá cedo e a gente gastaria argumentos para nossas discussões de segunda, quinta e sábado. Cartas na manga!!! Mas, finalizo chamando atenção para um detalhe: Bahia e Vitória precisam estar preparados para a maratona de jogos em 2014. Contando as competições dos dois neste ano atípico de Copa do Mundo, no qual se “joga fora” praticamente o mês de junho e um pouco mais, o mínimo de jogos possíveis das equipes é de 56 jogos e no máximo “estourantes” 86 partidas. Brabo o negócio!!!

E aí: nossos times estão preparados para essa maratona?

Um abraço a todos!!!

sábado, 11 de janeiro de 2014

RECOMEÇO!!!



Olá a todos!!!

E começou de novo mais um ano! Mais jogos, mais campeonatos, derrotas e vitórias, títulos e revezes, alegrias e crises negativas!!! Este é ciclo da bola... Nós aqui do Panorama dos Esportes também estamos recomeçando para ver no que vai dar... E o que vai dar é movimento, que no final, é o que vale!!!

Ano especial, com Copa do Mundo nas nossas barbas, e pras nossas contas: alegria com efeitos colaterais...

Mas, de bate-pronto, falarei rapidamente sobre o nosso tradicional e querido, mas, maltratado e mal valorizado Campeonato Baiano. Tem baiano que não sabe, mas, o nosso campeonato é a segunda competição mais antiga do país, perdendo em antiguidade apenas pro Campeonato Paulista.

Defendo os estaduais, mas, entendo que os mesmos deveriam passar por uma “reengenharia”, serem remodelados. Aliás, a nova cara dos estaduais, penso, seria uma etapa dentro da grande reforma no calendário do futebol brasileiro. Por exemplo, entendo que os mesmos deveriam ser encerrados no fechamento da temporada, de novembro pra dezembro, com o campeonato brasileiro sendo disputado primeiro.
Aliás, para as nossas equipes e as demais nordestinas, os estaduais são a razão da nossa existência. Esse Brasil é muito grande e diverso para ser entendido por uma única lógica e empurrado o argumento em nossas cabeças que os campeonatos estaduais devem acabar.

Começou mais um Baianão na última quarta-feira. Segue-se nesse fim de semana. Bahia e Vitória entram depois. Melhor do que nada. Não gosto muito desse fórmula que se repete, mas, ao menos, é melhor do que a enfadonha e gigantesca anterior. No fundo, acredito que o foco não deveria nem ser na fórmula, e sim nos investimentos e desenvolvimento das demais equipes, além da óbvia e justificável polaridade do BAVI.
Fortalecendo o futebol do interior, com Conquista e Serrano fortes, os times de Juazeiro, a volta com valor de uma Catuense, mais no futuro com o retorno dos tradicionais Fluminense de Feira e Atlético de Alagoinhas, com a ascensão e ressurgimentos de Galícia, Botafogo e, futuramente, Ypiranga, penso que teríamos um futebol mais forte e motivado.

Ações podem advir para fomentar isso. Cabe a FBF o papel principal. A mídia e aos investidores também. Os dirigentes precisam melhorar, talvez mais até que os jogadores. Os dois maiores times teriam papel decisivo nessa mudança. Mas, muita coisa tem que mudar... Ou métodos, ou pessoas...

Em outro momento, outras histórias. Por enquanto, digo e fico feliz pelo retorno do nosso “velhinho” nascido em 1905: o nosso charmoso, apesar de tudo, CAMPEONATO BAIANO!!!

Um abraço a todos!!!