sábado, 4 de fevereiro de 2012

A dinâmica do futebol: idas e vindas, altos e baixos, alegrias e tristezas.

Olá a todos!!!


O esporte em geral nos mostra nuances interessantes. No caso específico, o futebol. A cada dia, a cada giro da bola, as coisas mudam. Humores e rumores.


Seguindo a ordem que dei ao título deste comentário falarei primeiro da rumorosa saída de Joel Santana do Bahia. Para mim, algo altamente normal na realidade do futebol business do fim do século XX, começo do século XXI. Daí as tais idas e vindas do futebol. Joel mesmo, se não estou enganado, fez agora a sua 3ª atuação no Bahia. No Flamengo mesmo, para onde o citado vai, eu já perdi as contas de quantas vezes o “papai” já empunhou a sua famosa e marqueteira prancheta. Como diz um trecho de uma música que eu gosto muito: “Gente vem, gente vai...”. Sai Joel, entra outro, e o Bahia, que é o maior que todos – Joel, presidente, crônica e etc. – permanece e segue. E gira a bola do jogo da bola.


A outra nuance do meu comentário é como o futebol é sazonal e pendular. Alguns dias atrás o Bahia estava em baixa e o Vitória ostentava uma “bela” campanha, invicto (aliás, ainda encontra-se) e forte. Pois bem, duas rodadas e os atos desta peça começam a modificar-se conjunturalmente: o Bahia agora vem de 3 vitórias seguidas (suadas, mas, vitórias...) e o rubro-negro atrapalhou-se no caminho. Eu mesmo não achei que o Leão da Barra iria engasgar-se com o Itabuna em pleno Barradão, mas, este senhor chamado Futebol apesar de velho ainda prega suas peraltices. Para mim tudo ainda é cedo. Quem está bem, quem está mal e por aí vai. Acho que o pós BAVI vai nos dar um parâmetro melhor no horizonte de um e de outro. A máxima que o ano na Bahia começa depois do carnaval este ano para mim será bem aplicado aos nossos dois maiores times no que tange suas perspectivas a curto, médio e longo prazo na temporada.


Finalizando, as alegrias e tristezas aparecem normalmente na dinâmica do futebol. Não existe campeonato em que todo mundo é campeão e fica feliz. Aqui na Bahia já se conseguiu dar um título a dois “campeões”, porém, o que seria uma alegria dupla, na real, ficou como uma vergonha coletiva. Alguém lembra disso? Dou um suco de laranja para quem lembrar primeiro...

Pois meus caros companheiros, como já falei e escrevi algumas vezes, tenho 39 anos de vida e de futebol acredito que tenho este número e mais os 9 meses na barriga de minha amada mãe. Mas, como diziam os antigos e ainda alguns dizem, “desde que me dou por gente”, e minha memória resgata estes momentos de gente de uns 6, 7, 8 anos de idade vejo que o futebol é assim. É jogador que está aqui, amanhã tá acolá; técnico idem. Obviamente o futebol negócio do início dos “XXI” acelerou as coisas: já vimos até presidente de time virar dirigente de rival mortal. Outrora rivais de uma laranjada indigesta e amarga, viraram parceiros e “compañeros” de uma gostosa limonada de conveniências. Quês conveniências? Econômicas é claro, meus caros.


Um abraço a todos!!!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Campeonato baiano: turbinas aquecendo!!!

Olá a todos!!!

Já se vão três rodadas do campeonato baiano 2012. Mais ou menos 15% da fase de classificação já foram vencidas. Alguns acham pouco, dizem “está cedo”, “é só o começo”, entre outras ponderações. Porém lembro sempre que um campeonato em que a regularidade é o determinante a classificação, vacilar no início pode ser preocupante e irreversível.

Os dois “carros-chefe” do futebol baiano iniciam a temporada cada um ao seu modelo e demonstrando seus momentos.

O Vitória inicia na sua forma padrão: ainda sem a forma física e ajuste tático alto, faz valer a sua qualidade técnica e tradição e impõe aos adversários sua força. No jargão do “futebolês”: faz valer a camisa!!!

O Bahia, já faz alguns campeonatos, também inicia da sua forma padrão: vacilando, perdendo pontos, colocando culpa na falta de forma e desentrosamento(?) e perdendo estes pontos e jogos importantes que fatalmente farão falta na hora decisiva do campeonato. Joel Santana e direção: hora de abrir os olhos!!!

Amanhã avançaremos mais uma rodada, no caso, a quarta rodada. O Vitória pega o Itabuna em casa. Futebol é futebol mas penso que o rubro-negro não aplica menos de três no Barradão amanhã: o Leão amanhã devora mais um.

Em Conquista, o Bahia vai encarar o Serrano. Não pelo adversário, mas, muito mais pelo momento irregular e de indefinição do tricolor, acredito em um jogo duro na grande cidade do sudoeste. Usarei de outro jargão do futebolês para ilustrar meu pensamento sobre o jogo do “Esquadrão de Aço” amanhã: “futebol tem três resultados”!!!

Sobre os outros times, esperarei adensar o campeonato para distinguir os “cavalos paraguaios” dos aspirantes a “puro-sangue”. Continuo apostando nos dois de Feira – Fluminense e Bahia – e esperando uma recuperação do Vitória da Conquista. Vamos aquecer as turbinas do Baianão!!!

Um abraço a todos!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

A nova Copa São Paulo de Juniores

Olá a todos!!!

Chega a sua fase semifinal mais uma edição (43ª) da tradicional Copa São Paulo de Juniores. Neste ano, ainda disputarão o título Corinthians, Atlético Paranaense, Fluminense e Coritiba. Mais uma vez, os “nossos” baianos ficam no caminho: São Francisco, logo no início; o Bahia em seguida; o Vitória, um pouco depois. Pois bem...

Mas o teor deste comentário é outro. A tradicional “copinha” é organizada pela Federação Paulista de Futebol – FPF – e não a CBF como pensam muitos. A copa já foi sub-20, mas, hoje é limitada a categoria sub-18, ou seja, garotos ainda na idade limite de 17 anos é que disputam a competição.

Se for levada em conta as revelações de promessas aos times, esta nova faixa etária é coerente. Também a favor e contribuinte a esta alteração foi a instituição pela CBF do Campeonato Brasileiro sub-20. Particularmente eu preferiria que a categoria da copa fosse também sub-20, podendo o campeonato brasileiro ser disputado em outra época, no meio do ano por exemplo.

Com base nas informações anteriores faço a observação que não é de forma imediata e direta a ligação da categoria atual aos elencos profissionais, como na outrora faixa sub-20. O jogador que sai da atual “copinha”, caso vá para o elenco profissional de sua equipe ou de outra, estará “queimando” uma etapa na sua formação como atleta. Claro, sendo um “fora de série”, isto é aceitável. Argumento isto porque escuto profissionais da imprensa, torcedores e outros aficionados ao futebol sempre evocarem que “este ou aquele” jogador deve ir para os elencos profissionais, principalmente dos nossos maiores times da Bahia: Bahia e Vitória. AS vezes esquecem que a “ligação direta” não existe mais com a categoria profissional. E falar de Pelé, Neymar, Kaká, Ganso, Robinho, Diego, entre outros, é anacrônico e simplista. Qual a razão? Simplesmente, estamos falando de exceções...

Até mais e também até ao próximo papo e debate sobre as coisas do futebol e do esporte.

Um abraço a todos!!!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Campeonato Baiano: virtudes e críticas!!!

Olá a todos!!!


Vai começar mais um campeonato baiano de futebol. De antemão, adianto que não tenho a visão elitista/capitalista que prega o fim dos campeonatos estaduais. Futebol é tradição e história!!! Porém, não é imobilismo. Assim como a bola do “jogo da bola”, o mundo, gira!


Colocarei 5 pontos que entendo como positivos aos campeonatos estaduais, e lógico, ao nosso BAIANÃO. Em seguida, elencarei mais alguns – outros 5 – que assertivo como retrocessos, atrasos.


Virtudes:
1 – O campeonato baiano renova e preserva a rivalidade (que deve ser sadia).
2 – O Baianão é o segundo campeonato mais velho do país, só perde para o paulistão.
3 – Revela novos talentos e profissionais: jogadores, técnicos, auxiliares.
4 – Possui identidade com a nossa cultura, integra e liga nossa terra.
5 – Gera recursos e empregos para uma gama enorme de pessoas.

Críticas:
1 – Possui muitos times, em relação ao nível técnico baixo: 12 times, muito; 10 times, razoável; 8 times, ideal.
2 – Tem que ser mais rápido, curto e decisivo. A fórmula desse ano é melhor que a anterior, porém, enfadonha. Porque não, dividir em dois turnos?
3 – Deveria dar mais espaço ao Campeonato do Nordeste. Ser utilizado como acesso.
4 – Falta competitividade.
5 – Baixa qualidade técnica de alguns times, campos ruins e pouca motivação.

No final, se me perguntarem como faria o campeonato baiano ou até mesmo se o faria, eu digo que o mesmo deve ser mantido pela sua tradição. Porém, deveria ser reduzido, com menos jogos e times; contar com equipes mais qualificadas para fazerem frente a Bahia e a Vitória e pelo menos na sua primeira fase ser um torneio alternativo ao Campeonato do Nordeste.

Penso que assim, este teria o seu melhor lugar.


Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Início de temporada no Panorama!

Olá a todos!

Começa 2012 e renovam-se as esperanças e expectativas de todos. No esporte não é diferente. Isso que discutimos na 87.9 no sábado passado: esporte amador de Simões Filho; Bahia e Vitória e as competições do calendário deste ano - estaduais, regionais, nacionais e internacionais.


Expectativas, muitas expectativas...


Um abraço a todos!!!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Mundial de Clubes e outras coisas...

Passa-se mais um mundial de clubes da FIFA e começam as polêmicas e as intermináveis teses de que "este mundial não representa a qualidade do futebol mundial", ou de "que deveriam participar uma boa parte dos grandes da europa", entre outras possibilidades. Não concordo! Sou a favor da Copa do Mundo de Clubes sim. Penso que um ajuste no formato, por exemplo, aumentando para oito clubes, sendo os 6 campeões continentais + os dois finalistas do ano anterior (no caso, em 2012 teríamos de volta Barcelona e Santos), qualificaria mais o torneio.


Respeito as opiniões contrárias e os argumentos sobre o poder da FIFA e o uso político de algumas competições, mas, pensar um campeonato mundial de clubes com apenas clubes da Europa e da América do Sul é ser elitista, é privilegiar o capital acima de tudo. Futebol é só capital? Com este pensamento, a Copa do Mundo talvez nem tivesse sido criada e como foi pensada por muito tempo só seria disputada na Europa... o que aconteceria com o desenvolvimento do próprio futebol sul-americano? Será que o futebol na África, na Ásia, na Oceânia não tem o direito a se desenvolverem? O terceiro mundo da bola tem que repetir a história e ser apenas a periferia do futebol, eterno fornecedor de mão-de-obra para os “patrões” da velha Europa, aliás, que está indo pra bancarrota...


Finalizando, sugiro a alguns a leitura imperdível do livro “Futebol: de Sol a Sombra”, de Eduardo Galeano. Futebol é negócio, sei disso, mas, transcende e transpira muito mais que isso!!!


Um abraço a todos!!!


P.S.: Em breve trarei minha opinião sobre a decisão do mundial de clubes de 2011.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Ano Novo, Cara Nova!!!

Olá a todos!!!
.
Ficamos muito tempo ausentes. As coisas da vida tomam o nosso tempo. Nesse período não fiquei parado para as coisas do esporte. Porém, o tempo é pouco.
.
Aproveito esse momento de fim de ano, apesar de ser ainda 18 de dezembro, e adianto uma renovação no espaço. Irei agregar o nosso blog ao programa Panorama dos Esportes da rádio Simões Filho FM - 87.9 - ao qual participei este ano como colaborador e ano que vem estarei integrando com frequência a equipe espetacular da rádio.
.
Então, nada melhor que agregar este espaço ao que vai ser discutido e apresentado pelas ondas sonoras de frequência modulada. Acho que vai ser mais legal e dinâmico. Uma forma interessante de interação e informação.
.
2012 vem ai e tanto o programa como esse espaço vão ser profícuos nas discussões sobre qualquer esporte. Adianto que mesmo agora em dezembro já adiantarei algumas discussões e análises.
.
Um abraço a todos!!!